Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como eu fazer aterramento apenas em uma tomada da minha casa?


Posts recomendados

tem, aqui na minha casa o aterramento só é pra tomada do pc..

 

ate porque quem quer fazer aterramento na casa toda ja tem q instalar mais de uma vara, as vezes o sistema de aterramento é diferente, etc..

 

mas pra 1 tomada, 1 varão já serve.. e fio.. puxa o fio pra dentro de casa e coloca na tomada.. simples

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Beatriz.V disse:

@rodrigo.dcvieira E isso é simples de fazer? Tipo qualquer eletricista já faz de boa? 

Obs.: Que coincidência, todos de PE hahahahhahah

 

se a pessoa tiver algum conhecimento, pode ela mesmo fazer.. caso contrario, um eletricista é o indicado pra fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beatriz.V @Anthony Fernando

 

Fácil, fácil ...

 

E de um jeito bem prático ...

 

Comprem uma vara cobreada própria para aterramento residencial em lojinha de ferragens e um conector dela pra prender o fio de cobre verde.

 

Depois cavem um buraco na terra ao lado da casa ou dentro do próprio quarto até um metro ou mais um pouco e finquem essa vara cobreada até deixar uma ponta dela pra prender o fio verde que pode ficar dentro de uma caixinha plástica no chão para melhor acabamento.

 

Depois testem a eficácia do aterramento ligando um simples ventilador em um dos fios que tem corrente da rede elétrica e o outro verde desse aterramento. se o ventilador funcionar normal é porque está bom o aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Anthony Fernando disse:

@Henrique - RJ A vara tem que ser totalmente cobreada ou pode ser uma barra de ferro mesmo?

Sobre o fio, pode ser qualquer fio ou só o de cor verde?

 

Pode ser de ferro mesmo mas tem que ser comprida de 1,5 ou 2 metros. De qualquer jeito não há garantia que fique bom pois depende do solo que, se ruim para esse fim, então teria que ser preparado usando-se alguns produtos pelo que andei lendo faz tempo.

 

A cor verde é para tentar seguir o padrão usado em aterramento pois facilita na hora de se fazer alguma manutenção por qualquer profissional que a identifica de cara. Em casas muito antigas como a minha as cores usadas são diferentes e nem se tem aterramento, minha família é que teve que fazer um e ficou bom.

 

O que estou te passando são procedimentos bem práticos que funcionam mas lembrando que não sou profissional da área que para se ter um bom tem que se pagar bem caro e se achar na região ou seja, fora da realidade brasileira de submundo mas tem piores admitamos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...