Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acc. Tenho a mesma duvida. 

Tenho um problema com o microfone dos meus headsets queimarem SEMPRE, me falaram que é por conta de não ter aterramento, como pretendo comprar um fone mais robusto quero me proteger.

Postado

tem, aqui na minha casa o aterramento só é pra tomada do pc..

ate porque quem quer fazer aterramento na casa toda ja tem q instalar mais de uma vara, as vezes o sistema de aterramento é diferente, etc..

mas pra 1 tomada, 1 varão já serve.. e fio.. puxa o fio pra dentro de casa e coloca na tomada.. simples

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

A NBR 5410 que dita as normas de instalações elétricas de baixa tensão tem um capítulo sobre o aterramento. O ideal é que o eletricista que vá fazer o aterramento esteja familiarizado com esse documento.

• Curtir 2
Postado

@Beatriz.V @Anthony Fernando

Fácil, fácil ...

E de um jeito bem prático ...

Comprem uma vara cobreada própria para aterramento residencial em lojinha de ferragens e um conector dela pra prender o fio de cobre verde.

Depois cavem um buraco na terra ao lado da casa ou dentro do próprio quarto até um metro ou mais um pouco e finquem essa vara cobreada até deixar uma ponta dela pra prender o fio verde que pode ficar dentro de uma caixinha plástica no chão para melhor acabamento.

Depois testem a eficácia do aterramento ligando um simples ventilador em um dos fios que tem corrente da rede elétrica e o outro verde desse aterramento. se o ventilador funcionar normal é porque está bom o aterramento.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Anthony Fernando disse:

@Henrique - RJ A vara tem que ser totalmente cobreada ou pode ser uma barra de ferro mesmo?

Sobre o fio, pode ser qualquer fio ou só o de cor verde?

Pode ser de ferro mesmo mas tem que ser comprida de 1,5 ou 2 metros. De qualquer jeito não há garantia que fique bom pois depende do solo que, se ruim para esse fim, então teria que ser preparado usando-se alguns produtos pelo que andei lendo faz tempo.

A cor verde é para tentar seguir o padrão usado em aterramento pois facilita na hora de se fazer alguma manutenção por qualquer profissional que a identifica de cara. Em casas muito antigas como a minha as cores usadas são diferentes e nem se tem aterramento, minha família é que teve que fazer um e ficou bom.

O que estou te passando são procedimentos bem práticos que funcionam mas lembrando que não sou profissional da área que para se ter um bom tem que se pagar bem caro e se achar na região ou seja, fora da realidade brasileira de submundo mas tem piores admitamos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!