Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação entre ESP01 ou NodeMCU


Posts recomendados

Ola, estou tendo  problemas para fazer o seguinte projeto:
Quero que um esp01 se comunique como outro esp01 ou seja, quando eu apertasse um botao em um esp01, ativaria o rele do outro esp01 e quando eu soltasse o botão ,o rele do outro esp01 ficaria desativado e vice versa. Cada ESP01 terá um rele e um botao controlando o rele do outro!! será possivel?
grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 06/06/2019 às 20:57, aphawk disse:

@CLAUDIOCRC ,

 

Sim, é possível.

 

Experimente o ESP8266 Basic !

https://www.esp8266basic.com

 

Paulo

Boa tarde!

Estou meio perdido, pois esta é a primeira vez que escrevo aqui, e gostaria de saber ser é possível conectar vários PIC16F628A (por exemplo) via TX e RX usando em cada PIC um módulo ESP-01. Mas sabendo que haverá 01 PIC com ESP-01 como SERVIDOR e vários PIC com ESP-01 como clientes.
O funcionamento seria da seguinte forma: O PIC servidor envia via REDE WIFI uma requisição de informações, tipo #LERMEM para o endereço 192.168.0.X, e o PIC do endereço 192.168.0.X retorna as informações.
MEM//
/11:10:28:09:17__1t_065_1u_062_\
/11:10:28:10:42__1t_068_1u_062_\
/11:10:28:13:36__1t_072_1u_062_\
/11:10:28:14:05__1t_084_1u_076_\
/11:10:28:14:35__1t_090_1u_083_\
/11:10:28:15:05__1t_090_1u_085_\
/11:10:28:15:35__1t_092_1u_088_\
MEM\\

Observações:
_O servidor também pode ser um aplicativo em Delphi.
_Sei que deve ser complicado, e por este motivo escrevo aqui, mas se eu consegui criar esta central ficarei muito grato pela ajuda.

Grato, Odair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Odair S.R. ,

 

Bem vindo ao Fórum.

Sim, é possível, mas terá de programar os ESP-01 além dos Pics.... e acho que complica bastante pois são ambientes de programação bem diferentes.

Eu usaria uma solução de custo bem parecido mas que permite usar um só ambiente de programação :

Esp-8266 e processadores Atmega ou Attiny, assim você pode usar o ambiente do Arduíno-IDE para programar os dois sistemas.

Os ESP-01 são muito semelhantes aos ESP-8266, talvez você consiga programar eles na Ide do Arduíno.

Enfim, vai ter bastante diversão hehehe !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, aphawk disse:

@Odair S.R. ,

 

Bem vindo ao Fórum.

Sim, é possível, mas terá de programar os ESP-01 além dos Pics.... e acho que complica bastante pois são ambientes de programação bem diferentes.

Eu usaria uma solução de custo bem parecido mas que permite usar um só ambiente de programação :

Esp-8266 e processadores Atmega ou Attiny, assim você pode usar o ambiente do Arduíno-IDE para programar os dois sistemas.

Os ESP-01 são muito semelhantes aos ESP-8266, talvez você consiga programar eles na Ide do Arduíno.

Enfim, vai ter bastante diversão hehehe !

 

Paulo

Bom dia!

Eu programo PIC em Assembly desde 2004 e C da CCS, mas apenas algumas rotinas para colocar dentro do Assembly, tipo eu compilo em CCS, descompilo, retiro as rotinas que necessito e coloco dentro dos meus programas em Assembly.

O meu problema é que não entendo muito de redes e ainda não entendi o funcionamento do ESP-01, tipo que comando AT tenho que enviar e para que serve cada um deles, desta maneira:

Envia_comando ("AT+CIPMUX=1\r\n",'J');

Sou do tempo que tínhamos que saber como tudo funciona, para montar algum circuito, ou seja, tinha que entender de lógica!

Tenho alguns circuitos que estão funcionando já faz algum tempo e agora gostaria de retirar o Bluethoth e colocar WIFI.

Se alguém conseguir me ajudar a entender estas programações, posso publicar aqui os resultados do que aprendi, ou posso dar uma ajuda financeira (que sei que não é o escopo deste fórum), mas estou realmente precisando aprender sobre ESP-01, por uma questão profissional mesmo, estão me cobrando este “salto” tecnológico, mas me parece mais difícil que Aprender PIC em Assembly!

Grato, Odair

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço o esp01 nem o 8286 mas já fiz um pisca led com o esp32 e de fato é bem simples. O ambiente arduíno é bem quase igual ao ccs. Sugiro passar os olhos por ele. E nem se preocupe com os comandos at pois o compilador se vira.

20 minutos atrás, Odair S.R. disse:

tempo que tínhamos que saber como tudo funciona, para montar algum circuito, ou seja, tinha que entender de lógica

Isso é coisa do passado literalmente. Atualmente você precisa saber apenas aquilo que precisa saber... mas me incomoda quando neguinho de 12 anos faz led piscar mais rápido que eu!! kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não conheço o esp01 nem o 8286 mas já fiz um pisca led com o esp32 e de fato é bem simples. O ambiente arduíno é bem quase igual ao ccs. Sugiro passar os olhos por ele. E nem se preocupe com os comandos at pois o compilador se vira.

Isso é coisa do passado literalmente. Atualmente você precisa saber apenas aquilo que precisa saber... mas me incomoda quando neguinho de 12 anos faz led piscar mais rápido que eu!! kk

Bom dia!

Concordo contigo, chega a dar raiva dos pirralhos! Risos!!!

Obs.: Estou ficando velho, e agora! Risos!!!

Grato, Odair

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Odair S.R. ,

 

Nao se preocupe , meu amigo, aqui temos alguns idosos kkkkkk

Eu cheguei a trabalhar com rede Novell token-ring .... depois toca a aprender que raio que era Jamming .... e cá estou eu , programando em Basic e Assembler porque não consigo entender C ....

 

Uma solução que eu acho que vale a pena você dar uma lida é o Esp8266 Basic :

http://www.esp8266basic.com
 

Muito fácil de usar , com ou sem outro microcontrolador, afinal ele é bem poderoso.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, aphawk disse:

@Odair S.R. ,

 

Nao se preocupe , meu amigo, aqui temos alguns idosos kkkkkk

Eu cheguei a trabalhar com rede Novell token-ring .... depois toca a aprender que raio que era Jamming .... e cá estou eu , programando em Basic e Assembler porque não consigo entender C ....

 

Uma solução que eu acho que vale a pena você dar uma lida é o Esp8266 Basic :

http://www.esp8266basic.com
 

Muito fácil de usar , com ou sem outro microcontrolador, afinal ele é bem poderoso.

 

Paulo

 

Bom dia!

Programa Assembler para que?

Vou dar uma olhada no que o colega me enviou!
Grato, Odair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Odair S.R. ,

 

Hoje só para a linha Avr, que são os Atmegas e os Attinys. Mas faço muito pouca coisa porque o compilador que uso em Basic, o Bascom, é fantástico, trata todo o hardware, inicialização dos periféricos, interrupções, então ASM só quando preciso mesmo tirar leite de pedra...
 

Já programei o 8080, 8085, 8086, 8088, Z-80, Nec V-20, 6502.... chega né ...


Se cadastre no Fórum do ESP8266 Basic, tem muiiitos projetos legais , com exemplos de monte.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

@Odair S.R. ,

 

Hoje só para a linha Avr, que são os Atmegas e os Attinys. Mas faço muito pouca coisa porque o compilador que uso em Basic, o Bascom, é fantástico, trata todo o hardware, inicialização dos periféricos, interrupções, então ASM só quando preciso mesmo tirar leite de pedra...
 

Já programei o 8080, 8085, 8086, 8088, Z-80, Nec V-20, 6502.... chega né ...


Se cadastre no Fórum do ESP8266 Basic, tem muiiitos projetos legais , com exemplos de monte.

 

Paulo

Boa noite!
O colega já é bem "usado" profissionalmente! Risos!!!
Vou dar uma boa olhada noESP8266 Basic sim!

Obrigado!

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@aphawk

Paulo, coloquei na busca o Forum sugerido e veio vários, até do Github. Passa o link.

Por falar em link este aqui

http://www.esp8266basic.com

O meu Firefox bloqueou por segurança. Já não tenho mais paciência para formatar PC e resolvi não arriscar.

Boa noite!

Vou dar uma olhada sim!

Grato, Odair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!