Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulho no fan ou radiador masterliquid 120


Posts recomendados

Bom dia, ontem recebi o masterliquid 120 RGB e fiz a instalação seguindo todos os passos do manual, porém apos ligar para fazer o teste o fan do radiador esta fazendo um barulho muito chato, sim não é barulho da bomba e sim do fan, conferi todos os parafusos então não me parece ser por vibração, mas sim pela rotação, e parece também que o fan ao ligar esta variando sua velocidade, o que também achei estranho.

 

Outra coisa é que o RGB nem se quer ligou, já deveria acender alguma luz apenas ao ligar correto? Sem precisar baixar um software como RGB control ou aura.

 

Monitorando também pelo hwmonitor vi que o "power" esta oscilando muito, gostaria de saber se é normal também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ramon Assis Bom dia

 

A fan do meu EVGA CLC 120 também faz um barulho chato quando passa de 1600 RPM, na bios eu setei para rodar em 1300 RPM até 55ºC passou desse valor ele começa a aumentar gradativamente.

E sobre o RGB você ligou o cabo na sua placa-mãe.

O meu WC seu RGB é controlado via USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Ramon Assis Bom dia

 

A fan do meu EVGA CLC 120 também faz um barulho chato quando passa de 1600 RPM, na bios eu setei para rodar em 1300 RPM até 55ºC passou desse valor ele começa a aumentar gradativamente.

E sobre o RGB você ligou o cabo na sua placa-mãe.

O meu WC seu RGB é controlado via USB.

 É tranquilo fazer essa alteraçao de velocidade ou tem alguns tutoriais na net para fazer?

 

O rgb passa por um dispositivo da coolermaster mesmo com 3 saidas com o controle e liga direto na fonte, nao é na placa-mãe.

Outra coisa é em relação aos conectores, vi gente falando que a bomba liga no cpu fan e o fan no system fan, mas também vi gente falando ao contrario.

Em relaçao ao power variando pelo app acha que é normal? Lembrando que é o do cpufan onde esta ligado a bomba.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a placa-mãe e o processador?
O wc está instalado em que local do gabinete (traseira, frente, topo)? 

 

Se puder, poste também o print do HwMonitor, acho que ficaria mais fácil para analisar.

 

Ligue a fan de 4-pinos do wc preferencialmente no cpu fan.
A rotação da fan irá variar conforme for a temperatura do cpu e o controle será feito por PWM.

 

Já a bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que funcione com o controle de rotação desativado.
Assim ligue a bomba no sys fan e se houver opção na bios, desligue o controle de rotação desse conector.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2019 às 09:06, Edvaldo J. Frederico disse:

@Ramon Assis Bom dia

 

A fan do meu EVGA CLC 120 também faz um barulho chato quando passa de 1600 RPM, na bios eu setei para rodar em 1300 RPM até 55ºC passou desse valor ele começa a aumentar gradativamente.

E sobre o RGB você ligou o cabo na sua placa-mãe.

O meu WC seu RGB é controlado via USB.

 

Em 15/06/2019 às 00:39, EdsonSM disse:

Qual é a placa-mãe e o processador?
O wc está instalado em que local do gabinete (traseira, frente, topo)? 

 

Se puder, poste também o print do HwMonitor, acho que ficaria mais fácil para analisar.

 

Ligue a fan de 4-pinos do wc preferencialmente no cpu fan.
A rotação da fan irá variar conforme for a temperatura do cpu e o controle será feito por PWM.

 

Já a bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que funcione com o controle de rotação desativado.
Assim ligue a bomba no sys fan e se houver opção na bios, desligue o controle de rotação desse conector.

Problema resolvido pessoal, Obrigado pela ajuda.

Era um fio da parte de tras do fan que estava mao encaixado e fazendo o barulho. Fiz o topico e fiquei preocupado por que tive problemas antes com a cooler master.

 

Se manjarem um pouco de energia, estou com um problema gerado pelo water cooler antes de vazamento, que o pc esta com problemas para ligar, se puderem e conseguirem dar uma ajuda, eu agradeço.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1379090-pc-nao-liga-ou-da-partida-e-desliga-liga-somente-trocando-a-tomada/?tab=comments#comment-7494254

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/06/2019 às 11:30, Ramon Assis disse:

 É tranquilo fazer essa alteraçao de velocidade ou tem alguns tutoriais na net para fazer?

 

O rgb passa por um dispositivo da coolermaster mesmo com 3 saidas com o controle e liga direto na fonte, nao é na placa-mãe.

Outra coisa é em relação aos conectores, vi gente falando que a bomba liga no cpu fan e o fan no system fan, mas também vi gente falando ao contrario.

Em relação ao power variando pelo app acha que é normal? Lembrando que é o do cpufan onde esta ligado a bomba.

Bom dia

 

A bomba do meu WC possui conector de 3 pinos na entrada e duas saídas de 4 pinos (para ligar duas fans).

velocidade_02.jpg

velocidade_01.jpg

E eu liguei a bomba do WC no SYS FAN e a fan do WC diretamente no CPU FAN.

Eu fiz isso porque eu quero que a placa-mãe controle a rotação da fan.

Os 4 pinos tem um proposito de ter, pino 1 Terra "Preto", pino 2 +12 V "Vermelho ou amarelo", pino 3 Sensor da velocidade de rotação da ventoinha "Amarelo, branco ou verde", pino 4 Controle PWM "Azul".

Então é o ultimo pino que controla a rotação da fan, e isso é uma característica da bios da minha placa-mãe, e isso varia de placa para placa, e consequentemente de bios para bios. 

Eu poderia ligar a fan diretamente na bomba do WC, ai o bomba que vai controlar a rotação de acordo com a temperatura.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2019 às 00:39, EdsonSM disse:

Qual é a placa-mãe e o processador?
O wc está instalado em que local do gabinete (traseira, frente, topo)? 

 

Se puder, poste também o print do HwMonitor, acho que ficaria mais fácil para analisar.

 

Ligue a fan de 4-pinos do wc preferencialmente no cpu fan.
A rotação da fan irá variar conforme for a temperatura do cpu e o controle será feito por PWM.

 

Já a bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que funcione com o controle de rotação desativado.
Assim ligue a bomba no sys fan e se houver opção na bios, desligue o controle de rotação desse conector.

 

Em 17/06/2019 às 15:15, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

 

A bomba do meu WC possui conector de 3 pinos na entrada e duas saídas de 4 pinos (para ligar duas fans).

velocidade_02.jpg

velocidade_01.jpg

E eu liguei a bomba do WC no SYS FAN e a fan do WC diretamente no CPU FAN.

Eu fiz isso porque eu quero que a placa-mãe controle a rotação da fan.

Os 4 pinos tem um proposito de ter, pino 1 Terra "Preto", pino 2 +12 V "Vermelho ou amarelo", pino 3 Sensor da velocidade de rotação da ventoinha "Amarelo, branco ou verde", pino 4 Controle PWM "Azul".

Então é o ultimo pino que controla a rotação da fan, e isso é uma característica da bios da minha placa-mãe, e isso varia de placa para placa, e consequentemente de bios para bios. 

Eu poderia ligar a fan diretamente na bomba do WC, ai o bomba que vai controlar a rotação de acordo com a temperatura.

 

 Muito obrigado pela ajuda galera.

Se tiverem mais um tempinho, estou com um problema a principio relacionado a fonte, basicamente o pc nao liga ou da partida e desliga, mas agora parece ser relacionado a rede eletrica ja que com um tecnico amigo meu testou em sua casa e funcionou normalmente.

Se puderem dar uma lida no topico abaixo vai me ajudar muito, mais uma vez obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...