Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera pra que serve aquele dissipador termico da placa-mãe?  Aquela pedaço de metal na parte de baixo sem ser em cima dos vrm

images.jpeg

Postado

@Yago alencar Isso não é de metal...é de alumínio. E como voce mesmo disse é um dissipador térmico de alumínio, que tem a função de resfriar a temperatura do "chipsed" que é mais conhecido. O nome do chip é Ponte Norte, ai é o hardware responsável para enviar vídeo onboard as saídas VGA, DVI, etc... Da placa-mãe. E também controla os slots PCI-e entre outras funções.

Postado

Esse chipsed então só é usado se estiver utilizando vídeo unboard?

Postado
1 minuto atrás, Yago alencar disse:

Esse chipsed então só é usado se estiver utilizando vídeo unboard?

Não...como eu disse ele também controla o vídeo offboard pelas saídas PCI-e entre outras funções.

adicionado 1 minuto depois

Toda a comunicação desde o acionamento do Power até a saída para o monitor passa por ele.

Postado

@Yago alencar Não cara o chipset ponte norte nas placas LGA 775 antigas controlava o acessoa a memoria RAM, barramentos PCI e PCI-e e comunicação com o CPU, era o "coração" e o garga-lo da placa-mãe. ele era tão importante que nas placas subsequentes ele foi integrado no CPU sobrando só o chipset ponte sul soldado nas placas atuais.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
9 minutos atrás, F4b10 disse:

@Yago alencar Não cara o chipset ponte norte nas placas LGA 775 antigas controlava o acessoa a memoria RAM, barramentos PCI e PCI-e e comunicação com o CPU, era o "coração" e o garga-lo da placa-mãe. ele era tão importante que nas placas subsequentes ele foi integrado no CPU sobrando só o chipset ponte sul soldado nas placas atuais.

Falou tudo sobre ele...merece ate um 🏆. Kkkkk

Postado

Ata, é que pelo que vi é necessário trocar a pasta térmica dele, né? Nessas placas atuais eu não faço ideia de como trocar. Peguei essa imagem como exemplo, sabe algum vídeo que ensina a retirar das placas atuais? Valeu

Postado
1 hora atrás, Yago alencar disse:

Ata, é que pelo que vi é necessário trocar a pasta térmica dele, né? Nessas placas atuais eu não faço ideia de como trocar. Peguei essa imagem como exemplo, sabe algum vídeo que ensina a retirar das placas atuais? Valeu

tem aos montes no YouTube vídeo disto, mas recomendo usar uma pasta termina não condutiva e remover a velha com um cotonete embebecido em alcool isopropílico, assim que faço pois gosto de precisão e delicadeza, mas tem gente que gosta de franela que não solta fios

OBS não deixe fio nenhum e espere 40 minuto até o alcool secar completamente antes de aplicar pasta termina nova. como remove esse dissipador seu só vendo em mãos.

OBS2 O dissipador pode estar colado pela pasta térmica ressecada e antiga pode ser difícil remover se tiver muito agarrado melhor não mexer.

adicionado 5 minutos depois

OBS3 eu uso papel higiênico ou papel toalha pra tirar o excesso de pasta que tem e amolecer a pasta ressecada com alcool isopropílico (que não tem agua na composição). afinal agua oxida e demora a secar. depois do o acabamento com cotonetes.

Postado

@Yago alencar Chipsets antigos ate era recomendável, pois eles dissipavam bastante calor, chipsets antigos top de linha chegavam a dissipar entre 20 e 40W dai o elastômetro que vinha junto não dava conta, ja nas placas mais recentes, AM4 e LGA1155 em diante, o chipset dissipa menos de 10W e não é mais necessário se preocupar com aquecimento.

Postado
13 minutos atrás, F4b10 disse:

@Yago alencar Chipsets antigos ate era recomendável, pois eles dissipavam bastante calor, chipsets antigos top de linha chegavam a dissipar entre 20 e 40W dai o elastômetro que vinha junto não dava conta, ja nas placas mais recentes, AM4 e LGA1155 em diante, o chipset dissipa menos de 10W e não é mais necessário se preocupar com aquecimento.

Ao longo do tempo é necessário trocar a pasta térmica dele? Esses modelos novos de lga 1151 como tira? Exemplo: b360m-plus/BR nāo acho um vídeo na internet ensinando 

Postado

Não precisa trocar, esses chipsets usam elastômetros, que são borrachas condutoras, no lugar da pasta térmica, a vantagem do elastômetro é que ele não "seca" igual a pasta térmica e não precisa ser trocado.

A ultima placa que tive que precisei mexer na dissipação do chipset foi uma asus AM2+ com chipset nvidia 720d, mesmo com dissipador de cobre ele chegava a bater 80°C fácil, depois que troquei o cooler box por um modelo torre a temperatura dele chegava a 100°C, o mod que eu fiz foi trocar o elastômetro por pasta térmica e as presilhas plasticas por parafusos com molas, aumentando a pressão mecanica sobre o chipset consegui baixar as temperaturas pra 70°C, colando uma ventoinha de 12V 40x40mm 9000RPM eu consegui baixar a temperatura pra 40°C mas ao custo do PC parecer um jato decolando. essa placa funciona ate hoje, talvez se tivesse mantido apenas a dissipação de fabrica ela ja tivesse estragado a solda BGA.

Postado
6 horas atrás, F4b10 disse:

Não precisa trocar, esses chipsets usam elastômetros, que são borrachas condutoras, no lugar da pasta térmica, a vantagem do elastômetro é que ele não "seca" igual a pasta térmica e não precisa ser trocado.

A ultima placa que tive que precisei mexer na dissipação do chipset foi uma asus AM2+ com chipset nvidia 720d, mesmo com dissipador de cobre ele chegava a bater 80°C fácil, depois que troquei o cooler box por um modelo torre a temperatura dele chegava a 100°C, o mod que eu fiz foi trocar o elastômetro por pasta térmica e as presilhas plasticas por parafusos com molas, aumentando a pressão mecanica sobre o chipset consegui baixar as temperaturas pra 70°C, colando uma ventoinha de 12V 40x40mm 9000RPM eu consegui baixar a temperatura pra 40°C mas ao custo do PC parecer um jato decolando. essa placa funciona ate hoje, talvez se tivesse mantido apenas a dissipação de fabrica ela ja tivesse estragado a solda BGA.

Quanto tempo durou esse chipset sem mexer? Eu pretendo ficar com minha placa por muito tempo, depois que o i5 9400f ficar enfezado vou colocar o i7 8700. Tenho esse chipset velho de exemplo, eu meti o dedão ali mas relaxa eu não uso essa placa-mãe mas... e tipo, a borracha foi comida pela temperatura parece

Esses novos a borracha é azul, correto? Ela dura pra sempre então? 

20190615_185303.jpg

20190615_185311.jpg

Postado

Se a preocupação é com a durabilidade, a placa-mãe deve ficar obsoleta bem antes que o elastômetro estrague, ainda mais com essa onda da intel de trocar de socket a cada geração...

Essa placa com chipset nvidia ficou uns 7 meses com o dissipador de fabrica, só depois que eu troquei o cooler box por um cooler torre e comecei a fazer OC que as temperaturas do chipset dispararam e a modificação foi necessária, a placa-mãe comprada nova em 2010 já ta funcionando com a gambiarra e overclock a quase 10 anos, nunca travou ou deu BSOD por causa de hardware, claro que ela sempre foi usada em um gabinete ventilado e com fonte de qualidade.

Postado
2 horas atrás, F4b10 disse:

Se a preocupação é com a durabilidade, a placa-mãe deve ficar obsoleta bem antes que o elastômetro estrague, ainda mais com essa onda da intel de trocar de socket a cada geração...

Essa placa com chipset nvidia ficou uns 7 meses com o dissipador de fabrica, só depois que eu troquei o cooler box por um cooler torre e comecei a fazer OC que as temperaturas do chipset dispararam e a modificação foi necessária, a placa-mãe comprada nova em 2010 já ta funcionando com a gambiarra e overclock a quase 10 anos, nunca travou ou deu BSOD por causa de hardware, claro que ela sempre foi usada em um gabinete ventilado e com fonte de qualidade.

Então você usou ela por 10 anos sem mexer no chipset?

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!