Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador termico da placa-mãe


Visitante

Posts recomendados

@Yago alencar Isso não é de metal...é de alumínio. E como voce mesmo disse é um dissipador térmico de alumínio, que tem a função de resfriar a temperatura do "chipsed" que é mais conhecido. O nome do chip é Ponte Norte, ai é o hardware responsável para enviar vídeo onboard as saídas VGA, DVI, etc... Da placa-mãe. E também controla os slots PCI-e entre outras funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yago alencar disse:

Esse chipsed então só é usado se estiver utilizando vídeo unboard?

Não...como eu disse ele também controla o vídeo offboard pelas saídas PCI-e entre outras funções.

adicionado 1 minuto depois

Toda a comunicação desde o acionamento do Power até a saída para o monitor passa por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago alencar Não cara o chipset ponte norte nas placas LGA 775 antigas controlava o acessoa a memoria RAM, barramentos PCI e PCI-e e comunicação com o CPU, era o "coração" e o garga-lo da placa-mãe. ele era tão importante que nas placas subsequentes ele foi integrado no CPU sobrando só o chipset ponte sul soldado nas placas atuais.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, F4b10 disse:

@Yago alencar Não cara o chipset ponte norte nas placas LGA 775 antigas controlava o acessoa a memoria RAM, barramentos PCI e PCI-e e comunicação com o CPU, era o "coração" e o garga-lo da placa-mãe. ele era tão importante que nas placas subsequentes ele foi integrado no CPU sobrando só o chipset ponte sul soldado nas placas atuais.

Falou tudo sobre ele...merece ate um 🏆. Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ata, é que pelo que vi é necessário trocar a pasta térmica dele, né? Nessas placas atuais eu não faço ideia de como trocar. Peguei essa imagem como exemplo, sabe algum vídeo que ensina a retirar das placas atuais? Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yago alencar disse:

Ata, é que pelo que vi é necessário trocar a pasta térmica dele, né? Nessas placas atuais eu não faço ideia de como trocar. Peguei essa imagem como exemplo, sabe algum vídeo que ensina a retirar das placas atuais? Valeu

tem aos montes no YouTube vídeo disto, mas recomendo usar uma pasta termina não condutiva e remover a velha com um cotonete embebecido em alcool isopropílico, assim que faço pois gosto de precisão e delicadeza, mas tem gente que gosta de franela que não solta fios

 

OBS não deixe fio nenhum e espere 40 minuto até o alcool secar completamente antes de aplicar pasta termina nova. como remove esse dissipador seu só vendo em mãos.

 

OBS2 O dissipador pode estar colado pela pasta térmica ressecada e antiga pode ser difícil remover se tiver muito agarrado melhor não mexer.

adicionado 5 minutos depois

 

OBS3 eu uso papel higiênico ou papel toalha pra tirar o excesso de pasta que tem e amolecer a pasta ressecada com alcool isopropílico (que não tem agua na composição). afinal agua oxida e demora a secar. depois do o acabamento com cotonetes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago alencar Chipsets antigos ate era recomendável, pois eles dissipavam bastante calor, chipsets antigos top de linha chegavam a dissipar entre 20 e 40W dai o elastômetro que vinha junto não dava conta, ja nas placas mais recentes, AM4 e LGA1155 em diante, o chipset dissipa menos de 10W e não é mais necessário se preocupar com aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, F4b10 disse:

@Yago alencar Chipsets antigos ate era recomendável, pois eles dissipavam bastante calor, chipsets antigos top de linha chegavam a dissipar entre 20 e 40W dai o elastômetro que vinha junto não dava conta, ja nas placas mais recentes, AM4 e LGA1155 em diante, o chipset dissipa menos de 10W e não é mais necessário se preocupar com aquecimento.

Ao longo do tempo é necessário trocar a pasta térmica dele? Esses modelos novos de lga 1151 como tira? Exemplo: b360m-plus/BR nāo acho um vídeo na internet ensinando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa trocar, esses chipsets usam elastômetros, que são borrachas condutoras, no lugar da pasta térmica, a vantagem do elastômetro é que ele não "seca" igual a pasta térmica e não precisa ser trocado.

 

A ultima placa que tive que precisei mexer na dissipação do chipset foi uma asus AM2+ com chipset nvidia 720d, mesmo com dissipador de cobre ele chegava a bater 80°C fácil, depois que troquei o cooler box por um modelo torre a temperatura dele chegava a 100°C, o mod que eu fiz foi trocar o elastômetro por pasta térmica e as presilhas plasticas por parafusos com molas, aumentando a pressão mecanica sobre o chipset consegui baixar as temperaturas pra 70°C, colando uma ventoinha de 12V 40x40mm 9000RPM eu consegui baixar a temperatura pra 40°C mas ao custo do PC parecer um jato decolando. essa placa funciona ate hoje, talvez se tivesse mantido apenas a dissipação de fabrica ela ja tivesse estragado a solda BGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, F4b10 disse:

Não precisa trocar, esses chipsets usam elastômetros, que são borrachas condutoras, no lugar da pasta térmica, a vantagem do elastômetro é que ele não "seca" igual a pasta térmica e não precisa ser trocado.

 

A ultima placa que tive que precisei mexer na dissipação do chipset foi uma asus AM2+ com chipset nvidia 720d, mesmo com dissipador de cobre ele chegava a bater 80°C fácil, depois que troquei o cooler box por um modelo torre a temperatura dele chegava a 100°C, o mod que eu fiz foi trocar o elastômetro por pasta térmica e as presilhas plasticas por parafusos com molas, aumentando a pressão mecanica sobre o chipset consegui baixar as temperaturas pra 70°C, colando uma ventoinha de 12V 40x40mm 9000RPM eu consegui baixar a temperatura pra 40°C mas ao custo do PC parecer um jato decolando. essa placa funciona ate hoje, talvez se tivesse mantido apenas a dissipação de fabrica ela ja tivesse estragado a solda BGA.

Quanto tempo durou esse chipset sem mexer? Eu pretendo ficar com minha placa por muito tempo, depois que o i5 9400f ficar enfezado vou colocar o i7 8700. Tenho esse chipset velho de exemplo, eu meti o dedão ali mas relaxa eu não uso essa placa-mãe mas... e tipo, a borracha foi comida pela temperatura parece

 

Esses novos a borracha é azul, correto? Ela dura pra sempre então? 

20190615_185303.jpg

20190615_185311.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a preocupação é com a durabilidade, a placa-mãe deve ficar obsoleta bem antes que o elastômetro estrague, ainda mais com essa onda da intel de trocar de socket a cada geração...

 

Essa placa com chipset nvidia ficou uns 7 meses com o dissipador de fabrica, só depois que eu troquei o cooler box por um cooler torre e comecei a fazer OC que as temperaturas do chipset dispararam e a modificação foi necessária, a placa-mãe comprada nova em 2010 já ta funcionando com a gambiarra e overclock a quase 10 anos, nunca travou ou deu BSOD por causa de hardware, claro que ela sempre foi usada em um gabinete ventilado e com fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, F4b10 disse:

Se a preocupação é com a durabilidade, a placa-mãe deve ficar obsoleta bem antes que o elastômetro estrague, ainda mais com essa onda da intel de trocar de socket a cada geração...

 

Essa placa com chipset nvidia ficou uns 7 meses com o dissipador de fabrica, só depois que eu troquei o cooler box por um cooler torre e comecei a fazer OC que as temperaturas do chipset dispararam e a modificação foi necessária, a placa-mãe comprada nova em 2010 já ta funcionando com a gambiarra e overclock a quase 10 anos, nunca travou ou deu BSOD por causa de hardware, claro que ela sempre foi usada em um gabinete ventilado e com fonte de qualidade.

Então você usou ela por 10 anos sem mexer no chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!