Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faziam mais de 10 anos que eu estava com a mesma geladeira, apesar de ser boa, ainda era daquelas que os ajustes são com botões. Comprei uma que tem uma eletrônca embarcada e tudo que é controle ou função, é feita na porta da geladeira (semelhante a película de micro ondas), deve ter sensor porque acusa falta de gelo (cubos), mas o que me chamou a atenção é o aviso que veio na lateral mais ou menos isso: As laterais podem sofrer aquecimento devido a novas alterações no projeto...realmente aquece, ai foco pensando, será que confinaram o radiador nas laterais da geladeira. Na industria que trabalhei, as pontes rolantes DC tinham banco de resistências enorme, destinados possibilitar o aceleramento progressivo e ficam todas ao ar livre para refrigerar, e assim todas geladeiras funcionaram até essa alteração. O que fizeram? Eliminaram o radiador e trocaram por outro método mais eficiente? É de fácil manutenção? Minha filha comprou um frigo bar e já estranhei vir "liso" atras, pensei que talvez por ser pequeno está embutido em baixo com o compressor, mas a minha tem 1880 mm de altura x 845 mm de largura por 750 mm de profundidade com mais de 100 Kg.

Postado

Ola.

Bem, tambem sou do tempo de aparelhos com os controles mecânicos, como as antigas maquinas de lavar roupas que tinham seletores de função com um rotor de relês . Ou mesmo de telefones com aquele 'disco' que usavam uma catraca gerando pulsos para identificar cada dígito.  Assim como os veiculos carburados com a distribuição da faísca através de um rotor comutando um platinado.

Muito coisa mudou em todas as áreas, a evolução tecnológica é um processo natural. 

No caso das geladeiras , freezers, ar condicionado o  princípio básico é o mesmo , a troca de calor .

Aparelhos novos de geladeiras mudaram a localização do radiador, mudaram os tipos de gás refrigerante e também substituiram os sistemas de controle e monitoramento por placas eletrônicas visando  melhorar o desempenho e não precisar trocar seletores mecânicos propensos ao desgaste e causadores de funcionamento irregular.

Os radiadores de calor vem sendo colocados em lugares onde se obtenha uma ventilação induzida ou forçada , isso aumenta a eficiência no processo.

Eu mesmo fiz um melhoria em uma geladeira para teste e foi eficaz , coloquei uma 'parede' de acrílico atrás da serpentina traseira e fiz ventilação ascendente forçada com 3 helices  de 12V com baixissimo consumo.

Teoricamente o aparelho gastaria mais energia elétrica com o uso dos ventiladores, mas foi o inverso, diminuiu o consumo porque o motor do compressor precisava ficar menos tempo ligado para  atingir o resfriamento interno desejado.

'_'

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Tito Fisher disse:

Bem, tambem sou do tempo de aparelhos com os controles mecânicos, como as antigas maquinas de lavar roupas que tinham seletores de função com um rotor de relês . Ou mesmo de telefones com aquele 'disco' que usavam uma catraca gerando pulsos para identificar cada dígito.  Assim como os veiculos carburados com a distribuição da faísca através de um rotor comutando um platinado.

Antigamente até mesmo rádio e TV que sempre foram puramente eletrônicos tinham os seletores de sintonia mecânicos. 

Hoje não temos mais saída, mesmo a quem gosta dessas coisas fica difícil de usar coisas antigas nos dias atuais. 

As geladeiras de hoje com essa modernidade, no meu ponto de vista não vejo ser durável como as de antes. 

Não precisava falar, mas todo mundo sabe que tem a ver com o comércio e indústria capitalista. 

Eu nunca vi ninguém trocar um termostato numa geladeira antiga, no máximo o botão que quebra ou o relé de partida do motor que se desgasta. 

Nas geladeiras novas, vira e mexe aparece alguém aqui no fórum com uma que não funciona. Também já vi conhecidos com problemas nelas. 

Mas como eu disse acima, não dá pra se apegar as velharias. Embora os novos não são tão duráveis trazem benefícios que os antigos não tinham como economia de energia, praticidade, segurança e etc. 

Postado

Tito eu ia dizer que tu deveria patentear essa invenção mas já é tarde demais, a industria já aboliu isso. Não sou contra a modernidadea, claro que adorei o carro com injeção, geladeira frost free, ar  condicionado split, mas como o Renato diz, aumenta também o índice de defeitos, minha máquina de lavar já troquei (eu mesmo) tres conjuntos de placas (interface e fonte) sendo duas paralelas e uma original, sendo que a original está operando até hoje, detalhe, a máquina é de 2008 e essa troca deu-se por volta de uns 3 anos atrás, o mesmo ocorreu com a minha geladeira antiga (postei aqui) também de 2008, quando apagava a luz da cozinha ela parava de trabalhar, achei coincidência, mas como minha irmã tinha uma igual e comeuntou comigo isso ai e que trocou a placa e resolveu,  ela gastou no tempo R$ 150,00 da peça + R$ 300,00 da m.o., da autorizada, total R$ 450,00 eu só gastei o dinheiro da placa...😁..vi no youtube um tutorial, comprei a peça e esta operando até hoje...meu ar split inverter também perdeu a comunicação da evaporadora com a condensadora, de novo recorri ao you tube onde indicaram ser problema na placa da condensadora por ficar exposta ao tempo de certo modo, mas como a placa era muito cara, decidi dar um banho na pia com detergente e escova já que não tinha nada a perder, e com um secador possante completei a "manutenção", coloquei e funcionou inclusive já é a segunda vez que faço isso, estou pensando em borrifar acho que é silicone líquido para evitar umidade. Ia esquecendo também da minha tv de 47" (também tem um post) que arrumei graças ao youtube e a ganancia da LG que pediu R$ 750,00 para trocar 4 capacitores que custaram R$ 4,00 x 4 = R$ 16,00.

A razão do post é essa, espero que não de defeito tão cedo mas se der que o professor you tube tenha uma solução porque  as assistências em geral querem levantar seus custos mensais com pouco trabalho.

Postado
1 hora atrás, misterjohn disse:

Ia esquecendo também da minha tv de 47" (também tem um post) que arrumei graças ao youtube e a ganancia da LG que pediu R$ 750,00 para trocar 4 capacitores que custaram R$ 4,00 x 4 = R$ 16,00.

A minha da Samsung queimou uma barra de Leds, que custou 70 reais. 

Deu muito trabalho pra abrir e fechar o aparelho, mas deu certo. 

Acho que ia custar bem mais caro que trocar 4 capacitores da fonte. 

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

A minha da Samsung queimou uma barra de Leds, que custou 70 reais. 

Deu muito trabalho pra abrir e fechar o aparelho, mas deu certo. 

Acho que ia custar bem mais caro que trocar 4 capacitores da fonte. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...