Ir ao conteúdo

Furar Placa Pcb antes de corroer

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado
20 minutos atrás, Arthur Vandellay disse:

Olá, gostaria de saber, se tem problema em furar a placa pcb antes de corroer ela?

Tem não. As vezes eu faço. 

Só que no furo tem que deixar a tinta bem grossa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado

Eu sempre faço a corrosão na placa já furada. Primeiro ponho os componentes em cima de um papel quadriculado e desenho as trilhas, pontes e ilhas. Aí passo o invertido desse desenho para o lado cobreado e faço os furos. Depois disso traço as trilhas no cobreado com caneta apropriada copiando no olhômetro o que está no papel e usando os furos como guia, e tomando o cuidado de preencher os furos com a tinta, até para proteger as bordas e rebarbas do furo. Só então é que faço a corrosão.

Errata:

Ops! Relendo achei que faltou:

Para passar o invertido do desenho é só olhar o verso do desenho contra a luz. E não passo todo o inverso do desenho para o lado cobreado, não, só os lugares onde estão os furos. Faço isso com um preguinho, marcando onde é que os furos ficarão.

Pra quem não tem impressora laser e/ou tem dificuldade/preguiça de usar programa de desenho, é uma mão na roda. Mas, rs... não sei se é muito "científico, não.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...