Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clone de HD para SSD não dá boot


Posts recomendados

Boa noite.

 

Fiz o clone da unidade C de um HD comum para o D de um novo SSD no meu notebook, ligado num Caddy onde antes estava meu drive de DVD. Mais informações:

- usei o EaseUS Todo Backup Free após ver vários vídeos na internet recomendando este programa;

- o processo ocorreu 100%, sem erros, em aproximadamente 1h30;

- os mais de 475 mil arquivos (92 mil pastas) em mais de 285 GB de dados agora estavam presentes no C e no D (conforme print) - creio que a diferença de aproximadamente 450 arquivos seja devido à um novo programa que instalei DEPOIS do clone não ter iniciado;

- ambas unidades estão em GPT ao invés de MBR (conforme print).

 

Desliguei o notebook, troquei o drive antigo (HD comum) para o novo drive SSD interno no notebook, porém não consegui iniciar por ele (dispositivo de boot não encontrado), apesar de ele ser reconhecido na BIOS normalmente.

 

Liguei então o HD antigo no Caddy, deixando o SSD interno no notebook (ou seja, da forma inversa como quando fiz o clone). Aí o Windows subiu, mas na instalação antiga e também reconhecendo o SSD como D e com todos os arquivos clonados.

 

O que mais posso fazer? Todos os vídeos que vi apenas faziam o clone e "trocavam" o HD pelo SSD, dando o boot no novo disco normalmente.

 

Obrigado.

imagem01.jpg

imagem02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Katagiri disse:

Nunca udei o EaseUS Todo Backup Free, eu usava o AOMEI e ele precisa marcar uma configuração pra tornar o SSD bootavel na clonagem, talvez o EaseUS Todo Backup Free tb tenha algo parecido. Tem como descrever ou postar as telas de como configurou ele?

 

01.jpg

02.jpg

 

No caso no DESTINO a unidade estava vazia.

Ao avançar, o processamento é iniciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do AOMEI ele tem uma opção pra quem quer mudar de HD pra SSD, teria o EaseUS algo parecido?

EDIT: O AOMEI pode ser baixado aqui cado queira testar https://www.backup-utility.com/free-backup-software.html?ref=en.nav.for-home

Você deve escolher a opção  "System Clone", ela fará a clonagem de um HD pra um SSD,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, f_neto disse:

E quase certo que não clonou a partição responsável pelo boot.

No caso do formato GPT voce tem que clonar a partição EFI junto com a C

 

 

Não consegui fazer o clone do disco inteiro, deu erro após vários minutos de processamento. Fiz então somente do disco C. Não sabia que a unidade responsável pelo boot não ficava junto com a C / Windows.

 

Sendo assim, será que eu consigo formatar o C do HD antigo (930 GB) pelo Windows Explorer e mesmo assim continuar dando boot normalmente? Ou corro o risco de formatar esta C antiga e não conseguir mais dar boot neste HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!