Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galerinha nessa semana eu decidi checar a temperatura dos meus componentes e me deparei com o processador em questão na área de trabalho batendo máximas de 70ºC e mínimas de 40 e poucos, decidi abrir alguns jogos para testar a temperatura e começou a subir 70º-80º-90º-100º até chegar no 105º e estabilizar fiz o teste com 2 aplicativos para ter certeza que não era falha de um deles (HWmonitor e Coretemp64), removi o cooler troquei a pasta térmica para uma convencional (branca) e refiz os testes e continuou a mesma coisa, levei em um técnico para que ele colocasse aquelas pastas melhores e ele colocou, replugou o cooler e testei novamente continuou subindo ate os 105º e estabilizar, decidi verificar a saúde do processador através do aplicativo da intel IPDT e havia dado tudo normal inclusive ele considerou as temperaturas de 105º como OK. Eu uso um cooler da cooler master que não recordo o modelo mas que chega a no máximo 1900 e poucos RPM placa-mãe H61M-DS2H. O pc não desliga, continua operando normalmente mesmo com essa temperatura, o que posso fazer?.

@EDIT: Uso win10

Postado
agora, Guilherme Vinícius Cristóvão disse:

Por onde você verificou a temperatura ?

Tenta rodar o Furmark pra fazer um teste e manda o print pra gente.

HWmonitor e Coretemp64

Postado
6 minutos atrás, Guilherme Vinícius Cristóvão disse:

@leonardo07 Faça o teste com o software que te indiquei, e vai monitorando até estabilizar a temperatura.
Uma probabilidade também seria a dissipação de calor do gabinete como um todo, se puder compartilhar uma foto também, seria interessante pra gente avaliar.

Deixo o furmark rodando por quanto tempo?

@Edit: Eu acredito que o gabinete não tenha uma boa dissipação de modo geral, é um gabinete bem padrão com codinome gamer por ter uma luzinha na frente e uma fan frontal também, mas de resto bem padrão.

Postado
1 minuto atrás, leonardo07 disse:

Deixo o furmark rodando por quanto tempo?

@Edit: Eu acredito que o gabinete não tenha uma boa dissipação de modo geral, é um gabinete bem padrão com codinome gamer por ter uma luzinha na frente e uma fan frontal também, mas de resto bem padrão.

Deixei até estabilizar a temperatura.
Pelo que você está dizendo sobre o gabinete, pode ser que ele seja a causa da alta temperatura no processador, pois o ar quente que deveria ser expelido continua dentro do gabinete.

Você pode tentar passar todos os cabos da fonte pela parte de trás do gabinete pra tentar melhorar a organização.

Postado
6 minutos atrás, Guilherme Vinícius Cristóvão disse:

Deixei até estabilizar a temperatura.
Pelo que você está dizendo sobre o gabinete, pode ser que ele seja a causa da alta temperatura no processador, pois o ar quente que deveria ser expelido continua dentro do gabinete.

Você pode tentar passar todos os cabos da fonte pela parte de trás do gabinete pra tentar melhorar a organização.

Mandando aqui alguns prints, não sei se tem outra opção de teste no furmark pra cpu, achei apenas esse CPU burner.

Teste 3.png

Teste.png

Teste 2.png

adicionado 4 minutos depois

teste.png

Postado

@leonardo07 Opa, eu tenho um processador igual e um cooler da CoolerMaster também, o meu modelo é o TX4 EVO e meu processador, posso estar jogando o jogo mais pesado possível, não passa dos 75 graus, eu vou dar 4 opções do que pode estar acontecendo:

-Seu cooler está com problema ou é ruim, de alguma forma, mas é.

-Seu gabinete não tem fluxo de ar suficiente, o meu tem bem pouco, mas tem.

-Sua pasta térmica é pasta de dente, ou seja, é de qualidade ruim.

-O programa que você está utilizando está pegando informações erradas ou de outra peça do computador.

Postado
1 minuto atrás, William_1223 disse:

@leonardo07 Opa, eu tenho um processador igual e um cooler da CoolerMaster também, o meu modelo é o TX4 EVO e meu processador, posso estar jogando o jogo mais pesado possível, não passa dos 75 graus, eu vou dar 4 opções do que pode estar acontecendo:

-Seu cooler está com problema ou é ruim, de alguma forma, mas é.

-Seu gabinete não tem fluxo de ar suficiente, o meu tem bem pouco, mas tem.

-Sua pasta térmica é pasta de dente, ou seja, é de qualidade ruim.

-O programa que você está utilizando está pegando informações erradas ou de outra peça do computador.

Creio eu que a pasta térmica é no minimo decente visto que foi usada uma silver. Eu chuto que possa ser o  gabinete ou o cooler, eu tentei utilizar com a tampa do gabinete aberto e não mudou nada então creio eu que seja o cooler.

Postado

Olha isso é anormal, mas te garanto que pela temperatura que ele ta chegando certeza que não é cabeamento dentro do gabinete e nem fluxo de ar da fans, já que esses interfere pouco em "altas temperaturas".

Você ainda não levou em consideração 4 pontos importantes e cruciais que causam altas temperaturas no processador.

1- Seu cooler de processador está com defeito- Veja se está rodando na posição certa ou se não tem algo dentro dos dissipadores.

2- Os sensores de temperatura- Os seus sensores de temperatura da placa-mãe deve estar estragado, você só vai saber se você testar o seu processador em outra maquina, leve para um amigo que tenha o mesmo socket e peça para testar, ou pela para um tecnico testar.

3- Sua placa está em curto- Placas mães em curto, pode transferir muita energia ao processador gerando mais calor, pegue um  Multímetro e teste todos capacitores, saídas e etc...

4- Pasta térmica- Pasta térmica em excesso ou seca faz o efeito ao contrario, ao invés dela conduzir a temperatura do processador, ela passa a funcionar como isolante, não deixando o processador transferir o seu calor aos dissipadores do cooler.

Dessas 4 possibilidades as mais logica a se pensar é que sua placa-mãe está com defeito, então as possibilidades 2 e 3 são reais. Placa mães em curto transfere muita energia para onde não deve, então ela deve estar transferindo para o seu processador. Sensores de temperaturas com defeitos também pode estar transmitindo informação errada ao sistema (seu processador pode estar com temperatura normal, mas o sensor diz o contrario), acredito que os sensores estejam estragados, pois com uma temperatura acima de 100 graus, os circuitos começam a se fundir e o processador morre.

De qualquer forma, teste o seu processador em outra placa-mãe, se a temperatura estiver normal, o defeito é na sua sua placa-mãe, que pode estar com sensores queimados ou estar em curto em alguns dos seus setores.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Rogerio Moreira Silva disse:

Olha isso é anormal, mas te garanto que pela temperatura que ele ta chegando certeza que não é cabeamento dentro do gabinete e nem fluxo de ar da fans, já que esses interfere pouco em "altas temperaturas".

Você ainda não levou em consideração 4 pontos importantes e cruciais que causam altas temperaturas no processador.

1- Seu cooler de processador está com defeito- Veja se está rodando na posição certa ou se não tem algo dentro dos dissipadores.

2- Os sensores de temperatura- Os seus sensores de temperatura da placa-mãe deve estar estragado, você só vai saber se você testar o seu processador em outra maquina, leve para um amigo que tenha o mesmo socket e peça para testar, ou pela para um tecnico testar.

3- Sua placa está em curto- Placas mães em curto, pode transferir muita energia ao processador gerando mais calor, pegue um  Multímetro e teste todos capacitores, saídas e etc...

4- Pasta térmica- Pasta térmica em excesso ou seca faz o efeito ao contrario, ao invés dela conduzir a temperatura do processador, ela passa a funcionar como isolante, não deixando o processador transferir o seu calor aos dissipadores do cooler.

Dessas 4 possibilidades as mais logica a se pensar é que sua placa-mãe está com defeito, então as possibilidades 2 e 3 são reais. Placa mães em curto transfere muita energia para onde não deve, então ela deve estar transferindo para o seu processador. Sensores de temperaturas com defeitos também pode estar transmitindo informação errada ao sistema (seu processador pode estar com temperatura normal, mas o sensor diz o contrario), acredito que os sensores estejam estragados, pois com uma temperatura acima de 100 graus, os circuitos começam a se fundir e o processador morre.

De qualquer forma, teste o seu processador em outra placa-mãe, se a temperatura estiver normal, o defeito é na sua sua placa-mãe, que pode estar com sensores queimados ou estar em curto em alguns dos seus setores.

Uma dúvida o caso de serem os sensores é prejudicial? ou apenas caso esteja em curto?

Postado
3 horas atrás, leonardo07 disse:

Uma dúvida o caso de serem os sensores é prejudicial? ou apenas caso esteja em curto?

Olha, se for só os sensores não é prejudicial a curto prazo, porém seu sistema sempre irá rodar os fans na velocidade máxima e poderá chegar algum momento que ela deixe de registrar temperaturas, o que pode ser danoso, pois ela não vai poder intervir quando acontecer algum problema, como desligar por segurança. Tente olhar a temperatura pela bios do sistema, que será mais exato, se ela tiver marcando a mesma temperatura dos programas, é bem provável que seja os sensores. Caso a temperatura na bios esteja correta, os programas que você usa que estão marcando a sua temperatura errada (o que acontece quando o programa não reconhece com exatidão o sensor dos setores da placa-mãe, e o valor que parece ali é apenas ficticio.)

Agora se for curto na placa-mãe, algumas tem concerto, mas em sua grande maioria não, então é bem provável que se for o caso, você terá que trocar.

Mas de qualquer forma, não descarte defeito no processador, você só ira saber qual o real problema, testando o seu processador em outra moba.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Rogerio Moreira Silva disse:

Olha, se for só os sensores não é prejudicial a curto prazo, porém seu sistema sempre irá rodar os fans na velocidade máxima e poderá chegar algum momento que ela deixe de registrar temperaturas, o que pode ser danoso, pois ela não vai poder intervir quando acontecer algum problema, como desligar por segurança. Tente olhar a temperatura pela bios do sistema, que será mais exato, se ela tiver marcando a mesma temperatura dos programas, é bem provável que seja os sensores. Caso a temperatura na bios esteja correta, os programas que você usa que estão marcando a sua temperatura errada (o que acontece quando o programa não reconhece com exatidão o sensor dos setores da placa-mãe, e o valor que parece ali é apenas ficticio.)

Agora se for curto na placa-mãe, algumas tem concerto, mas em sua grande maioria não, então é bem provável que se for o caso, você terá que trocar.

Mas de qualquer forma, não descarte defeito no processador, você só ira saber qual o real problema, testando o seu processador em outra moba.

Verifiquei a temperatura na bios e se mostra similar aos programas, até pouco tempo atrás eu chequei a temperatura e batia no máximo 75 graus enquanto eu jogava, então talvez seja problema de fato nos sensores, vou dar uma testada no processador com um técnico no começo de julho, por enquanto vou manter a placa-mãe pois eu já estava planejando comprar uma nova com um ryzen 5, mas não creio que o processador deu problema em um tempo tão curto e como eu disse la em cima apesar de estar marcando uma temperatura muito alta o desempenho continua o mesmo e fazendo o teste de "contato" no dissipador não senti também muita quentura.

Postado

Galera, acabei de perceber uma coisa que talvez tenha relação com a temperatura, vi que as especificações do meu processador tem um clock de 3.4 ghz e no boost vai até 3.8, porém abri o gerenciador de tarefas e estava indicando 4.1 ghz com 2% de uso do processador (nunca fiz OC, nem sei fazer).

Postado

@leonardo07 Que estranho, 4.1 GHz é overclock, 3.8 GHz chega com 1 núcleo, com os 4 núcleos se não me engano é 3.6 GHz. Acredito que seja alguma modificação acidental na Bios, qual o modelo da sua placa-mãe? Tem te resetar sua Bios, a diversos tutoriais pela internet, tem duas maneiras, fazendo o reset pelo bateria Cmos ou pela própria Bios.

Postado
1 hora atrás, William_1223 disse:

@leonardo07 Que estranho, 4.1 GHz é overclock, 3.8 GHz chega com 1 núcleo, com os 4 núcleos se não me engano é 3.6 GHz. Acredito que seja alguma modificação acidental na Bios, qual o modelo da sua placa-mãe? Tem te resetar sua Bios, a diversos tutoriais pela internet, tem duas maneiras, fazendo o reset pelo bateria Cmos ou pela própria Bios.

Ja resetei a bios tanto pelo jumper quanto pela bateria e n mudou nada, eu nunca fiz OC e mesmo assim ta batendo 4.1 a 4.2 ghz ja tentei mexer na bios mas as opções de clock do processador estão lockadas e n consigo mexer, a placa-mãe é uma H61M-DS2H da gigabyte.

Postado

Acredito que seja erro de leitura do próprio Task Manager.
Existem diversos relatos semelhantes, veja um tópico aqui.

As informações do HwMonitor estão corretas.

O ideal seria trocar o cooler por outro melhor.

• Curtir 1
Postado

Rapaziada, é o seguinte percebi que o peso do cooler ficava forçando ele pra baixo e apesar de não parecer imaginei que a superfície de contato não estaria pegando todo o dissipador, então eu fiz o seguinte coloquei meu gabinete na horizontal para que o peso não interferisse no cooler e ele ficou 100% no dissipador, as temperaturas abaixaram instantaneamente, minha dúvida é a seguinte, tem algum problema eu deixar o gabinete na horizontal? ou compro outro cooler e volto ele para vertical? 

@Edit: rodei o mesmo teste no furmark que antes batia 105 graus agora bate no máximo 65.

Postado
21 horas atrás, leonardo07 disse:

Rapaziada, é o seguinte percebi que o peso do cooler ficava forçando ele pra baixo e apesar de não parecer imaginei que a superfície de contato não estaria pegando todo o dissipador, então eu fiz o seguinte coloquei meu gabinete na horizontal para que o peso não interferisse no cooler e ele ficou 100% no dissipador, as temperaturas abaixaram instantaneamente, minha dúvida é a seguinte, tem algum problema eu deixar o gabinete na horizontal? ou compro outro cooler e volto ele para vertical? 

@Edit: rodei o mesmo teste no furmark que antes batia 105 graus agora bate no máximo 65.

Verifique se as presilhas ou parafusos do cooler box estão firmes, verifique se está com folga. Caso tenha duvida, retire e coloque de volta para ver se estava mal colocado.

Não tem problema algum deixar o pc na horizontal, mas te recomendo a comprar outro cooler para o seu processador.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!