Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que devem ter vários tópicos desses por aqui, mas nenhum me ajudou, então não me batam rsrs.. (ah sh=t, here we go again)

Recentemente eu estava jogando e meu estabilizador começou a apresentar cheiro de queimado, eu pretendia trocar por um filtro de linha quando trocasse de fonte, mas isso antecipou. Comprei um filtro de linha, quando liguei o filtro fez um barulho de eletricidade, tinha duas tomadas, a da tv e a da fonte. a tv ligou, a fonte não.. A fonte não tem seletor de tensão, perguntei a um técnico e ele disse que a fonte tinha queimado porque operava em 110 e quando liguei ela foi pra 220 e pifou, ele que me forneceu a fonte um tempo atrás. Se for só a fonte tudo bem. O que acham? ainda não tirei a fonte para testar se realmente queimou. Já chequei o fusível do filtro e está intacto.

meu pc: 

M5A97 R2.0

2x2gb ddr3 1333mhz

Deepcool DE530 - futura fonte: thermaltake 430w

RX 570 4gb

Phenom II X4 910

Desculpem os erros de portugues, certas teclas desse note do governo não funcionam.

• Membro VIP
Postado

@Daniel.Fahrenheit Bom dia, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Fez bem em se livrar da praga do estabilizador, provavelmente ele danificou sua fonte. Contudo, verifica se essa fonte de fato é 110v, no site diz que é Full range, porém a foto diz "230v Only", ou seja, não é full range 🤨.

Teste em outra tomada ou direto na tomada da parede, se não ligar, retire do PC e teste sozinha, unindo o fio verde ao preto, ela deve acionar, caso negativo ela queimou algum componente. 

• Amei 1
Postado

Sempre bebo água do filtro... a direto da fonte tem impurezas... kkk

brincadeiras aparte,

a tomada é 220?

se for isso pode ter queimado a fonte mesmo... e acho que deve ter sido só ela... acho que não chegou no PC.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

ahhh esqueci de dizer... se tiver aqueles novos plugues horríveis padrão brasileiro, (que só tem um metalzinho na ponta do plugue)

pode ser que ao inserir este metalzinho passe do ponto (do contato) dentro da tomada do filtro...

coloque mais a ponta para testar.

• Membro VIP
Postado

@BloodCeltics Lopes Não sei se sua tomada é 110 ou 220 , isso você tem que saber, mesmo assim se a fonte for de qualidade você não precisa se preocupar, é só plugar.

Não entendi a questão de metalzinho...

agora, mattaus disse:

Salvo engano, a futura fonte Thermaltake 430W não é uma boa escolha, já recebeu selo de produto bomba.

Não sabia, qual instituição ?

Postado

@mattaus

8 minutos atrás, mattaus disse:

Salvo engano, a futura fonte Thermaltake 430W não é uma boa escolha, já recebeu selo de produto bomba.

Se foi na TecLab acho que não vi ainda, eles testaram uma thermaltake em uma live e disseram que ela sempre passa do esperado. Eu ia optar por uma Corsair 450w porém o frete tava bem caro.

adicionado 5 minutos depois
11 minutos atrás, LNPott disse:

@BloodCeltics Lopes Não sei se sua tomada é 110 ou 220 , isso você tem que saber, mesmo assim se a fonte for de qualidade você não precisa se preocupar, é só plugar.

Não sabia, qual instituição ?

É 220 ^^

• Membro VIP
Postado

Sua tomada é 220 Volts. Sua fonte estava setada para operar em 110 Volts porque o maldito estabilizador faz o imenso desfavor de rebaixar a tensão. Entra 220 Volts e sai 110 Volts desse maldito..

Ai você ligou sua fonte, setada para operar em 110 Volts, em sua tomada 220 Volts, via filtro de linha...  Porque o filtro de linha não rebaixa a tensão assim como faz o estabilizador???   Simples, porque ele não é burro, é um equipamento mais recente, mais coerente. No filtro de linha entra 220 Volts e sai 220 Volts, salvo indicação específica em contrário..

Você é quem não prestou atenção ao detalhe. Se estivesses ligando um refrigerador será que se preocuparia com isso?? ou queimaria o mesmo como fez com a fonte???

A lição lhe custou o preço da fonte.. Ainda bem que não foi o refrigerador...

Aproveite um pouco mais da lição e agora compre uma fonte Full Range, sem chave seletora, capaz de operar de 100-240 VAC, como é seu televisor ai que sequer sentiu problema algum.. Fontes capazes de operar em uma só tensão representam um atraso dos grandes, ou você ainda não reparou que modernos dispositivos como seu celular, por exemplo, podem ser alimentados por carregadores todos Full Range, no tocante a alimentação..

Postado
16 minutos atrás, faller disse:

Sua tomada é 220 Volts. Sua fonte estava setada para operar em 110 Volts porque o maldito estabilizador faz o imenso desfavor de rebaixar a tensão. Entra 220 Volts e sai 110 Volts desse maldito..

Ai você ligou sua fonte, setada para operar em 110 Volts, em sua tomada 220 Volts, via filtro de linha...  Porque o filtro de linha não rebaixa a tensão assim como faz o estabilizador???   Simples, porque ele não é burro, é um equipamento mais recente, mais coerente. No filtro de linha entra 220 Volts e sai 220 Volts, salvo indicação específica em contrário..

Você é quem não prestou atenção ao detalhe. Se estivesses ligando um refrigerador será que se preocuparia com isso?? ou queimaria o mesmo como fez com a fonte???

A lição lhe custou o preço da fonte.. Ainda bem que não foi o refrigerador...

Aproveite um pouco mais da lição e agora compre uma fonte Full Range, sem chave seletora, capaz de operar de 100-240 VAC, como é seu televisor ai que sequer sentiu problema algum.. Fontes capazes de operar em uma só tensão representam um atraso dos grandes, ou você ainda não reparou que modernos dispositivos como seu celular, por exemplo, podem ser alimentados por carregadores todos Full Range, no tocante a alimentação..

Sim, serviu de lição, eu estou aprendendo mais sobre tensões elétricas e tensão da fonte agora.. Quando terminei o ensino médio não teve tanta efetividade. A lição não custou exatamente porque eu já ia comprar a fonte este mês ainda.. Não entendi a parte do "setada" já que não tem seletor, porque tipo, se ela operava em 110, porque queimou se ela não tinha seletor e ia até 230?. Mas obrigado mesmo pela resposta, só pega leve com o novato rsrs ✌

• Membro VIP
Postado

Quando cito setada quero dizer que a fonte estava preparada para operar nessa tensão de 110 Volts. Esse "preparo" tanto pode ser feito internamente num modo "duro", através de ligação de fios, ou já disponível, nativa internamente na fonte ou de modo "enjambrado".

É difícil de se ver isso sem bom conhecimento de eletrônica.   

Pode também ser feita de modo "não duro" ou seja, através de chave seletora de tensão, que sei já citastes ela nem tem...

Pode, mas é mais difícil, que seja feita por seleção, de modo automático..

Essa seleção automática é muito diferente de Full Range..  Trata-se de uma enjambração, de um arranjo, de um quebra galho que faz a fonte operar em 110 ou em 220, sempre escolhendo uma dessas tensões... A fonte Full Range, diferentemente, opera com qualquer tensão desde 90 até 264 Volts, que coloques em sua entrada, isto é, bem pode operar em 90, 150, 160,190, 200, 230, 250, 264 Volts. 

O que vier de tensão nessa citada faixa (90 a 264Volts) serve para fazê-la bem operar e sem nenhum stress..

Lembra do filme "De volta para o futuro", em um de seus episódios...  Te lembra do carro do Dr Emmett Braun, nesse episódio dai, que usava como combustível qq coisa mesmo retirada do lixo!!??? Assim é uma fonte Full Range, pode entrar qq tensão de 90 a 264 Volts que ela consegue bem alimentar seu PC...

image.thumb.png.af94760921e6a9556449f36b65995460.png

Em sabendo-se disso dai fica fácil entender a total inutilidade do velho e arcaico estabilizador, que seu pai, seu avô, juravam ser imprescindível para alimentar o PC. Tem pelo menos 30 anos que essas porcarias (estabilizadores) são totalmente dispensáveis e prejudiciais..

• Amei 1
Postado
Em 28/06/2019 às 14:12, LNPott disse:

Prefiro a plugue que tem o pino completo de metal...

prefiro também a tomada onde o metal interno toca em todo o pino...

se for a tomada ruim e o plugue ruim... ao inserir pode acabar passando do ponto e o metal da tomada pega somente na parte plástica do plugue... aí tá feita a M... mau contato na certa...

tomadas novas.jpg

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...