Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos volts passam por uma resistência de 700k?


Adrianozx

Posts recomendados

Faltou dados mesmo.rsrs É que eu Tava fazendo umas medições na placa-mãe que parou de ligar e percebi um único capacitor com uma resistência muito alta 700k.Muita coisa pra um capacitor(eu acho)Será que ele pode ser o vilao que está matando a tensão da placa? Não sei a tensão desse circuito,mas nao passa de 12v(já que essa é a tensão maxima da fonte de pc)Ae nao sei se 12v consegue passar por uma resistência dessas..

adicionado 53 minutos depois

Tô achando que deve ser isso mesmo..A tensão da bateria na placa-mãe tem que chegar no cristal certo? Pois bem;A tensão na bateria ta marcando 2v e no cristal tá chegando 0,11.Isso tá certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitor não é igual a resistor. 

A resistência de um capacitor varia conforme a carga que tem nele. 

Em circuitos de corrente contínua, a tensão não passa pelo capacitor diretamente. 

1 hora atrás, Adrianozx disse:

Tô achando que deve ser isso mesmo..A tensão da bateria na placa-mãe tem que chegar no cristal certo? Pois bem;A tensão na bateria ta marcando 2v e no cristal tá chegando 0,11.Isso tá certo?

A tensão da bateria é 3V, essa sua está fraca. 

A tensão do cristal é pulsante, então óbvio que seu multímetro não vai marcar a mesma tensão da bateria, será menor mesmo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adrianozx ,

 

O cristal trabalha oscilando, isto é, a tensão sobre ele varia em uma velocidade imensa, maior do que 1 milhão de vezes por segundo.

 

Por causa disso essa tensão chama-se Alternada.

 

Um multimetro só consegue ler uma tensão alternada puramente senoidal, e de baixa frequência, a grande maioria mal passa de 300 variações por segundo.

 

A forma de onda sobre o cristal não é uma senóide perfeita.

 

Entao, como pode ver, essa sua medição de 0,11V não significa nada ...

 

O óbvio é justamente pelo fato de você querer medir a tensão no cristal com um multímetro....

 

O certo é você pegar o esquema dessa placa e ver exatamente o que é necessário medir, mas também precisa Saber como medir, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, aphawk disse:

@Adrianozx ,

 

O cristal trabalha oscilando, isto é, a tensão sobre ele varia em uma velocidade imensa, maior do que 1 milhão de vezes por segundo.

 

Por causa disso essa tensão chama-se Alternada.

 

Um multimetro só consegue ler uma tensão alternada puramente senoidal, e de baixa frequência, a grande maioria mal passa de 300 variações por segundo.

 

A forma de onda sobre o cristal não é uma senóide perfeita.

 

Entao, como pode ver, essa sua medição de 0,11V não significa nada ...

 

O óbvio é justamente pelo fato de você querer medir a tensão no cristal com um multímetro....

 

O certo é você pegar o esquema dessa placa e ver exatamente o que é necessário medir, mas também precisa Saber como medir, ok ?

 

Paulo

É placa de desktop.Encontrar esquema de desktop é praticamente impossível.Mas esse seu texto vale ouro.Você me ajudou demais tirando essas duvidas que eu tinha.Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adrianozx ,

 

Bom, vou corrigir algumas coisas :

 

As modernas placas mães usam um módulo RTC em vez de um oscilador. A tensão da bateria mantém esse módulo RTC com as informações sobre data e hora mas também guardam toda a configuração do BIOS dentro dela.

 

Se quando você liga a placa-mãe aparece uma mensagem dizendo que perdeu os dados do setup ou coisa parecida, aí sim tem de seguir o circuitinho comutador , que recebe a tensão da bateria E também a da fonte de alimentação do computador quando ela estiver ligada.

 

Nada muito complicado, pois é sempre nível DC, e o multímetro dá conta disso ok ?

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!