Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Dei uma olhada rápida na busca com as palavras chaves da dúvida que tenho e não achei o que eu precisava, portanto se eu estiver criando tópico duplicado, desculpem e me direcionem!

Minha necessidade é a seguinte:

Usar uma fonte chaveada (precisa ser essa!) 36v 4,3a Maenwell para ligar 3 leds.

2 leds 36v 2,1a
1 led 36v 3,6a

Porém preciso operar eles da seguinte maneira:

2 leds 36v 2,1a (os dois juntos com metade da corrente da fonte 2,15a)

1 led 36v 3,6a (metade da corrente da fonte 2,15a)

E é aqui que entra minha dúvida! Como executar a ligação desses leds garantindo a corrente necessária para cada um conforme descrito?

Vi alguns DC-DC de corrente constante (que garante uma eficiência em cerca de 80% :/) porém não sei da opção de algo mais simples como algum limitador de corrente (provável que teria de aumentar a tensão da fonte para suprir a perda de tensão caso isso seja possível com algum LM). Alguns resistores quem sabe?

0bs* Terá um bom dissipador ativo para eles, temperatura não será problema, o dissipador estará menos que morno ao toque do dedo.

Espero ter deixado claro a minha dúvida. Conto com a ajuda dos Srs. que entendem de eletrônica, pois estou quebrando a cabeça ao imaginar a fonte jogar corrente demais para um led do que para outro. Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. Agradeço por me mencionar pois de fato não visito este forum. Se achar que deve, sugira ao moderador @BCPpra mover pro forum eletrônica ou espere ele decidir ou espere mais respostas de membros deste forum (o mais eficiente no meu ver).

Bem de minha parte (a prática) vejo da seguinte forma: Se o led é 36V, basta que aplique 36V neles e eles se viram pra manter a corrente (que deve variar com a temperatura); A grosso modo, ele possui um R interno. Se forem de p.ex. 100W cada, não vejo problema em dar um forcinha pro interno e ligar um R duns 2R2...1R 5W...10W em série e observar se o brilho te atende. Pra saber a I em cada, basta medir a V em cada R e fazer I=V/R. Se brilho bom e não ultrapassa 70% da Imax do d.s. do led, pra mim (mim) tá bom.

Apesar de supostamente ser de 36V, seu driver pode ser de corrente, neste caso, sem carga, a V é maior. Meça a V sem ligar nada pra ver. Também tome cuidado pois pode ser rabo quente, ou seja sem isolação da rede.

É o que tenho. Aguarde alguma solução teórica e/ou mais opiniões, ok?

abç

• Obrigado 1
Postado

@Isadora Ferraz muito obrigado por sua opinião, é de grande valor!

Verdade, 70% da potência é muito bom em se tratando de lux que é o que busco. Pelo medidor de lux do meu celular consigo observar que a quantidade de pigmentos RGBW de um led 50w de 12v ligado em 12,3v recebendo 2,3a em cerca de 30w e muito maior que na potência total da carga do led. Porém ao ligar em 10v e cerca de 1,2a os pigmentos RGBW ou LM/W aumentam mais ainda e é isso que busco nesses leds de 36v, qualidade em lúmens. Se acontecer do led mais forte de 3,6a puxar mais I do que os outros eu irei perder muito em se tratando de lumens com esse e aí eu buscava uma maneira de limitar a I desse led mais forte para garantir a qualidade da emissão de luz dele.

Porém acho que o mais simples será usar duas fontes de 75w de 36v que vai suprir muito mais fácil a minha necessidade e sem ter de enjambrar nada. 

Vou trocar a fonte, vai ser o melhor jeito.

Desculpa lhe fazer responder e ter essa paciência para me ajudar e eu acabar indo por outro caminho. Fico muito grato mesmo. Vou encerrar por aqui o tópico. Grato!

Mas vou deixar aqui para alguém que busca conhecimento sobre lux saber que quanto mais baixa a faixa de operação de um led mais pigmentos de cores ele emite.

Para aquarismo e horticultura é essencial a qualidade de luz de um led, nunca operem no máximo.

Se o amigo @BCP puder mover para o local correto fico grato e se alguém tiver uma solução de limitar a corrente e quiser postar vou me agraciar em saber como. Obrigado novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!