Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bloquear corrente alternada em um sentido


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Preciso bloquear a corrente alternada (ou tensão) em um sentido. Fiz um esquema bem básico para exemplificar melhor. A corrente segue em dois sentidos (interruptor e sensor). Porém quando o sensor for acionado, preciso que ela não retorne pelo local marcado pelo círculo vermelho. Qual componente eu posso usar sem que diminua a eficiência da lâmpada quando o interruptor for acionado?

 

Grato,

 

Anderson

Esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Afreitas que eu saiba a corrente alternada é um fluxo de elétrons que muda o sentido da corrente constantemente,se for em um só sentido vira continua,se quer em um só sentido tem que botar um retificador nesse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, guilherme appel disse:

@Afreitas que eu saiba a corrente alternada é um fluxo de elétrons que muda o sentido da corrente constantemente,se for em um só sentido vira continua,se quer em um só sentido tem que botar um retificador nesse circuito.

Coloquei um diodo 1N4007, porém a lâmpada ficou com menor luminosidade quando aciona o interruptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

que circuito é esse, filho?

Aqueles interruptores que tem um led ou néon dentro. 

Ali no esquema não aparece, mas o interruptor tem um terceiro fio ligado no neutro pra acender o piloto. 

@guilherme appel com o diodo série, a lâmpada funciona com meia onda, por isso fica mais fraca. 

 

@Afreitas a sugestão para o seu problema é um pouco complicada de resolver. 

A única solução que penso é colocar um relé pra alterar entre sensor e interruptor, mas por causa de uma simples néon/led acesa não vale muito a pena. 

 

Agora que está explicado, vamos ver se aparece alguém com uma ideia melhor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

que circuito é esse, filho?

Segue o circuito melhorado. O item em vermelho é a dúvida. A ideia é saber quando o interruptor está ligado, assim evitando que se espere o sensor desligar ou a lâmpada ficar ligada ad aeternum.

 

Esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Aqueles interruptores que tem um led ou néon dentro. 

Ali no esquema não aparece, mas o interruptor tem um terceiro fio ligado no neutro pra acender o piloto. 

@guilherme appel com o diodo série, a lâmpada funciona com meia onda, por isso fica mais fraca. 

 

@Afreitas a sugestão para o seu problema é um pouco complicada de resolver. 

A única solução que penso é colocar um relé pra alterar entre sensor e interruptor, mas por causa de uma simples néon/led acesa não vale muito a pena. 

 

Agora que está explicado, vamos ver se aparece alguém com uma ideia melhor. 

Gostei da ideia do relê. Ele poderia ficar antes do LED. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Afreitas disse:

Gostei da ideia do relê. Ele poderia ficar antes do LED. 

Vai ficar onde você circulou. 

 

O ruim é achar um relé pra 110VCA e quando acha é caro. 

adicionado 2 minutos depois

Eu buscaria outra alternativa, como por exemplo um interruptor com dois contatos (conheçido também como bipolar), um para o led piloto e outro para a lâmpada, dessa forma o sensor não interfere. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Vai ficar onde você circulou. 

 

O ruim é achar um relé pra 110VCA e quando acha é caro. 

adicionado 2 minutos depois

Eu buscaria outra alternativa, como por exemplo um interruptor com dois contatos (conheçido também como bipolar), um para o led piloto e outro para a lâmpada, dessa forma o sensor não interfere. 

Você saberia dizer quais seriam as especificações desse relê?

 

Será que esse serve?20190705_223109.thumb.jpg.d829a61f47cbfcc807d94caa913a2f5d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Afreitas disse:

Essa seria a melhor forma de tirar os 12v de 110v para acionar a bobina do relê? 

Não é a melhor forma, mas é a mais simples e barata. 

Que nesse caso vai te atender. 

Eu já fiz isso num freezer velho e funcionava. 

 

Os relés dessa placa se forem de 12 ou de 24V vão servir. 

O interruptor deve alimentar a bobina do relé e o led. 

Enquanto que o sensor deve ficar em paralelo com o contato do relé. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comércio de componentes da minha cidade é péssimo. Então encontrei o resistor de 470R somente de 3W. O capacitor de 680nF 400V somente de 155K 250V (usei dois em paralelo). O diodo foi o 1N4007. Funcionou, porém o resistor e o relê estão esquentando um pouco e a tensão de entrada no relê está em 170V com uma corrente de 15mA. Será que é normal ou vai pegar fogo ? O capacitor poderia ser o 685K 250V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Afreitas disse:

O capacitor de 680nF 400V somente de 155K 250V (usei dois em paralelo). 

Dois capacitores em paralelo se somam. 

155 = 1,5uF

Então agora você tem um capacitor de 3 uF. 

Muda a ligação, coloca os dois capacitores em série. Assim vão se dividir formando um capacitor de 750nF.

Capacitor de menor valor diminui a corrente, assim vai esquentar menos o seu relé. 

1 hora atrás, Afreitas disse:

O capacitor poderia ser o 685K 250V ?

Não. Esse aí é de 6,8uF.

680nF = 684 

 

O último número desse tipo de código é a quantidade de zeros. 

 

1 hora atrás, Afreitas disse:

a tensão de entrada no relê está em 170V com uma corrente de 15mA.

Tem alguma coisa errada, pois a tensão do relé tende a cair. 

170V só é encontrado com o circuito aberto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao colocar os capacitores em série, os componentes estão mais frios. A temperatura está de trabalho mesmo.

 

A tensão na bobina do relê continua 170V. Os componentes estão corretos e funcionando. Mas não vou me prender a isso, porque a ponte e o capacitor de 4.7uF são os responsáveis por esse aumento da tensão e o relê está funcionando perfeitamente.

 

Obrigado novamente. 

 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!