Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de uma pequena ajuda.

Durante toda minha vida usei estabilizador no meu PC, e deixei de usar há cerca de dois anos atrás, quando resolvi entender melhor de hardware.

A minha CX 500 ficou de 2012 até 2018 +/- no estabilizador, e hoje eu estou com uma certa preocupação.

Pretendo fazer um upgrade no PC e não conto que tenha de trocar a fonte, porém me disseram que fonte usada no estabilizador provavelmente já está danificada.

Existe alguma forma de descobrir a saúde em que se encontra a fonte? Queria saber se realmente está com algum problema, ou se ela se safou desses anos de tormenta...

Sem mais, muito obrigado pela atenção! 

Postado
7 minutos atrás, Carlos Augusto02 disse:

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de uma pequena ajuda.

Durante toda minha vida usei estabilizador no meu PC, e deixei de usar há cerca de dois anos atrás, quando resolvi entender melhor de hardware.

A minha CX 500 ficou de 2012 até 2018 +/- no estabilizador, e hoje eu estou com uma certa preocupação.

Pretendo fazer um upgrade no PC e não conto que tenha de trocar a fonte, porém me disseram que fonte usada no estabilizador provavelmente já está danificada.

Existe alguma forma de descobrir a saúde em que se encontra a fonte? Queria saber se realmente está com algum problema, ou se ela se safou desses anos de tormenta...

Sem mais, muito obrigado pela atenção! 

Acredito que o único teste que da pra fazer é testar cada uma das saídas com um multímetro (computador com carga) e ver se estão dentro da margem. Fora isso, desconheço uma forma acessível de testar uma fonte. 

Lembrando que precisa ser com um multímetro e o equipamento precisa estar com carga. Leituras de software (ou mesmo da BIOS) não são confiáveis.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, braconius disse:

Acredito que o único teste que da pra fazer é testar cada uma das saídas com um multímetro (computador com carga) e ver se estão dentro da margem. Fora isso, desconheço uma forma acessível de testar uma fonte. 

Lembrando que precisa ser com um multímetro e o equipamento precisa estar com carga. Leituras de software (ou mesmo da BIOS) não são confiáveis.

Hmm entendi, infelizmente fonte não é tão fácil de se verificar a saúde como um HD, por exemplo. Faz até sentido.

Terei de fazer uma consulta com esse aparelho então, quero ter certeza de que a CX não queimará os componentes no futuro...

Muito obrigado!

2 minutos atrás, DiF disse:

@Carlos Augusto02 @braconius Será que esse aparelho não resolve o lance de testar a fonte: Testador de fontes atx

Mas... por garantia, acredito que a melhor forma e mais segura é levar em uma assistência, já eles irão ter todos os equipamentos para testes e um diagnóstico mais detalhado.

Olha, esse aparelho eu não conhecia. Pelos comentários no ML, aparentemente é bem funcional. Vou ver se encontro algo mais no YT ou no Google mesmo.

É, acho que a solução mais garantida é levar numa assistência técnica. Só me assusta os preços, uma pequena consulta dessa deve custar caro! 

Muito obrigado! 

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Carlos Augusto02 disse:

Queria saber se realmente está com algum problema

Se o seu computador está funcionando, então a fonte não tem problemas.

O que você quer fazer é um preciosismo desnecessário. 

Mesmo assim quer testar a fonte? Leve a uma bancada que tenha um banco de cargas e um osciloscópio.

Testar com multímetro é quase que inútil. 

Postado
4 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Se o seu computador está funcionando, então a fonte não tem problemas.

O que você quer fazer é um preciosismo desnecessário. 

Mesmo assim quer testar a fonte? Leve a uma bancada que tenha um banco de cargas e um osciloscópio.

Testar com multímetro é quase que inútil. 

Ai eu vou nessa, coloco uma config nova e queima minha VGA por falta de cuidados.

Prefiro ter preciosismo desnecessário :). 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!