Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo uma fonte simétrica que funciona de 5,8V a 18V

A parte positiva funcionou perfeitamente

A parte negativa não estou conseguindo controlar. Não encontro a faixa linear do transistor.

Alguém consegue ajudar com isso ?

O arranjo não precisa ser igual ao abaixo. Aliás, basta que me digam a faixa de funcionamento (tensão) que eu me viro achando os resistores.

Aqueles IQ são as correntes quiescentes dos reguladores (tirados do datasheet).

Só tenho os componentes abaixo:

• Pot manual de 1k (ajuste grosso)
  • Pot multivoltas de 5k (ajuste fino)
  • Resistores 1/4W
  • 2N3904 (B=100)

Não tenho LM317 ou LM337

Já LM7805 e LM7905 tenho mais de dúzia

Caso o esquema pareça confuso, esclareço que estou usando voltagens positivas para regular o transistor da parte negativa, já que é NPN.

MultCrop.thumb.jpg.9732456bcbf26c275197730e87cca02c.jpg

Postado

A junção base-coletor de Q2 está polarizada invertida. Vb valerá sempre a tensão entre base e coletor polarizada diretamente, ou a tensão de um diodo, algo entre +0,6 e +0,8V.

Seu circuito não produz tensão positiva regulada e nem tensão negativa.

Seus CIs 7905 e 7805 fornecem tensão regulada de -5V e +5V entre a saída OUT e a saída GND. Como você não colocou os GND no terra, as tensões nos pinos GND estarão com referência da tensão NÃO REGULADA positiva.

Sugiro que descarte esse seu circuito.

MOR_AL

Postado

Só em último caso, @Renato.88.

A tensão nesse arranjo, embora alta (16,5V), não consegue aproveitar o máximo que o regulador permite (chega a 19V com transistor).

A não ser que eu esteja fazendo algo errado.

E a corrente nos resistores fica altinha: 40~50mA (R1=100R, R2=10k).

E mais: nesse arranjo não enxergo um jeito de usar meus potenciômetros de ajuste grosso e fino (1k e 5k respectivamente).

Obviamente, continuo aberto para esse tipo de controle, caso surja uma ideia.

Entendi, @MOR .

É uma prática válida (datasheet) inserir "circuitos" entre o pino central e o GND da fonte, mas realmente concordo que não faz sentido alimentar esse "circuito" com o lado não-regulado.

Tem alguma sugestão que não seja um simples divisor de tensão (sugestão do colega Renato.88) ?

Amp operacional sei que funciona, mas busco antes uma forma com componentes mais simples. Além disso, os operacionais que tenho são duplos (LM386), mas não aguentam a tensão entre linha, que é 19,7-(-19,7)=39,4V

Postado

@Sr. Burns já que insiste nos transistores....

A parte positiva, eu também já fiz e sei que funciona (você também comprovou isso). 

Para a parte negativa deve usar um transistor pnp e fazer o mesmo arranjo de cima. 

Coloque o resistor entre saída e comum nos reguladores, da mesma forma que a gente faz no lm317, assim a tensão fica mais estável. 

O circuito sem resistor é válido somente quando o regulador vai direto ou tem um diodo zener. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!