Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen ou FX? Qual é o melhor custo x benefício?


Posts recomendados

Amigos, tenho dois pc's. O mais antigo é um Phenom II X4 com 8MB de Ram DDR3. O Segundo que eu utilizava é um FX 8350 com 16GB Ram Corsair Vengance 2133 (2 pentes de 8GB), MB Asus M5A99X pro 2.0, Video NVIDIA GTX660Ti. Ontem ao ligar o pc com o FX acendeu o Led vermelho CPU_LED e o pc nao inicializou. Fiz vários testes e nada. Medi e todas as tensões da fonte e está tudo normal. Como essa placa Asus é compativel com os Phenom coloquei ele no lugar do FX e tudo continuou na mesma. Voltei o Phenom para o pc que ele estava e o danado não ligou mais. Acho que a placa Asus queimou os dois processadores. 

A opção agora é comprar outro processador e outra MB mas aí vem a dúvida. Ryzen ou FX? O primeiro é uma salada de tipos (1600, 2600, 3200 e por aí vai). Já os FX's são antigos e a única MB que achei próxima a que eu tenho é uma com chipset 970 contra o meu 990. Já os Ryzen eu só achei preço um pouco mlhor nos que tem vídeo integrado mas vi que isso limita o barramento PCI Ex a 8 e não 16, sem contar que teria que comprar novas memórias.

Sugestões são bem vindas e até uma configuração  com boa relação C/B.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@scolanzi No seu caso já não compensa mais investir em um FX porque teria um gasto semelhante ao que teria em montar uma maquina com Ryzen ,  Como o amigo acima disse hoje em dia o Ryzen 5 1600 é o melhor em custo beneficio entregando um desempenho bem acima do FX 8350 , Sobre a placa-mãe eu iria pra uma mobo com pelo menos um chipset B350 

 

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11048/placa-mãe-biostar-b350-b45m2-ddr4-amd-am4?gclid=CjwKCAjwscDpBRBnEiwAnQ0HQDjego8y9QRvf12HYiff7Z_JVwcLs2v9Una-HYK51FS_LQwcTGI8txoCIZcQAvD_BwE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@scolanzi "FX" e "custo x benefício" são expressões que não se adequam na mesma frase. Nunca combinaram, na verdade.

 

Se sua placa-mãe estivesse funcionando bem, você poderia pegar um FX 8300. Se ela realmente é o problema, definitivamente esqueça essa plataforma e vá de Ryzen. 

 

 

adicionado 0 minutos depois

Por sinal, quais são as fontes de alimentação desses seus computadores?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@scolanzi Boa fonte. Perguntei porque, se fosse ruim, justificaria danos aos componentes. Já levou em algum lugar para análise? É bem estranho esse seu problema. Talvez tenha outra causa. A fonte sempre esteve ligada diretamente na tomada?

 

Sério, se for trocar de kit, investir em FX nessa altura do campeonato é dar um tiro no pé. Até o Ryzen 3 1200, o mais baratinho e básico que existiu da série até agora, supera o FX 8300 em jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, KairanD disse:

@scolanzi Boa fonte. Perguntei porque, se fosse ruim, justificaria danos aos componentes. Já levou em algum lugar para análise? É bem estranho esse seu problema. Talvez tenha outra causa. A fonte sempre esteve ligada diretamente na tomada?

 

Sério, se for trocar de kit, investir em FX nessa altura do campeonato é dar um tiro no pé. Até o Ryzen 3 1200, o mais baratinho e básico que existiu da série até agora, supera o FX 8300 em jogos.

Eu mesmo testei a fonte. Sou eletrotécnico formado, embora aposentado, e tenho um certo conhecimento em eletronica. O fato é que esse defeito começou a aparecer faz uns 15 dias. Algumas vezes, ao ligar o pc, esse led acendia e não inicilizava. Depois de algumas tentativas ele arrancava até não partir mais. O Phenom 2 está em uma placa MSI 890GXM G 65 e estava funcionando. Coloquei na placa Asus e também não inicilizou. Voltei ele para a MB MSI e não inicializou mais embora todo o sistema sobe mas não incializa,  nem pela placa de vídeo e nem pela VGA onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@scolanzi Digo, analisar não a fonte, mas o restante da máquina em si, profundamente. Meu texto ficou confuso. Apenas porque seria algo bem difícil (embora possível, infelizmente) a placa-mãe ter queimado os chips. 

 

Bem, de qualquer forma, a melhor compra a ser feita atualmente seria um kit Ryzen 5 1600 mesmo. É um processador extremamente poderoso que custa pouco mais de R$600,00. As memórias atuais você vai ter que vender. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@scolanzi Digo, analisar não a fonte, mas o restante da máquina em si, profundamente. Meu texto ficou confuso. Apenas porque seria algo bem difícil (embora possível, infelizmente) a placa-mãe ter queimado os chips. 

 

Bem, de qualquer forma, a melhor compra a ser feita atualmente seria um kit Ryzen 5 1600 mesmo. É um processador extremamente poderoso que custa pouco mais de R$600,00. As memórias atuais você vai ter que vender. 

Vou desmontar e fazer uma verificação minuciosa da placa, ver capacitores etc...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando a carga. Vou ter que comprar peças novas. A placa-mãe e o processador pifaram mesmo. Estou pensando nessa configuração:

placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X

Processador Ryzen 5 3200

Memoria Kingston fury.

 

É verdade que os processadores Ryzen G limitam o barramento PCIe em 8X mesmo utilizando  uma placa de vídeo dedicada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!