Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo Do Athlon 643500+ 90nm Vs 130 Vs Pentium 4


edurm

Posts recomendados

%7Boption%7Dhttp://www.materiel.be/images/biblio/logos/000000000043.jpg' border='0' alt='' />Todos esperam que um processador ao ser fabricado num processo industrial menor reduza o o seu consumo e dissipação térmica. Apesar disso, os Prescotts não conseguiram confirmar a regra por uma série de motivos. O site Techreport aproveitando que a AMD está com vários processadores sendo fabricados em 90 nanômetros, produziu um teste em que foram comparados o Athlon 64 3500+ de 130 e 90 nanômetros e um Pentium 4 de3.4GHZ, também produzido do mesmo jeito. O teste foi com o seguinte equipamento: Asus A8V Deluxe motherboard, 1GB de Corsair XMS 3200XL DDR400 , NVIDIA GeForce 6800 GT , Asus DVD-ROM , uma HD Maxtor MaxLine III 250GB SATA ,e uma fonte OCZ PowerStream 470W. (O Athlon 64 3800+, de 130nm, foi underclocked para 2.2GHzchip). Resultados:

%7Boption%7Dhttp://techreport.com/etc/2004q4/90nm-power.gif' border='0' alt='' />

TechReport

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca meu, 200W de consumo??? :ahh:

haja fonte eim.

Se bem que quem gasta uma quantia em dinheiro bem relevante num micro desses com certeza querera que funcionem bem e bem seguros, não se importaria em gastar uns 300 ou 400 reais numa fonte descente.

Mas mesmo assim, é muita coisa, rapaz.!!!

teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@04 out 2004, 21:28

O Athlon 64 3800+, de 130nm, foi underclocked para 2.2GHzchip

claro q um processador que rode 1Ghz a menos vai esqnetar menos! eu hein cada coisa q me aparece

É, mas esse processador que roda a 1ghz a menos tem tanto desempenho quanto ao que roda a 1ghz a mais...

ps: desculpe, não tinha reparado que era do pc todo,foi mau!

teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori+05 out 2004, 08:34QUOTE (Gregori @ 05 out 2004, 08:34) mar_tchello@04 out 2004, 21:32

É, mas esse processador que roda a 1ghz a menos tem tanto desempenho quanto ao que roda a 1ghz a mais...

É exatamente isso que importa, os clocks altos tem as suas desvantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt+05 out 2004, 15:57QUOTE (readme.txt @ 05 out 2004, 15:57)
Postado Originalmente por Gregori@05 out 2004, 08:34

mar_tchello@04 out 2004, 21:32

É, mas esse processador que roda a 1ghz a menos tem tanto desempenho quanto ao que roda a 1ghz a mais...

É exatamente isso que importa, os clocks altos tem as suas desvantagens.

claro tb concordo plenamente. mas acho q uma comparacao justa seria 2 processadores trabalhando no mesmo clock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori+05 out 2004, 16:17QUOTE (Gregori @ 05 out 2004, 16:17) readme.txt@05 out 2004, 15:57

claro tb concordo plenamente. mas acho q uma comparacao justa seria 2 processadores trabalhando no mesmo clock

Então vamos comparar um Athon 64 rodando a 1.8 GHz com um P4 rodando a 1.8 GHz.

Qual terá desempenho maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, acho q vocês não estão me entendendo...

não estou dizendo q o clock é o que importa, nem q o principal do processador é o clock.

eu estou falando q a principal razao dum processador aquecer é o seu clock, logo sem compararmos processadores com clocks diferentes, eles terao resultados diferentes

só c eu estiver errado, se o principal motivo dum processador aquecer não é o clock alguem me explique o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por readme.txt@05 out 2004, 16:25

só c eu estiver errado, se o principal motivo dum processador aquecer não é o clock alguem me explique o que é.

Não é apenas o clock. O clock evidentemente é um dos fatores. Os outros são a tensão (Vdd) e a própria estrutura do processador (que tem uma capacitância).

A potência total é dada pela potência dinâmica (que depende do uso) mais a potência estática.

Apenas uma parte da potência dinâmica depende da frequência do processador. Essa parte é devida as constante alternância dos transistores do processador (ao processamento, em outras palavras) e é dada pela multiplicação da capacitância efetiva (pois depende quais partes do proc estão ligadas ao circuito) vezes a frequência e vezes o quadrado da tensão (portanto a tensão é muito importante para um consumo baixo) e ainda multiplicado por um fator de "atividade" (depende da alternância do estado dos transistores).

Ainda existem outro componente da potência dinâmica, que é a potência de curto-circuito.

Somado a potência dinâmica existe também a potência estática e um dos componentes desta é a já famosa "leakage power" (ao pé da letra é um vazamento mesmo, pois é produto de correntes espúrias de cada transistor mesmo com estes no estado de não condutor). Essa potência foi uma das que aumentou bastante no novo processo 90nm da Intel e ela tem particularidades estranhas, que se você baixar demais a tensão, essas correntes espúrias aumentam absurdamente, então muitas vezes é melhor manter uma tensão mais alta e evitar isso.

Conclusão, dizer que apenas a frequência é o fator de o P4 consumir mais não é correto. O consumo depende desde o número maior de transistores do processador, ao processo de fabricação e muito outros fatores.

O que eu leio é que antes (processo 130nm) a potência estática de um processador não passava de 25% e agora nos processadores 90nm da Intel já chega a praticamente 50% da potência total e a expectativa é que no próximo 65nm passe de 60%.

Acho que você entendeu que o clock é apenas um dos fatores, mas de forma alguma é o único ou mesmo o principal.

Não cabe a esse fórum dizer aonde é que a Intel peca e pode melhorar (ela mais do que ninguém sabe das consequências das suas escolhas). Cabe somente dizer que os processador x consome mais do que y. Isso é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@05 out 2004, 19:58

brigadao pela explicacao cara.  :joia:

mas como você mesmo disse, o ''clock é um dos fatores'' então só por sem ''um dos '' torna a comparacao injusta

Readme.txt pensa assim, vamos deixar a questao de justiça de lado:

você tem um ou dois computadores na sua casa e eles são esses Pentium 4 3.4 em questão, suponha que você os use para trabalho e o uso médio deles é de 10 a 12 horas por dia ....

Quanto os dois computadores equipados com os P4 vão consumir no final do mês ???? vamos supor que 100X

Agora suponha que ao invés desses pentium 4 você tivesse dois computadores com Athlon-64 fazendo as mesmas tarefas e com o mesmo rendimento (melhor ou pior dependendo do programa em uso) o seu consumo no final do mês seria algo em torno de 60X

Agora vamo supor que cada X é um Real ( R$ 1,00 ) no final do mês você terá economizado R$ 40,00 reais (R$ 480,00 num ano) - fazendo a mesma coisa só que com um processador que além de consumir menos energia esquenta menos.

Agora aqui vai a deixa:

Imagine um Empresa com 100 COMPUTADORES

No final do mês a enconomia poderia representar MUITO, MAIS MUITO DINHEIRO MESMO,

Tai um bom argumento, concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@05 out 2004, 22:06

Tai um bom argumento, concorda?

concordo plenamente!!! nunca disse o contrario

mas parece q ninguém aqui me entendeu. bom deixa pra la vai...

Eu entendi perfeitamente, mas infelizmente como você quer não dá. Como você quer é que compare um intel de3.4G com um AMD de 3.4G, mas isto neste momento é inviiável por isto contente-se por enquanto só com os PR dos AMD pois se a AMD consegue Com um clock bem menor chegar a ser comparado a um intel com efetivos 3.4G parabéns pra ela, e eu não acho injusto pois o concorrente do intel 3.4G é o AMD de PR3400+, agora se o 3400+ não seria justo se comparado ao teste em questão viria então ao caso de ser nulo o teste, coisa que naõ tem nada a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora se o 3400+ não seria justo se comparado ao teste em questão viria então ao caso de ser nulo o teste, coisa que naõ tem nada a ver.

Concordo plenamente.

A AMD tá com processadores que por mais que digam ser injustas as comparações, ou por ser um arquitetura 64 bits e o outro arquitetura 32 bits, ou por um ter clock menor ou maior, que na maioria dos testes comparativos (diga-se de passagem, todos que vi ate agora em sistemas de 32bits) vem batendo nos processadores intel.

Não importa se tem clock menor ou se é 64 bits, porque a forma que os testes são feitos são para deixa-los o mais "equiparaveis" possivel (usando por exemplo os CONCORRENTES DIRETOS p/ venda no mercado), sendo assim prova-se que a AMD ta com processadores de desempenho melhor ou semelhante, e ainda com clocks menores e menor consumo.

VIVA A AMD!! :palmas: :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!