Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suspeitas sobre funcionamento de fonte: Corsair CX 450


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite/madrugada :v

Eu comprei um setup novo já que o meu anterior queimou a placa-mãe e o processador por motivos que não consigo entender... Poderia ter alguma relação com a fonte?

 

Estou com medo de colocar a nova placa que vai chegar provavelmente quinta-feira ou segunda-feira e ela também ser danificada, comprei até um novo filtro de linha, dessa vez da campler com multiproteção.

 

A fonte que utilizo é a CX450, teria como eu saber se ela foi o motivo da queima de equipamentos?

 

Eu lamentavelmente não terei dinheiro para repor mais nenhum equipamento por um bom tempo, então gostaria muito de identificar o problema antes da nova placa-mãe+CPU+RAM chegar

 

(Tenho uma placa de vídeo também :v não sei se ela tenha queimado junto)

 

(OBS: Aqui em casa não tem aterramento para tomada e o cabo da fonte esta com o terceiro pino removido por um técnico de antigamente) (Tive que reaproveitar o cabo já que não veio nenhum junto com a fonte, já procurei em minha cidade se alguém tinha para vender, não encontrei nenhum)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto :v as "assistências técnica" daqui não são muito boas... tenho um multímetro, porém como deve ser realizado o teste? 

 

(OBS: eu consigo ligar ela normalmente com clipe de papel, ela fica rodando de boa... só não sei se ela esta com algum problema)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Coloque o multímetro em corrente continua geralmente é para o lado esquerdo, então você vai colocar em "20" e fazer as

coloca o preto no terra e o vermelho seguindo a ordem da imagem que deixei em anexo, tem que estar certinho cada pino a tensão igual da imagem.

089b2863672e7e29bf4f91bee3e9205f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto Precisa do jumper :v ... acabei de realizar os testes e me deparei apenas naquele azul com -12.23~12.24v ... isso seria algum problema? (Alguns tiveram variação de 0.03+ nos de 5v) (E no roxo 0.03-)

 

:v se isso ta ok quer dizer que não tenho nenhum problema na fonte? (Nenhum curto?)

 

Se não foi a fonte... O que será que fez queimar a placa-mãe e o processador :V) (Tô intrigado com medo de queimar a nova placa por isso dnv)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto coisa de 5.03v ficam... Ou o roxo que é sB e não dC  fica em 4.97v

 

Acho que poderia ser o multímetro também... Vou medir novamente e logo coloco aqui (agora estou almoçando)

 

@Rodrigo LazarottoLazarotto o resultado é o seguinte:

 

3.32-3.33v  3.32-3.33v

3.32-3.33v  -12.25-12.26v

-----------------  -----------------

5.02-5.03v  jumper

-----------------  jumper

5.02-5.03v  -----------------

-----------------  -----------------

4.96-4.97v  -----------------

5.02-5.03v  5.02-5.03v

12.05-12.06v  5.02-5.03v

12.05-12.06v  5.02-5.03v

3.32-3.33v  -----------------

 

 

Segurando as duas pontas percebi que o multímetro tá com variação de 0.01+ (so com as mãos fica entre 0.01 0.00 ou até mesmo 0.03... quando mudei o cabo por que um estourou até a tensão mudou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Bom aparentemente esta normal sua fonte, bom entao poderia ser algo como sua eletricidade estatica, pode ter danificado alguma peça ai quando você ligou piorou mais, ou a placa-mãe simplesmente morreu nao necessariamente por causa da fonte. se e fonte estivesse em curto estaria apresentando algum problema nas mediçoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto Então será que não tenho nenhum risco de ligar a nova placa que esta por chegar? (Será que curto nos conectores do gabinete teria algo a ver? Tem como descobrir se tem curto?)

 

Não sei se poderia ser energia estática pois estava descalço e simplesmente tomei o maior cuidado para não tocar em nenhum componente além dos cooler que era o que estava arrumando

 

 

:v outra coisa ... será que a placa de vídeo morreu junto ? (O R5 2600 não tem vídeo integrado ;-; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Eu acredito que a placa esteja viva ainda,por que não acho que tenha sido a fonte,mas  você poderia testar em outro pc,tanto a placa quanto a fonte, você pode testar também os conectores que vão para a placa e os que vão para o processador para ver se não estão em curto, ai teria que ver quais são as tensões de cada conector.

adicionado 2 minutos depois

@Arthur Guillermo Me tira uma duvida também, você ja ligou esse pc e ele morreu do nada ou você foi ligar a primeira vez e ele morreu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto o processador é certeza que morreu, testei ontem novamente depois de atualizar a BIOS do meu primo (eu dei minha antiga placa para ele ...) Já que a que queimou tinha pedido pelos slots de RAM... 

A minha placa que queimou também testei no processador dele e deu o mesmo problema .. fica loop de reiniciar o tempo todo...

 

O que aconteceu referente ao queimar... Eu tinha arrumado um dos dois cooler que ia arrumar... E liguei, funcionou beleza, desliguei novamente fui consertar o outro e voltei a instalar no gabinete, quando tentei ligar tava assim sem + sem - ... Não toquei na placa... Evitei isso ao máximo porém morreu não sei como

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto eu não mexi no processador além que seja depois que queimou... Que fui fazer o teste na placa do meu primo e deu o mesmo problema que a placa-mãe... Fica só reiniciando (não chega a iniciar a BIOS)

 

O computador antes do concerto do segundo cooler estava tudo bem... Depois que veio o problema, não creio que seja os cooler o problema pois afinal testei só com a fonte todos estão ok... E a fonte também aparenta estar ok... (Sobre o ATX de 4 pinos teria que testar também?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto reiniciando (O mesmo acontece quando coloco o processador dele na minha placa-mãe)

 

(A placa dele é uma H61M-DS2 rev2.0, atualizei ela ontem para versão F9 para testar o processador :v (Processador esta a partir da versão F7 da BIOS porém a dele tava numa F6 coisa que nem ta mais no site da gigabyte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto Kkk o medo é estragar o dele :v, porém já testei com a RAM e Processador... o que falta é a placa de vídeo e a fonte... porém da medo de colocar algo e dar curto na dele :v (Tenho uma bem antiga aqui em casa que era dele, Socket 1151 porém ta sem cooler para o processador... e acho que não ta dando imagem...) (Mesmo assim fiz um teste com a fonte e ela ligou :v testei identificar com o SYS_FAN que ligou o cooler do gabinete) A placa de video liga também, só não da imagem que nem a própria placa

 

Mais tarde poderia testar minha placa de vídeo na casa dele...

 

(A fonte será que com esse teste que fiz na antiga não é o suficiente?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!