Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu tive 3 TVs queimadas em menos de um ano e estou desconfiado de minha rede elétrica. 

Tenho vários computadores em casa, todos com fontes estabilizadas e não tive nenhum problema com eles.

Por este motivo, pesquisei em vários sites sem conseguir encontrar nenhum projeto que realmente desse segurança dentro de um orçamento pra lá de apertado que eu tenho.

Então eu tive a ideia de utilizar um circuito com varistores em série/paralelo, como se fosse um bloqueador em sequencia em meu circuito que é de 127V.

O meu maior receio era usar um varistor com tensão muito alta (300 ou 250V) o que na pratica não daria proteção maxima à rede que é de 127V, pois os picos abaixo da faixa de proteção destes varistores iriam passar e causar danos do mesmo jeito.

Então comprei 4 tipos de varistores e penso em instala-los entre a fase e o terra na seguinte ordem:

Fusível 6A na Fase 127

Varistor 20K 250V logo após ao fusível

Varistor 14K 175V logo apos o varistor de 250V

Varistor 10K 150V logo após o varistor de 175V

Varistor 10K 130V logo após o varistor de 150V.

A minha ideia é ter um circuito com varistores que tenham capacidade maior de absorção e atenuar os surtos de tensão (sobretensão) aos poucos até a tensão normal prevista para uso nos equipamentos.

Eu escolhi o fusível de 6A, pois sei que ele só se rompe imediatamente se a corrente elétrica estiver em torno de 200% da nominal e rompe em 150% após alguns minutos, o que está bem fora de minhas espectativas de proteção.

Não coloquei varistor no neutro, pois não ví sentido em interromper o neutro em um circuito Fase/Neutro, pois neste caso teria que colocar um fusível no neutro e sei que o neutro jamais deve ser desligado.

Ouvi falar que o uso de varistores em extensões com mais de 10 metros precisa de atenuadores devido ao efeito da reflexão da onda, por isso coloquei um limite de 5 metros da entrada dos aparelhos, para evitar este efeito insesejado, mas não sou mestre para afirmar que estou certo sobre este assunto.

Acredito que este seja um circuito de baixo custo com eficiencia de proteção difícil de encontrar nos filtros de linha do mercado e deve ter uma grande durabilidade com preço muito em conta (gastei R$ 20,00 no projeto).

Meu esquema de montagem ficou assim:

356821622_VaristoresemParalelo.jpg.a6f9b157372d7ccf8bbd8ecf16c35587.jpg

Este circuito acredito que venha a servir para rede de 220V (fase/fase), com o uso dos mesmos varistores nas duas fases e em redes 220V (fase/neutro) dobrando o valor dos varistores que estou utilizando.

Postado

Olha o varistor de 250V pra uma TV da a mesma proteção que um de 150V pois geralmente TVs são full range e funcionam entre 90 e 240V sem problemas, alem do que surtos elétricos atingem muito mais que 250V...

Teu varistor de 130V vai acabar queimando sozinho por estar bem próximo da tensão nominal da rede, e o de 150V também  pode vir a queimar caso ocorra uma falta de neutro, o varistor de 150V só seria util se você tiver um som ou radio que ainda tenha a chave seletora.

Era melhor ter usado três varistores grandes de 250V entre fase neutro, neutro terra e fase terra. pois no esquema atual um surto entre neutro e terra, comum no caso de queda de raios, poderia queimar seus equipamentos.

Postado

Moyano,

Eu moro nesta casa a 20 anos e nunca tive problemas com o circuito elétrico antes. Fiz a medição na saída do relógio em dias diferentes e horas diferentes, notei variação entre essas medições entre 115V e 133V.

F4B10,

Concordo plenamente com sua observação, por isso eu inseri os varistores de 250 e 175 antes do 150, com o único objetivo de protege-los em sequencia e o de 150 para proteger o de 130, pois acredito que desta forma a dissipação entre os varistores não será suficiente para queima-los, mas isso é minha teoria. Ainda não instalei os componentes estou aguardando a chegada do DPS de 385V que comprei pela ML.

Quanto ao varistor de 250v, ele seria protegido pelo DPS de 385V, que vou instalar no relógio, e além disso, mesmo com a ausência deste DPS, o fusível de 6A, vai abrir bem antes que a temperatura venha a causar danos aos varistores. Então acredito que os componentes vão durar bastante tempo, pois a carga sempre será amortizada entre os elementos.

Penso em seguir sua sugestão de colocar varistores entre o neutro e o terra (mas sem fusível no neutro) como proteção adicional.

Postado
6 horas atrás, eugeniovalenca disse:

Penso em seguir sua sugestão de colocar varistores entre o neutro e o terra (mas sem fusível no neutro) como proteção adicional.

Varistor sem fusível é inútil. 

Postado

Renato.88, boa noite.

Você tem razão e estou vendo que realmente usar o varistor sem fusível é inútil, analisei seu comentário e vi que a única solução seria se eu ligasse um terceiro varistor entre o neutro e a fase, assim a sobretensão iria fazer o fusível da fase atuar e proteger o sistema.

Mas como eu falei anteriormente, jamais deve-se usar fusível no neutro, pois os circuitos dependentes do neutro com a fase ligada podem queimar do mesmo jeito, dependendo dos equipamentos que estão ligados na tomada.

Obrigado por sua ajuda em esclarecer e aprimorar para melhor o meu projeto.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!