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Computador só liga após apertar o power várias vezes


Ir à solução Resolvido por DineiX,

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Digo que é um mistério porque depois de uma verdadeira maratona para conseguir ligar o PC, ele funciona normalmente o dia todo até tarde da noite.

 

Setup do PC:

MoBo Gigabyte Z77M-D3H
CPU Core i7 3770s
RAM 1x8GB HyperX Fury 1866 MHz
GPU GTX 960 Gigabyte 4GB
1 SSD 480GB Sandisk
1 HDD 2TB Seagate
APU Gamemax 500 w


Ontem quando liguei o PC aconteceu dele ligar por cerca de 2 segundos (os leds acenderam e as ventoinhas funcionaram) e em seguida desligou. 
Cerca de 4 ou 5 segundos depois ele ligou novamente.
Esperei um pouco e tudo parecia funcionar normalmente.
Mas, resolvi desligar e ligar novamente para ver se acontecia de novo e foi isso mesmo que aconteceu.

 

Como eu precisa usar o PC para trabalhar resolvi deixar para investigar isso mais tarde.
Trabalhei o dia todo com o PC sem nenhum problema.
No final da tarde desliguei o PC e ao religar o problema apareceu novamente.
Abri o gabinete, desconectei todos os cabos, limpei todos os conectores e coloquei tudo de volta.
Agora o PC somente liga após pressionar o botão Power muitas vezes (muitas mesmo).

 

O que eu já fiz:

 

A BIOS já está atualizada com a última versão (faz tempo).
Limpei todos os conectores.
Testei a fonte com um testador com display digital e somente o -12v acusa -11.5v, o restante está tudo OK (+12v, +5v, -5v, +3.3v).
Também testei a fonte com um multímetro e a única diferença do teste anterior é que o +12v acusa +11.82v e o -12v acusa -11.2v.
Porém, no HWMonitor, no Speccy e inclusive na tela da BIOS as voltagens são exibidas sem as alterações apontadas no multímetro.
Tentei ligar o PC somente com o processador conectado e não liga (o restante estava tudo desconectado). Nenhum sinal, nenhum beep.
Adicionei a memória e também não liga e nem dá beep.
Inverti os botões POWER e RESET para usar o reset como Power e não funcionou.
Tentei ligar unindo os jumpers com uma chave de fenda direto na MoBo e também não ligou.

 

Só liga depois de muuuuitas tentativas (seja com o botão Power ou com a chave de fenda direta nos jumpers).

 

Fiz um CLEAR CMOS e consegui, depois de muitas tentativas, dar boot carregando a configuração padrão da BIOS. 
Mesmo com a BIOS padrão o problema persiste.

 

Depois de novas tentativas de ligar, entrei na BIOS somente para alterar o necessário (habilitar AHCI, portas Hot Swap, entre outros quesitos básicos - Não alterei nenhum clock ou tensão).
Rodei o programa de teste OCCT que estressa o PC em 100% e faz o monitoramento (esse programinha é bom). Rodou o teste por mais de 10 minutos sem nenhum erro.

 

Também rodei o teste de estresse completo do Aida64 e tudo correu bem.

 

Uso constantemente o HWMonitor (abre com o Windows) e as voltagens e temperaturas sempre estão dentro dos limites normais (mesmos durante os games).

 

Depois que o PC liga, ele funciona sem nenhum problema, inclusive durante os games (as jogatinas seguem por muitas horas).

 

Por fim, se eu desligar o PC, depois tenho que rezar uma novena inteira enquanto aperto o botão Power na esperança do PC ligar.

 

Minha conclusão: pode ser algum problema na MoBo, CPU ou APU (menos provável) - acho que nessa ordem.

 

Se alguém puder sugerir algo que eu ainda não tentei, ficarei agradecido.

 

P.S.: Gostaria de testar com outra fonte (APU), mas não conheço ninguém que poderia me emprestar uma.
 

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1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

Usa estabilizador?

Na vezes que o PC liga, o horário do windows está normal ou está atrasado?

O tempo está muito frio/chuvoso/úmido?

Sim, uso filtro de linha e um estabilizador.

Sobre o horário, não reparei nesse detalhe.

O tempo aqui está agradável, a temperatura de manhã fica em torno de 20 a 25 graus e a tarde em torno de 30 graus. Não choveu recentemente, então a umidade não está alta.

 

 

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4 horas atrás, DineiX disse:

Sim, uso filtro de linha e um estabilizador.

Sobre o horário, não reparei nesse detalhe.

O tempo aqui está agradável, a temperatura de manhã fica em torno de 20 a 25 graus e a tarde em torno de 30 graus. Não choveu recentemente, então a umidade não está alta.

 

 

 

Fez um teste de bancada ?

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  • Coordenador
6 horas atrás, DineiX disse:

Sim, uso filtro de linha e um estabilizador.

Retire o estabilizador (que é uma bomba que irá destruir sua fonte) e faça o teste.

 

14 horas atrás, DineiX disse:

P.S.: Gostaria de testar com outra fonte (APU), mas não conheço ninguém que poderia me emprestar uma.

APU = Accelerated Processing Unit. É a denominação que a AMD usa para conceituar seus processadores com vídeo integrado.

 

PSU = Power supply unit. Fonte de alimentação.

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13 horas atrás, DineiX disse:

Sim, uso filtro de linha e um estabilizador.

Sobre o horário, não reparei nesse detalhe.

O tempo aqui está agradável, a temperatura de manhã fica em torno de 20 a 25 graus e a tarde em torno de 30 graus. Não choveu recentemente, então a umidade não está alta.

 

 

Perguntei do horário pois pode ser que a bateria cmos da placa-mãe tenha descarregado. (quando a bateria descarrega completamente, ela pode entrar em curto, impedindo a placa-mãe de ligar).

  • Obrigado 1
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  • Solução

Bom, para concluir como resolvi o problema:

 

Versão resumida: a fonte era a culpada. Coloquei uma nova e está tudo OK.

 

Para aqueles que querem saber mais sobre esse problema, segue os detalhes:

 

Eu estava deixando o PC ligado direto, pois a última vez que desliguei foi preciso tentar quase DUZENTAS vezes (sim, eu contei) 

apertando o botão do power para conseguir liga-lo.

 

Meu receio era que ia chegar um momento em que ele não ia ligar mais.

 

Ontem de manhã consegui uma fonte emprestada, pois apesar de aparentemente a minha estar com as voltagens corretas, eu queria ter certeza que o problema não era ela.

 

Desliguei o PC, tentei ligar de novo e como era esperado ele não ligou.

 

Troquei a fonte e a mágica aconteceu. O PC ligou normalmente.

 

Desconectei os discos e fiz vários e vários testes de ligar e desligar. Tudo OK, agora o PC liga de primeira. Resultado: comprei uma fonte nova e o problema acabou.

 

Só para deixar registrado para aqueles que no futuro vierem a ter o mesmo problema, saibam que pesquisei bastante na internet sobre isso e nas postagens onde houve uma conclusão (infelizmente, mesmo com muita gente tentando ajudar com dicas, a maioria fiquei sem saber como o autor resolveu o problema – as postagens pararam sem uma conclusão) em grande parte o responsável era a fonte e somente em poucos casos era a placa-mãe.

 

Houve um caso onde a pessoa desmontou o PC para limpeza e depois não conseguia liga-lo e nesse caso específico ele havia retirado o processador e ao colocar de volta ele se esqueceu de puxar a alavanca da trava fazendo com que o processador ficasse sem um contado adequado na MoBo.

 

Conversando com o técnico da loja onde comprei a fonte ele afirmou que na maioria dos casos do PC ligar somente após várias tentativas o problema costuma estar relacionado à fonte.

 

Então, se você fez tudo que mencionei no início deste post e sua fonte parece estar funcionando bem, teste com uma outra fonte para ter certeza que ela não é a culpada do problema.

 

Só para constar, acompanhei um tópico grande em outro fórum onde o autor tinha esse mesmo problema e ele testou sua fonte no computador do local de trabalho (já que ele não podia fazer o inverso) e lá o PC ligou normalmente.

 

Sendo assim, ele havia chegado à conclusão que o problema era a MoBo e ia comprar uma nova.

 

O post ficou parado nesse ponto por muito tempo até que um dia alguém resolveu ressuscitar o tópico perguntado se ele havia trocado a placa-mãe.

 

O autor respondeu que não, que no final a culpada era realmente a fonte. Ele disse que havia comprado uma nova e que desde então tudo estava funcionando normal.

 

E por fim, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao pessoal aqui do fórum que tentou me ajudar. A vocês, meu muito obrigado e um grande abraço a todos.

 

P.S.:

Em 26/07/2019 às 06:52, KairanD disse:

PSU = Power supply unit. Fonte de alimentação.

 

@KairanD Verdade meu amigo, desculpe minha falha. Comecei a trabalhar profissionalmente com informática em 1984 numa empresa de processamento de dados que possuía um computador da marca Edisa modelo ED-311 (um verdadeiro dinossauro - era maior que uma geladeira sem contar o console e as unidades de discos que eram separados). Depois de tanto tempo, acho que estou ficando muito velho e a memória para guardar tantas siglas e termos técnicos do universo da informática já não é mais a mesma rsrs. Grande abraço.

 

 

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  • Coordenador

@DineiX Obrigado por dar retorno sobre a solução do problema. Marquei sua resposta como solução para que possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema. 

 

Apenas para reforçar: estabilizadores são equipamentos nocivos que prejudicam todo e qualquer equipamento eletrônico. Para fontes com PFC ativo, como sua Gamemax GM 500 (é ela, certo?), são extremamente danosos. Sua fonte provavelmente estragou por culpa do estabilizador, ou seja, mal uso. Qual fonte você comprou? Retire o estabilizador para não danificá-la também:

 

 

 

image.png

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@KairanD Grato pelas dicas. Assisti ao vídeo e também li o tópico que recomendou. Me convenceu a retirar o estabilizador. A fonte que eu tinha era uma Gamemax modelo ATX5850W que veio num PC que comprei em 2012. Com o passar do tempo fui fazendo upgrade e a única coisa que sobrou desse PC foi a unidade de DVD e essa fonte. Eu pretendia comprar uma Corsair VS500 que está em promoção porém iria levar de 7 a 9 dias para chegar aqui e eu precisava de uma fonte pra ontem. Moro numa cidade não muito grande (cerca de 130 mil habitantes), mesmo assim tem várias lojas de informática. Porém, metade delas não tinham o produto disponível e a outra metade somente fontes genéricas. Apenas em uma única loja encontrei, por coincidência, uma Gamemax GM500. E era a última peça. Então, essa foi minha única opção. Esse modelo, com certeza, é muito superior ao modelo antigo, então espero que ela dure um bom tempo também. Forte abraço e obrigado pela atenção.

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  • Coordenador

@DineiX Essa ATX 5850 da Gamemax é um produto genérico criminoso que nem deveria ter sido conectado ao seu computador. Veja a etiqueta dela:

 

image.png

 

Ela é capaz de fornecer, conforme o fabricante, apenas 14A na linha de +12V. Considerando que um computador moderno puxa quase toda a energia que precisa dessa linha, e no máximo irá puxar 40W das demais linhas, essa fonte seria capaz de fornecer apenas:

 

P = 12V x 14A + 40W = 208W. 

 

Ou seja, é muita cara de pau terem colocado uma etiqueta de 500W nela. Para mais informações:

 

 

Seu computador consome bem pouca energia e essa foi sua sorte. Você poderia ter perdido a placa-mãe, o processador, a placa de vídeo, o HD ou tudo se isso aí tivesse explodido. E o estabilizador apenas piorava a situação.

 

A Gamemax GM 500 (em suas duas versões) foi testada pelo TecLab. A primeira versão explodiu na bancada de testes. Contudo, considerando que você comprou a fonte por agora, deve ter pegado a mais nova. A mais recente foi aprovada, mas opera com ripple e temperatura altos em carga. Não compromete e não vai causar danos ao seu computador, ainda mais levando em consideração que sua configuração ficará muito distante do limite da fonte, mas não é um produto que eu teria recomendado. Enfim, você pode usá-la sem risco.

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