Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. É meu primeiro post aqui no Clube do Hardware. E é sobre um problema que está me atormentando há cerca de um mês.

Meu computador (recém montado) está dando tela azul constantemente - quase sempre com o código IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. Costuma acontecer durante jogos, downloads , instalações e já ocorreu até quando eu estava navegando normalmente na internet.

Já fiz várias instalações limpas do Windows 10. Já atualizei drivers, a RAM foi retirada dos slots, os pentes foram limpos, etc. Testei tanto o SSD (que tem a instalação do OS) quanto o HD no HDTune, sem erros. Rodei o MemTest86 para testar a RAM, e não foram encontrados erros na memória (porém usei a versão free, que só faz 4 passes). Já chequei a CPU com a ferramenta de diagnóstico da Intel, nenhum erro encontrado também.

Já atualizei todos os meus drivers - tanto manualmente quanto usando o driver booster (foram várias reinstalações do Windows). Já até troquei a fonte do PC por uma Corsair CX750W de 750W, e o problema persistiu. Destaco que meus jogos (GTA V, X-Plane 11) são originais, e o Windows é original também.

Já usei todos os comandos possíveis e imagináveis inúmeras vezes: DISM, SFC /SCANNOW, CHKDSK, tudo, absolutamente tudo. Já usei o Driver Verifier (selecionando apenas os drivers de terceiros) e não obtive nenhuma tela azul para gerar dump. Quase todas as ocorrências tem a ver com o ntoskrnl.exe, ou seja, o kernel. Já rodei a internet inteira em busca de soluções, mas os tópicos sempre são inconclusivos.

Tenho alguns dumps que o Windows gerou quando da ocorrência das telas azuis. Seguem:

https://1drv.ms/u/s!AnZznFv0oDokh3bcgZ4Tl-AjpABT?e=5vod9Y
https://1drv.ms/u/s!AnZznFv0oDokh3r-rTVYwxVhzgRm?e=sHOxka (este último está relacionado ao CLASSPNP.SYS)

Eis as minhas especificações. Quase todas as peças tem menos de 2 meses de uso, exceto o leitor de CD/DVD (que é bem antigo) e o HD, que está destacado. Uso o computador conectado em uma régua comum de tomadas, onde está ligado o modem da internet e a tomada do monitor.

Processador I7-8700 non K
Motherboard Gigabyte AORUS B360M Gaming 3
16 GB RAM (2x HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, black - HX426C16FB2/8)
GTX 1060 6GB Gigabyte
SSD 500 GB Seagate Barracuda
HD 1 TB Toshiba (Mais de 4 anos de uso)
Fonte Corsair CX750W 750W

Qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado, amigos!

• Membro VIP
Postado

@Dowglas Lima Barbosa Sousa Certo, você ainda pode fazer a outra parte da sugestão. Veja se o problema persiste dessa forma. Sugiro até não ligar o cabo de rede no PC enquanto testa porque já perdi os cabelos uma vez e era algum problema relacionado com a rede que estava causando minhas telas azuis.

Postado

Testei ontem o PC sem placa de vídeo, sem um dos pentes de RAM (alternei os dois pentes de 8 gb), dei clear CMOS, resetei BIOS e nada, o problema continuou.

Suspeito que seja a placa-mãe. No momento o PC está numa assistência Ibyte para que os componentes sejam testados em outra mobo.

Postado

Um usuário do Tom's Hardware sugeriu que eu tente usar só um módulo de RAM e resete o perfil XMP da memória. Segundo ele, memórias vendidas separadamente podem não ser compatíveis, mesmo sendo iguais. 😲

Minha RAM é 2666, CL(IDD): 16-18-18, e tensão 1.2V (típico). 

Será que isso pode resolver? O que acham?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!