Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core i3 ou i5? Qual o melhor?


mcdCWB

Posts recomendados

Boa noite amigos, estou com dois processadores aqui e gostaria de saber qual seria melhor para usar no desktop, em geral. 

Algum dos dois é melhor para "x" tarefa e o outro para "y" tarefa? Estou com dúvidas 😕

 

i3-2100 3.10GHz ou i5-750 2.66GHz?

 

Pelo que sei, este i3 é de segunda geração.

Este i5 seria então de primeira geração?

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Core i3 conta com as melhorias da µArquitetura "Sandy Bridge", como o suporte as instruções AVX, AES-NI, controlador de memória melhorado, caches melhorados, e outras coisas mais.

 

Apesar do Core i5-750 ser 4C/4T, ao contrário do Core i3-2100 que é 2C/4T, o clock mais alto desse Core i3 também é um ponto a favor dele, muito embora o Core i5 possa ser facilmente overclockado ou você o substituir até mesmo por um Xeon como o X3440 ou superior, mas isso é outra história.

 

No geral, qual é a tua placa-mãe atual? Como o @grievous mencionou, os sockets são diferentes e ai tem que ver qual é a tua placa-mãe pra saber qual processador ela vai suportar.

Caso você não tenha uma placa-mãe também, ai é bom checar teu orçamento porque pode ser que mais valha a pena comprar um kit de entrada de uma geração mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempenho bruto dos dois é tão similar que eu não teria como indicar um com certeza. Como a @Amanda Gonçalo mencionou, um tem mais cores/threads, mas o outro tem instruções aprimoradas e clock superior. Vou deixar um benchmark aqui embaixo só para pontuar que no final, os dois são quase iguais em desempenho:

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-750-vs-Intel-i3-2100/772vs749

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo

Em 07/08/2019 às 11:49, Amanda Gonçalo disse:

No geral, qual é a tua placa-mãe atual? Como o @grievous mencionou, os sockets são diferentes e ai tem que ver qual é a tua placa-mãe pra saber qual processador ela vai suportar.

Caso você não tenha uma placa-mãe também, ai é bom checar teu orçamento porque pode ser que mais valha a pena comprar um kit de entrada de uma geração mais atual.

 

Então, eu tenho 2 motherboard. Uma Gigabyte H61M-S2-B3 LGA 1155, qual uso o i3-2100. E também possuo uma ECS H55H-M LGA 1156, qual tenho o i5-750 no socket.

Aí fiquei na dúvida sobre qual seria melhor para uso geral, como usar navegador, ver filmes, rodar jogos (GTA V, ETS2, LoL, DotA, WoW..)

 

Informações adicionais:

RAM: 4GB 1333MHz, sendo 2 pentes de 2GB cada.

GPU: AMD Radeon HD 5570 1Gb

Fonte: ATX Bluecase 500W

 

Agradeço por todas as respostas! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a gente fosse comparar só spec bruta, o Core i5 tem uma vantagem melhor por causa dos 4 cores e o Core i3 do clock maior. Nesse caso, se você planeja ficar com um conjunto e vender outro, pode ser melhor ficar com o do Core i3-2100 e vender o do Core i5, posteriormente você usa esse dinheiro e reverte num Core i5 ou mesmo Core i7/Xeon (se a placa-mãe suportar Xeon) da segunda ou terceira geração que essa placa-mãe suportar.

 

Minha preocupação no caso é o GTA V, porque os demais games que você citou vão rodar super de boas seja no Core i5-750 ou no Core i3-2100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!