Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congela de forma aleatória!


Ir à solução Resolvido por Lazaro S.,

Posts recomendados

Bom eu vou começar deixando as configurações.

Processador : G4560

Memoria ram : 4GB crucial DDR4

placa-mãe IPMH110 

Placa de video : RX 550 2gb

Fonte : Evga 450w 80 plus bronze

Armazenamento Ssd 120g Kingston 

 

 Bem, descrevendo meu problema, o computador as vezes congela e só volta ao normal se eu desligar. As vezes é necessário deixar ele desligado por algumas horas pra ligar novamente sem correr o risco de ele congelar de novo. Já deu tela azul algumas vezes vou deixar um link com algumas fotos que tirei sobre  o relatório que o Windows fez. Enfim, antes de todo mundo se precipitar e começar a chutar motivos vou antecipar e dizer que eu já troquei Fonte, HD pelo SSD, isso inclui uma formatação, ou seja eliminando suspeitas relacionandas ao software. Já troquei também a memória RAM por outro módulo e encaixei no slot 2 ao invés do um. Monitorei o computador para ver se Era a temperatura do processador e eu concluí que não pode ser temperatura já que troquei também a pasta térmica e coloquei uma muito cara da deepcool. O que me resta agora é achar que 1° é a placa-mãe. 2° processador. 3° e quase impossível o sistema operacional que é o 7 que instalei com a mesma iso que eu havia instalado no antigo HD. Eu também já testei sem a placa de vídeo mas da o mesmo problema. Antes da troca de qualquer componente o computador já apresentava esse problema. Se  não me engano eu usava Windows 10 e mesmo assim o problema também acontecia nessa época. Já não sei o que fazer além de sair comprando peça por peça e  remontar esse computador. Alguém me ajuda

Link da bsod: https://drive.google.com/folderview?id=1tvhkfCDAVUXvjQi49FFFsOPt0yydTy9z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lazaro S. Primeiro que seu pc não é para rodar windows 7, ele é para o windows 10, pelo menos você testou com outro sistema, mesmo que não devesse insistir em voltar ao finado windows 7.

 

Quando trocou de memória ram, colocou uma maior que a sua ? Apenas 4gb de ram é pouco, mesmo que tenha uma gpu offboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@Lazaro S. Primeiro que seu pc não é para rodar windows 7, ele é para o windows 10, pelo menos você testou com outro sistema, mesmo que não devesse insistir em voltar ao finado windows 7.

 

Quando trocou de memória ram, colocou uma maior que a sua ? Apenas 4gb de ram é pouco, mesmo que tenha uma gpu offboard.

Eu troquei a memória RAM por achar que era defeito nela entende. 4gb e mais que o  suficiente pra rodar o finado Windows 7. Eu só instalei ele por causa do problema achei que fosse o sistema operacional. Mais memoria ram não vai resolver o problema eu tenho dois módulos agora só que decidi usar só o novo para testar se o problema era o módulo antigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
Em 18/10/2019 às 09:06, Math.Pi disse:

Jovem, verifique se tem algum capacitor estufado na placa-mãe. Você tem que arrumar outro processador pra testar. Tudo indica ser processador ou placa-mãe.

Nessa configuração não é recomendado usar sistemas anteriores ao Windows 10.

 

Sei sobre o w10, aparentemente não há capacitores estufados, mas agora tenho um novo problema vou deixar a imagem aqui, apareceu hoje.Essa linha na parte superior do monitor, OBS: não tô usando placa de vídeo

https://imgur.com/jv8umEd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa linha geralmente é do monitor. Mas pode ser problema de memória RAM também. Como você disse que já trocou a memória, talvez seja defeito de placa-mãe.

Por via das dúvidas, faça um memtest86 pra procurar erros de memória.

Use o HDTune Pro pra ver se tem erros ou alerta no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Math.Pi disse:

Essa linha geralmente é do monitor. Mas pode ser problema de memória RAM também. Como você disse que já trocou a memória, talvez seja defeito de placa-mãe.

Por via das dúvidas, faça um memtest86 pra procurar erros de memória.

Use o HDTune Pro pra ver se tem erros ou alerta no HD.

não acho que seja o monitor, porque  as cores das linhas são parecidas com o que aparecia quando o pc tava desligando, a mesma cor da linha que aparece no print, só que ela ia dominando a tela inteira e ficava bizarro dms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jovem, faça uma revisão da fiação de força do seu set-up, todo o cabeamento de saída da fonte cheque todos os conectores (não somente remova e ponha de volta) verifique os fios para avarias na isolação e faça uma inspeção visual das conexões verificando se existe alguma oxidação ou sujeira que possa prejudicar o contato elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

Jovem, faça uma revisão da fiação de força do seu set-up, todo o cabeamento de saída da fonte cheque todos os conectores (não somente remova e ponha de volta) verifique os fios para avarias na isolação e faça uma inspeção visual das conexões verificando se existe alguma oxidação ou sujeira que possa prejudicar o contato elétrico.

cara eu uso filtro de linha de qualidade, minha fonte é de boa marca, não tem como um problema elétrico causar tanto problema de hardware

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Lazaro S. disse:

cara eu uso filtro de linha de qualidade, minha fonte é de boa marca, não tem como um problema elétrico causar tanto problema de hardware

Filtros de linha não são indestrutíveis, algumas oscilações podem danificar tanto os varistores como até mesmo os centelhadores (se houver).

Ffontes até mesmo as mais robustas passam a apresentar problemas nos capacitores eletrolíticos depois de algum tempo e as vezes este tipo de problema chega a ser aleatório inclusive, não dependendo de tempo de uso ou fatores externos como temperatura.

Mas, à princípio, isso não tem nada a ver com minha linha de raciocínio pois os sintomas deste tipo de problema seriam diferentes dos que você nos apresentou.

O motivo de eu questionar estes detalhes não são especificamente por causa da alimentação da fonte e da fonte em si mas sim das conexões entre a fonte e o restante do hardware, vibrações (mesmo os fans mais bem projetados vibram), umidade, poeira, fungos (esses amiguinhos são muito [insira um insulto politicamente correto aqui]) e alguns outros fatores podem promover alterações na conexão elétrica, tanto de alimentação elétrica como de dados (RAM, SATA, PCI-E, Painel frontal, etc), e no caso de acontecer nas conexões de dados os problemas se tornam extremamente aleatórios, que não acontecem em momentos específicos, tornando quase indiagnosticável.

 

Penso que já que estamos coletivamente em busca de uma solução não há por que não fazer os testes pois, por eliminação, na pior das hipóteses, já teremos descartado este problema e ainda já adiantamos a revisão elétrica dos 60 mil km.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2019 às 11:20, Eder Neumann disse:

Filtros de linha não são indestrutíveis, algumas oscilações podem danificar tanto os varistores como até mesmo os centelhadores (se houver).

Ffontes até mesmo as mais robustas passam a apresentar problemas nos capacitores eletrolíticos depois de algum tempo e as vezes este tipo de problema chega a ser aleatório inclusive, não dependendo de tempo de uso ou fatores externos como temperatura.

Mas, à princípio, isso não tem nada a ver com minha linha de raciocínio pois os sintomas deste tipo de problema seriam diferentes dos que você nos apresentou.

O motivo de eu questionar estes detalhes não são especificamente por causa da alimentação da fonte e da fonte em si mas sim das conexões entre a fonte e o restante do hardware, vibrações (mesmo os fans mais bem projetados vibram), umidade, poeira, fungos (esses amiguinhos são muito [insira um insulto politicamente correto aqui]) e alguns outros fatores podem promover alterações na conexão elétrica, tanto de alimentação elétrica como de dados (RAM, SATA, PCI-E, Painel frontal, etc), e no caso de acontecer nas conexões de dados os problemas se tornam extremamente aleatórios, que não acontecem em momentos específicos, tornando quase indiagnosticável.

 

Penso que já que estamos coletivamente em busca de uma solução não há por que não fazer os testes pois, por eliminação, na pior das hipóteses, já teremos descartado este problema e ainda já adiantamos a revisão elétrica dos 60 mil km.

gostaria de fazer esses testes mas o problema ocorre em outra residência também, além do mais, a fonte e o filtro de linha ja foram trocados também, insisto que não é problema elétrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lazaro S. disse:

insisto que não é problema elétrico

por favor, leia a resposta inteira...

 

Em 23/10/2019 às 11:20, Eder Neumann disse:

O motivo de eu questionar estes detalhes não são especificamente por causa da alimentação da fonte e da fonte em si mas sim das conexões entre a fonte e o restante do hardware

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...