Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não sobe e as vezes parece um zumbi


Posts recomendados

(Não resolveu)

Galera estou com um problema no meu computador que foi recém montado, depois de uma baita campanha para conseguir atualizar minha placa-mãe para a nona geração, consegui solucionar alguns problemas do computador. Porém agora estou com um problema, após instalar o Windows 10 e dar um "Default" na BIOS. Reiniciei meu computador e o mesmo só ligar algumas ventoinhas e acende a memória RAM, sem bootar... O mesmo ocorre algumas vezes, para solucionar tenho que desligar a fonte da maquina e ligar novamente algumas vezes, além de ter testado com um pente de RAM e também solucionar parcialmente o problema... Um conhecido do Facebook informou que isto é um bug da RAM que deve ser solucionado setando uma tensão pré-definida... O que vocês acham deste problema? Setar a tensão da RAM não a fará perder desempenho ou danificar a mesma?

 

Specs: Gigabyte Z370 Ultra Gaming 2.0 - 16GB Corsair Vegenance 3600mhz 2x8GB

 

Meu colega disse para setar a tensão para 1.260v em M.I.T > Advanced Voltage Settings > DRAM Voltage Control > DRAM VOLTAGE CH

 

(Problema Atualizado)

 

Estou usando no computador essa spec Gigabyte Z370 Ultra Gaming 2.0 + Core i5 9600K + 16GB Corsair Vegenance RGB 3600mhz 2x8GB + Gigabyte G750H 750w 80 Plus Gold PFC-A + WaterCooler PCYes NIX RGB 360mm + Gamemax Onix II M910 Full-Tower

 

O problema que enfrento hoje (atualizado).

De 8/10 vezes que ligo o computador o computador simplesmente pisca os leds, e liga as ventoinhas do gabinete sem o LED aceso, as vezes depois de uns 2 segundos liga também os LEDS da RAM e as vezes do Watercooler com ele parado... Mas tudo isso com o PC como estivesse desligado... Não dá nenhum vídeo, nem Boot.... Simplesmente pisca e fica naquele estado "zumbi", as vezes consigo desligar ele segurando o botão de power, as vezes nem isso funciona, tenho que desligar direto na fonte...

 

Quando eu clico e ele liga pra valer, consigo perceber rapidamente, pois todos os LEDs da placa-mãe ligam normal e as ventoinhas funcionam todas juntas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

Olá, problemas intermitentes normalmente são problemas elétricos (fonte, cabos ou conexões), inicie sua busca por estes itens e nos mantenha informados....

Será que pode ser fonte? Ele até liga normal, mas as vezes não boota... já aconteceu de desligar o computador e a ventoinha continuar rodando com o LED desligado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAM pode causar esse problema, e faz sentido ter acontecido logo depois de resetar a BIOS. Antes de tentar definir as temporizações da memória manualmente, confira na BIOS inteira se as demais configurações estão corretas. Se você optar por definir os valores manualmente, vá antes no site do fabricante e veja quais são as faixas de frequência que ela opera. Toda ram tem mais de uma e é recomendável operar apenas nelas para não gerar instabilidade. Isso implica também nas latências e voltagens, que também são pré-determinadas.

Se nada mais der certo, use o memtest86 para verificar a integridade das memórias (5 minutos de teste são muito mais que suficientes), e verifique se as conexões todas da placa-mãe estão bem feitas. O mais comum, MESMO, é a pessoa abrir o gabinete para fazer algo e sem querer desencaixar outra coisa ou criar mal contato. Mais ainda se o PC for velho e empoeirado. Nesse caso o jeito é desconectar tudo e reconectar um por um.

 

Você sabe fazer teste de bancada? 

 

Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, WOZ Dods disse:

RAM pode causar esse problema, e faz sentido ter acontecido logo depois de resetar a BIOS. Antes de tentar definir as temporizações da memória manualmente, confira na BIOS inteira se as demais configurações estão corretas. Se você optar por definir os valores manualmente, vá antes no site do fabricante e veja quais são as faixas de frequência que ela opera. Toda ram tem mais de uma e é recomendável operar apenas nelas para não gerar instabilidade. Isso implica também nas latências e voltagens, que também são pré-determinadas.

Se nada mais der certo, use o memtest86 para verificar a integridade das memórias (5 minutos de teste são muito mais que suficientes), e verifique se as conexões todas da placa-mãe estão bem feitas. O mais comum, MESMO, é a pessoa abrir o gabinete para fazer algo e sem querer desencaixar outra coisa ou criar mal contato. Mais ainda se o PC for velho e empoeirado. Nesse caso o jeito é desconectar tudo e reconectar um por um.

 

Você sabe fazer teste de bancada? 

 

Fica a dica.

 

Pior que não resolveu mudar a tensão... Está bem complicado man... Creio ser um problema meio sistêmico desta versão da Gigabyte... porém queria uma solução, não sei mais o que fazer, mudei as voltagens para 1.240v - 1.260v - 1.350v e nada de resolver o problema, tentei deixar a frequência manual também e nada... Atualizei os drivers da placa também nada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Dragonpg disse:

 

Pior que não resolveu mudar a tensão... Está bem complicado man... Creio ser um problema meio sistêmico desta versão da Gigabyte... porém queria uma solução, não sei mais o que fazer, mudei as voltagens para 1.240v - 1.260v - 1.350v e nada de resolver o problema, tentei deixar a frequência manual também e nada... Atualizei os drivers da placa também nada... 

 

Agora ficou tudo confuso... O computador inicia ou não? Se você está conseguindo entrar na BIOS então o computador com certeza liga, mas o sistema não inicia. Tem mil outras coisas que podem ser a razão de um sistema não inicializar, e memória é o último deles.

 

A máquina liga? Dá vídeo? Entra na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Você rodou o memtest86? Passou sem erro?

 

Conferiu as demais configurações da BIOS? AHCI/IDE? UEFI/Legacy?

 

AHCI é o modo de operação dos HDs, e se você instalou seu sistema originalmente em AHCI, tem q colocar a BIOS em AHCI novamente para iniciar o sistema. Se foi instalado em IDE, tem que colocar novamente para funcionar. Se a essa configuração estiver errada, o windows começa a carregar e reinicia, fica em loop.

 

UEFI/Legacy é a forma de operação de inicialização do sistema. Se estiver usando windows 7, tem que ficar em Legacy. Sistemas posteriores operam em UEFI.

 

Tem várias configurações na BIOS que influenciam na inicialização do sistema. Se você resetou a BIOS todas as configurações voltam para o original de fábrica, e as memórias são a última das suas preocupações quando o sistema não inicia.

 

Sobre as memórias, se todo o resto estiver configurado corretamente, deixe a tensão automática, coloque as frequências manualmente segundo as específicações do fabricante da memória. Se não funcionar, atualize a BIOS. 

 

 

 

Estou usando no computador essa spec Gigabyte Z370 Ultra Gaming 2.0 + Core i5 9600K + 16GB Corsair Vegenance RGB 3600mhz 2x8GB + Gigabyte G750H 750w 80 Plus Gold PFC-A + WaterCooler PCYes NIX RGB 360mm + Gamemax Onix II M910 Full-Tower

 

O problema que enfrento hoje (atualizado).

De 8/10 vezes que ligo o computador o computador simplesmente pisca os leds, e liga as ventoinhas do gabinete sem o LED aceso, as vezes depois de uns 2 segundos liga também os LEDS da RAM e as vezes do Watercooler com ele parado... Mas tudo isso com o PC como estivesse desligado... Não dá nenhum vídeo, nem Boot.... Simplesmente pisca e fica naquele estado "zumbi", as vezes consigo desligar ele segurando o botão de power, as vezes nem isso funciona, tenho que desligar direto na fonte...

 

Quando eu clico e ele liga pra valer, consigo perceber rapidamente, pois todos os LEDs da placa-mãe ligam normal e as ventoinhas funcionam todas juntas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dragonpg disse:

 

Estou usando no computador essa spec Gigabyte Z370 Ultra Gaming 2.0 + Core i5 9600K + 16GB Corsair Vegenance RGB 3600mhz 2x8GB + Gigabyte G750H 750w 80 Plus Gold PFC-A + WaterCooler PCYes NIX RGB 360mm + Gamemax Onix II M910 Full-Tower

 

O problema que enfrento hoje (atualizado).

De 8/10 vezes que ligo o computador o computador simplesmente pisca os leds, e liga as ventoinhas do gabinete sem o LED aceso, as vezes depois de uns 2 segundos liga também os LEDS da RAM e as vezes do Watercooler com ele parado... Mas tudo isso com o PC como estivesse desligado... Não dá nenhum vídeo, nem Boot.... Simplesmente pisca e fica naquele estado "zumbi", as vezes consigo desligar ele segurando o botão de power, as vezes nem isso funciona, tenho que desligar direto na fonte...

 

Quando eu clico e ele liga pra valer, consigo perceber rapidamente, pois todos os LEDs da placa-mãe ligam normal e as ventoinhas funcionam todas juntas...

 

Desconecte todos os componentes desnecessários, deixe apenas processador, uma memória, fonte e placa-mãe. Se não tiver vídeo onboard, use o off. Com isso você reduz a carga da fonte e diminui os fatores problemáticos. Resete a BIOS e tente ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Desconecte todos os componentes desnecessários, deixe apenas processador, uma memória, fonte e placa-mãe. Se não tiver vídeo onboard, use o off. Com isso você reduz a carga da fonte e diminui os fatores problemáticos. Resete a BIOS e tente ligar.

To sem placa Offboard, vou testar deixando apenas um pente de RAM, já fiz isto antes e chegou a funcionar, mas não sei se foi coincidência. Se alguém mais tiver sugestões agradeço ao menos para quando puder testar, testar todas opções possíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!