Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nvme pci expres em placas pci express 4.0


Reyvakys

Posts recomendados

Boa tarde comunidade, estou embarcando na tão sonhada tecnologia de armazenamento NVME e estou precisando de umas orientações. É possível colocar dois dispositivos de armazenamento NVME PCI Express em uma única placa-mãe? Se a placa-mãe tiver somente uma entrada M.2 seria possível utilizar um outro dispositivo de armazenamento NVME adaptado ao conector pci express? Placas mãe com Pci express 4.0 suportam dispositivos de armazenamento NVME PCI express 3.0 x2? É errado falar SSD NVME PCI Express? Afinal, qual a forma correta de se falar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reyvakys Olá, boa tarde.

 

Sim é possível sim utilizar adaptadores, porém possa ser que em alguns raros casos por a placa suportar apenas 1 slot M.2 e ter de adaptar com um PCI-Express você não consiga fazer RAID.

 

E sim placas com PCI-E 4.0 suportam tanto NVMe x2/x4 3.0 quanto usando AHCI(SATA III 6Gbps).

5 minutos atrás, Reyvakys disse:

É errado falar SSD NVME PCI Express?

Não pois os SSDs usam o protocolo NVMe(Non-Volatile Memory Express) que utiliza o Barramento PCI-Express usando os lanes do CPU/ Chipset em alguns casos para comunicação ao invés do barramento SATA.

Geralmente a turma chama apenas de NVMe, porém não é errado falar NVMe PCI-Express, pois como eu mencionei acima, ele usa esse barramento, se para para pensar, a turma não chama esses SSDs de 2.5" de SSD SATA III? Então só por usarem o barramento SATA III(6Gbps) já anexaram o nome junto.

 

PS: Espero que tenha ficado claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achava que bastaria o dispositivo ser NVME pci express para garantir uma boa compra e acabei importando esse WD blue SN500 sem ter a devida atenção com a estória do pci express Gen 3 x2 ou Gen 3 x4. O meu é Gen 3 X2 e fatalmente deve ter um desempenho inferior ao X4, apesar de ter um desempenho bem superior aos SSDs Sata 600, correto? O que tá me intrigando nele é essa conexão com duas chanfraduras, que não estão presentes em outros SSDs NVME que eu vi por aí. Trata-se de um produto inferior? Fiz um investimento ruim?

WDBLUESN500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Reyvakys disse:

Eu achava que bastaria o dispositivo ser NVME pci express para garantir uma boa compra e acabei importando esse WD blue SN500 sem ter a devida atenção com a estória do pci express Gen 3 x2 ou Gen 3 x4. O meu é Gen 3 X2 e fatalmente deve ter um desempenho inferior ao X4, apesar de ter um desempenho bem superior aos SSDs Sata 600, correto?

Exatamente, a largura de banda máxima que você deve encontrar nesses SSDs é por volta dos 16Gbps. Enquanto os x4 alcançam até 32Gbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Reyvakys disse:

O que tá me intrigando nele é essa conexão com duas chanfraduras, que não estão presentes em outros SSDs NVME que eu vi por aí. Trata-se de um produto inferior?

Não é que seja inferior, no caso os NVMe x4 3.0 geralmente possuem um conector M Key, esse ai aparenta ser o B key.

 

B key: usa uma lacuna no lado direito do cartão (lado esquerdo do controlador host), com seis pinos à direita do intervalo. Esta configuração suporta conexões de barramento PCIe x2.

M key: usa uma lacuna no lado esquerdo da placa (lado direito do controlador host), com cinco pinos à esquerda da lacuna. Essa configuração suporta conexões de barramento PCIe x4 para o dobro do throughput de dados.

B + M key: usa ambas as lacunas acima, com cinco pinos no lado esquerdo do cartão e seis no lado direito. Por causa do design físico, os cartões B + M Key são limitados a velocidades PCIe x2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a compra desse SSD NVME WD SN500 me deixou em uma encruzilhada. Se por um lado ele não atinge os 2500MB/S dos NVMEs Gen3 x4, convenhamos que os 1700MB/S do GEN3 X2 não são de se jogar fora. Como minha estratégia já era adquirir uma placa-mãe com duas entradas M.2, eu acreditei estar caminhando para um final feliz, apesar dos contratempos. Porém, as placas da ASUS (única marca que não me causou encrenca) não são produzidas com duas entradas M.2., então eu procurei outras marcas que eu ainda não utilizei. Encontrei uma Colorful CVN X570, que foi além das minhas expectativas: as duas entradas M.2 disponíveis são GEN4 X4, ou seja, a leitura pode (vi em um vídeo do You tube) chegar a 5000MB/S. E aqui estou eu, parecendo aqueles personagens de desenho animado que levou uma tijolada e tá vendo estrelas voando. E aí, pra que lado os senhores iriam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Reyvakys Na verdade é 8000MB/s no PCIE 4.0 4x, e 4000MB/s no PCI-E 3.0 4x.

A não ser que você compre um Aorus Gen4, que custa uma facada e fica nesta faixa aí dos 5000MB/s, PCI-E 4.0 ainda não faz sentido a meros mortais. Nem placa de vídeo pra esta largura de banda, que no caso seria 64GB/s no PCI-E 4.0 16x, a gente tem.

 

Eu não esquentaria a cabeça não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!