Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Win 10 congelando


Posts recomendados

Olá, tenho um pc adquirido há não muito tempo.

➡️placa-mãe: A320M-HD

➡️RAM: 8GB TEAM GROUP DDR4 2400MHZ 1x8

➡️Vídeo: GTX 1050 2GB

➡️Processador: Ryzen 3 2200G

 

Fiz overclock na memória RAM mas acabei restaurando a bios pelo método de jumper pois não havia obtido sucesso. Até aí estava ok. Entretanto, acabei fazendo atualização da bios pelo app da ASRock (App Shop) pois achei que não teria problema e foi quando começou a dar esses congelamentos repentinos no pc. Acontece com frequência e dura alguns segundos. Consigo mover o cursor e às vezes trocar de aplicativo mas tudo que faço ou clico não acontece nada, fica travado.

Instalei uma versão anterior da bios (não sei se era a que tinha antes pois não foi feito backup) e formatei o Windows 10 Pro por pendrive bootável na esperança de resolver mas o problema persiste. De repente tudo trava por alguns segundos e depois volta ao normal.

 

Como a formatação foi feita, acredito que o problema não seja software. Então suspeito da RAM ou da atualização da bios. Mas realmente estou em dúvida 😕

➡️Obs.:Pra fazer o jumper eu tive que remover a placa de vídeo e a ram pois estavam tapando o jumper mas coloquei tudo corretamente no lugar.

 

Estou aberto a sugestões ;-; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi

Olá! Antes de fazer as atualizações da bios, tive a ideia de monitorar no gerenciador de tarefas o que acontecia quando o pc congelava. Notei que o disco subiu para 100% nesse momento, mesmo sem estar fazendo nada expressivo.

Meu HD é um SSD de 240gb. Acha que preciso realizar uma desfragmentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luxceed disse:

Meu HD é um SSD de 240gb. Acha que preciso realizar uma desfragmentação?

SSDs não fragmentam dados, e isso é reduziria a vida útil da sua unidade.

Faça o monitoramento, e o que você pode tentar fazer é reaplicar o overclock feito anteriormente na memória, e testar se fica estável. Pode ter ficado alguma informação perdida ou, sei lá, não sei se a memória pode ter guardado algum resquício de registro do over anterior. Nunca vi isso acontecer, mas Murphy não deixa barato nesses casos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, samagowy disse:

SSDs não fragmentam dados, e isso é reduziria a vida útil da sua unidade.

 

Teoricamente não. Mas já tive uma boa experiência com o meu. Além disso, tem um caso do Baboo também.

 

No caso do @Luxceed , ele já formatou o sistema. Então desfragmentar não mudaria praticamente nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui printar em um momento que congelou. A RAM em quase 80% mas não diz o que está consumindo. O mesmo acontece com o disco (congelou de vez então tive que capturar pelo celular). E o travamento com o disco aconteceu logo em seguida do travamento com a RAM, por isso o percentual de RAM está em 62. Que situação kkk acho que vou mesmo tentar atualizar a bios 😓🙄

Anotação 2019-08-29 154051.png

IMG_20190829_154226[513].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luxceed Tente fazer a seguinte configuração.

Abrindo o msconfig, configurar o windows para reiniciar somente com o básico, como se fosse uma reinicialização pura.
Na aba Inicializar, marque a caixa de ocultar serviços da Microsoft e desmarque todos os demais serviços. Salve e reinicie o sistema. Após reiniciar, verifique se o sistema apresenta o mesmo problema.

Retorne pra gente aqui.

 

@Math.Pi Concordo que pode ser paginação, mas já tive problema similar com o notebook que usava e o problema estava num processo da Intel que estava ocupando tempo demais de processamento no disco. Depois de fazer algumas configurações no windows o mesmo problema reduziu muito. Mas o uso do HD Tune sempre ajuda a verificar o estado do sistema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas ideias :D Tentei primeiro o HD Tune e com ele presenciei 3 congelamentos mas não foi apontado nenhum erro pelo HD Tune. Realizei o Error Scan duas vezes e nada...por isso vou tentar reiniciar só com o básico e retorno com mais informações :D Desde já, muito obrigado pelas respostas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, trago notíciais ruins T-T

Devido a outros problemas (geralmente quando arrumo um problema, surgem outros dois 🤣), tive que fazer umas mudanças e os problemas voltaram a acontecer.

Monitorando cada vez mais (mudei os valores que aparecem do disco no gerenciador de tarefas para porcentagem) percebi que é quase como se fossem processos aleatórios que de repente sobem o consumo no disco. Por exemplo: quando estou usando o firefox, o consumo dele sobe pra 16,7% junto com alguns outros processos que também sobem pra 16,7% (às vezes log do windows, sysman/superfetch, one drive, system, host de serviço, outlook). Tá uma loucura...pelo menos não está tão frequente quanto estavamas to rachando a cabeça. Alguém tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!