Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa de video aquecendo


Posts recomendados

Faz três semanas que comprei a minha gtx 1660 ti e noto que anda aquecendo muito.  Hoje chegou até a desligar o vídeo (não o computador), e percebi que quando desligou a temperatura estava acima de 80°C.  ela geralmente fica de 75 á 81°C aproximadamente.  Pelo que sei a temperatura máxima da minha placa seria de 89°C.  O modelo  dela é asus GTX 1660 TI PHOENIX OC EDITON.  (NAO USO EM OVERCLOCK.  Pra constar meu computador tem uma ótima organização de fios e 4 cooler (2 entrando e dois saindo o ar).  Será que ela veio sem pasta térmica?  também configurei uma boa curva de fan.  Somente quando jogo lol e cs go fica com temperatura menor de 70°C.  Quando em outros jogos como the witcher 3, bf5, gta V, shadow of the tomb raider e outros pesados aquece muito como eu citei.

gabinete-aerocool-aero-500-branco-mid-tower-com-janela_32637.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, FranklinMello disse:

Faz três semanas que comprei a minha gtx 1660 ti e noto que anda aquecendo muito.  Hoje chegou até a desligar o vídeo (não o computador), e percebi que quando desligou a temperatura estava acima de 80°C.

80C não é tão ruim assim, dependendo do seu gabinete, ambiente e modelo do cooler da placa. E no caso, a sua tem um cooler beeeeeem fuleiro, então se tivesse qualquer coisa menos que 80, eu ia é ficar surpreso e achar que tinha alguma coisa errada mesmo.

 

De qualquer forma, placa de vídeo não para de dar sinal com 80C. Ficando nessa faixa, você acaba não tendo um boost tão alto, mas também não é nenhum problema; a causa, seja qual for, é outra.

 

35 minutos atrás, FranklinMello disse:

Será que ela veio sem pasta térmica?

Se tivesse vindo sem, pode apostar que tinha batido os 89C de limite e entrado em modo de baixo consumo de energia na hora. Pode ficar tranquilo que veio sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu 

9 minutos atrás, RS Faria disse:

@FranklinMello

 

Qual gabinete? Ter 4 fans não significa, necessariamente, que ele é bem refrigerado.. E sim, ela veio com pasta térmica..

Minha placa-mãe é  asrock h110m-hg4  fonte aerocoll kcas 700w

gabinete aerocoll 500 black mid tower

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RS Faria disse:

@FranklinMello

 

Ele não parece fechadão, como tem uns aí.. onde estão as fans?

Desculpe por demorar a responder, estava ocupado até agora a noite.  Eu uso dois coolers, sendo um na parte traseira, dois na parte de cima e um na parte de tras, totalizando 4.  2 eu posicionei saindo ar e dois entrando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma gtx 1660 ti asus Phoenix modelo PH-GTX1660TI O6G oc edition E QUANDO JOGO VARIOS JOGOS, TIPO GTA V, BF1, APEX LEGENDS, LOL, CS GO, FAR CRY 5, FORTNITE, (todos eles no ultra), a temperatura da placa fica no máximo 55°C, mas quando jogo bf5, shadow of the tomb raider (preset alto) chega a 71 ou 72°C (considerando jogar mais de 1 hora).  Seria isso normal?  porque nesses dois últimos jogos citados eleva tanto?  logico que estou ciente que eles são mais novos, usam a tecnologia turing e directx 12.  se puderem me ajudar pfv.  e outra coisa, no 3DMARK os testes deu 76° em todas as etapas, e no funmark fica em 82°C em 2 min dai desligo o programa, porque a temperatura máxima da placa é 89°C recomendado 83°C.  não uso em overclock e a curva de fan printei ai.  também anexei a configuração do funmark que uso.

foto temp2.png

foto temp3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada aqui e acabei vendo que esse é um modelo low cost dela, e na questão de temperatura ela acaba atingindo a casa dos 80°C mesmo, infelizmente a placa possui apenas um fan para dissipar o calor. Portanto, aparentemente, não há nada de errado com seu setup. Essa variação de 2 ou 3°C do seu teste para o teste que mencionarei abaixo, deve se dar por alguns detalhes como ventilação do gabinete, etc, ou apenas algum caso particular mesmo, pois embora o modelo seja o mesmo, cada placa é uma placa, né, todos sabemos disso.

 

link https://www.overclock3d.net/reviews/gpu_displays/asus_phoenix_gtx_1660ti_review

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, zPsychosocial disse:

Dei uma pesquisada aqui e acabei vendo que esse é um modelo low cost dela, e na questão de temperatura ela acaba atingindo a casa dos 80°C mesmo, infelizmente a placa possui apenas um fan para dissipar o calor. Portanto, aparentemente, não há nada de errado com seu setup. Essa variação de 2 ou 3°C do seu teste para o teste que mencionarei abaixo, deve se dar por alguns detalhes como ventilação do gabinete, etc, ou apenas algum caso particular mesmo, pois embora o modelo seja o mesmo, cada placa é uma placa, né, todos sabemos disso.

 

link https://www.overclock3d.net/reviews/gpu_displays/asus_phoenix_gtx_1660ti_review

me desculpe amigo mas esse link que você mandou não quer abrir no meu pc, ta pagina em branco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2019 às 01:50, FranklinMello disse:

Desculpe por demorar a responder, estava ocupado até agora a noite.  Eu uso dois coolers, sendo um na parte traseira, dois na parte de cima e um na parte de tras, totalizando 4.  2 eu posicionei saindo ar e dois entrando.

 

 

Seu fluxo de ar está todo errado. Você precisa de entradas de ar que permitam que o ar frio transite por todos os componentes antes de sair. Recomendo 1 cooler atrás e 1 em cima (ambos como saída de ar), e 2 na frente (como entrada). Se puder ainda acrescente mais dois, um na frente (ou embaixo se tiver esta opção) e outro em cima.

 

Esta correção deve solucionar seu problema de sufocamento da placa de vídeo, mas ainda dá para melhorar o arrefecimento dela como descrevi no tópico abaixo: 
 

 

 

Lembrando, ar frio deve SEMPRE vir da frente, lateral e parte de baixo do gabinete, e quente deve SEMPRE sair por trás e cima. O fluxo de ar deve ser preferencialmente neutro (entrada=saída) ou positivo (entrada>saída). Fluxo negativo gera maior acúmulo de poeira no interior do gabinete, o qual começa a aspirar poeira pelas frestas e orifícios.

adicionado 4 minutos depois

Transcrito do outro tópico:

No mais, se for colocar uma placa de vídeo nesse gabinete recomendo que reforce a ventilação dela. Gabinetes HTPC queimam placas de vídeo muito facilmente. A solução mais simples, barata, eficaz e que não vai te fazer perder a garantia da GPU seria a instalação de um cooler acoplado diretamente ao cooler que já vem instalado nela, preso por abraçadeiras ou algo do tipo. Isso se seu gabinete comportar. Fiz isso em muitos gabinetes e sempre tive excelente resultado. Dá trabalho também, mas vale muito a pena. Vou postar abaixo uma foto ilustrativa, mas no seu caso não seria necessário remover o cooler original, apenas acoplar outro diretamente sobre ele, reforçando a ventilação que ele já provê.

 

image.png.d412bff6025492dc1e703f39f932bef9.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

A minha com jogos pesados fica em 87 graus, mas nem me importo com isso. Obviamente qto mais fria, melhor, mas as placas de video aguentam trabalhar bem acima disso

O meu modelo é o DUAL da ASUS (GTX 1660ti) e o projeto dela e bem tosco. Apesar de ter 2 fans, apenas meio de cada vai pro dissipador e o resto é jogado fora. É a mesma coisa que se tivesse apenas 1 cooler e por isso resfria pior que os modelos melhores acabados (minha esposa tem uma GTX 1660ti da GALAX e a dela não passa de 65 jogando)

Eu vejo que de uns 2 anos pra ca,  o povo anda muito preocupado com temperatura desnecessariamente e colocando tudo no mesmo "bolo". Tem VGA que esquenta mais que a outra, tem processador que esquenta mais que o outro, mas isso não é problema (tanto que você não consegue trocar ou acionar RMA por isso). Não é "porque o seu não passa de X" que o do amigo que passa tem problema.

VGA até uns 90 acho que ta sossegado 
Processador até 65 em idle e 80 jogando tb

O que tem muito é gente patrocinada por loja de informática querendo vender WC pra galera, ai enchem os canais de review e induz o povo achar que o setup dele precisa daquilo. Quem manja mais? Os engenheiros da intel / amd / nvidia  que projetaram o negócio ou o youtuber ?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Renato Ernandes Carneiro disse:

VGA até uns 90 acho que ta sossegado 
Processador até 65 em idle e 80 jogando

Trabalho com manutenção de computadores há umas duas décadas. Já tive placas de vídeo empilhadas aos montes em meu laboratório, todas queimadas por superaquecimento. Algumas porque as ventoinhas falharam, outras porque o adesivo térmico que segurava o dissipador no processador de vídeo foi danificado (isso acontecia muito antigamente por erro de manuseio), mas a verdade é que o processador em si é fabricado com uma resistência considerável ao calor, mas ele não é o único componente de uma GPU e não é só o calor que o afeta. Ciclos de ligamento e desligamento (quente e frio) com o tempo danificam tanto as soldagens da GPU, quanto a própria PCB. Mesmo com um thermal threshold elevado, eventualmente esses componentes são danificados pelo contraste das temperaturas máxima e mínima, fora os vários outros componentes que podem queimar por estarem recebendo o calor do chip. Eventualmente isso acarreta na perda da placa, e já montei computadores idênticos onde um proprietário se preocupava em fazer manutenção periódica e manter o PC bem arrefecido, enquanto o outro não. Adivinhe qual queimou primeiro?

Compreendo que sua experiência imediata seja de que a placa não apresenta problemas ao atingir temperaturas altas, mas posso lhe assegurar que isso vai reduzir a vida útil dela. Existem muitas soluções para evitar isso, mas vai de você, de sua preocupação em economizar com substituição de componentes, que vai determinar o que você fará ou não.

Ps.: em nenhum computador que eu montei para mim, onde fiz manutenções preventivas regulares e mantive bom arrefecimento, perdi uma placa de vídeo. As minhas sempre rodaram em temperatura máxima de 60º no verão, 50º a 54º no resto do ano, sempre com monitoramento de temperaturas disponível no desktop pelo aida64 e dentro dos jogos pelo msi afterburner.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Trabalho com manutenção de computadores há umas duas décadas. Já tive placas de vídeo empilhadas aos montes em meu laboratório, todas queimadas por superaquecimento. Algumas porque as ventoinhas falharam, outras porque o adesivo térmico que segurava o dissipador no processador de vídeo foi danificado (isso acontecia muito antigamente por erro de manuseio), mas a verdade é que o processador em si é fabricado com uma resistência considerável ao calor, mas ele não é o único componente de uma GPU e não é só o calor que o afeta. Ciclos de ligamento e desligamento (quente e frio) com o tempo danificam tanto as soldagens da GPU, quanto a própria PCB. Mesmo com um thermal threshold elevado, eventualmente esses componentes são danificados pelo contraste das temperaturas máxima e mínima, fora os vários outros componentes que podem queimar por estarem recebendo o calor do chip. Eventualmente isso acarreta na perda da placa, e já montei computadores idênticos onde um proprietário se preocupava em fazer manutenção periódica e manter o PC bem arrefecido, enquanto o outro não. Adivinhe qual queimou primeiro?

Compreendo que sua experiência imediata seja de que a placa não apresenta problemas ao atingir temperaturas altas, mas posso lhe assegurar que isso vai reduzir a vida útil dela. Existem muitas soluções para evitar isso, mas vai de você, de sua preocupação em economizar com substituição de componentes, que vai determinar o que você fará ou não.

Ps.: em nenhum computador que eu montei para mim, onde fiz manutenções preventivas regulares e mantive bom arrefecimento, perdi uma placa de vídeo. As minhas sempre rodaram em temperatura máxima de 60º no verão, 50º a 54º no resto do ano, sempre com monitoramento de temperaturas disponível no desktop pelo aida64 e dentro dos jogos pelo msi afterburner.

Opa, beleza?
Compreendo e respeito sua experiência e não tiro a sua razão.

Na minha opinião, quando a pessoa não faz manutenção, o problema é outro e não a temperatura aprovada pelos engenheiros da fabricante. Deve pegar muita pasta térmica dura , cooler travando (ou rodando forçando mais) por falta de manutenção / excesso de sujeira / etc.


O meu ponto é:


Uso um Ryzen 3600 que no boost funciona direto a 1.4v por padrão. Ele vai esquentar mais que outro processador funcionando a 1.2v por padrão. Os engenheiros projetaram assim.

ex: Ryzen 3600 jogando, vai ficar uns 70graus
      Outro processador  fica uns 55 graus.

É um problema? Não, pois ele foi projetado assim
É bom por um cooler melhor e resfriar mais? Sim, claro.
A vida útil dele será menor trabalhando a 70 graus que a 55? Possivelmente sim, mas mesmo assim provavelmente você não estará mais com ele e já terá feito uns 2 upgrades quando isso acontecer.

Se ambos não tiver manutenção, vão esquentar mais. Como o Ryzen trabalha a uma temperatura mais alta, pra ele fritar (sem a manutenção) é mais fácil que o outro que trabalha a uma temperatura mais baixa pois tem mais "margem".

Se a VGA / Processador estiver com a manutenção em dia, dificilmente ele vai queimar por alta temperatura, se a temperatura tiver dentro da projetada pelos engenheiros.



Se este Ryzen 3600 tiver problema de manutenção, pra ele fritar é mais fácil que o outro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Ernandes Carneiro disse:

O que tem muito é gente patrocinada por loja de informática querendo vender WC pra galera, ai enchem os canais de review e induz o povo achar que o setup dele precisa daquilo. Quem manja mais? Os engenheiros da intel / amd / nvidia  que projetaram o negócio ou o youtuber ?

Não tinha lido essa parte. Realmente temos um enorme volume de pseudo conhecedores de informática no youtube hoje, por isso sempre recomendo que se leia artigos de revistas renomadas e compromissadas. Além disso, lembre-se de que Intel, AMD e Nvidia tem que atender a vários requisitos simultaneamente. Ruído, durabilidade, desempenho, consumo elétrico, preço, composição dos componentes, etc. Atender a todos esses requisitos simultaneamente significa que nenhum deles atingirá, a nível industrial, 100% do que poderia. Os segmentos de mercado também determinam muito do que será prioridade na fabricação de cada componente. Você verá, por exemplo, componentes que tem como prioridade, sobre tudo mais, a baixa emissão de ruídos, pois são voltados para computadores tipo HTPC ou empresariais, mas devido a isso tem arrefecimento inferior e menor durabilidade em condições de uso intenso (ao qual não são destinados). 

Enfim, o consumidor final raramente compreende qual foi o segmento alvo do componente que comprou, e raramente vai se ater a melhorar a durabilidade de seu equipamento justamente por "confiar" nos fabricantes. Pois saiba que eu cofio nos fabricantes para fazer um componente de qualidade, mas só posso confiar em mim mesmo para assegurar de que eles irão durar, e que não vão estragar prematuramente por falta de cuidado de minha parte.

 
 
34 minutos atrás, Renato Ernandes Carneiro disse:

A vida útil dele será menor trabalhando a 70 graus que a 55? Possivelmente sim, mas mesmo assim provavelmente você não estará mais com ele e já terá feito uns 2 upgrades quando isso acontecer.

Esse é o X da questão. A vida útil. Existem muitos fatores que vão influenciar nisso, e cabe ao usuário reduzir o impacto de cada um deles. A rede elétrica, a temperatura ambiente, o posicionamento do computador, a instalação do componente, etc. Tudo isso influencia, e é para isso que existem fórum como este, discussões como esta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá!

 

Após ler relatos na internet sobre o aquecimento da placa, estou com um pé atrás de escolher um PC com ela. Vou comprar já montado por ser meu primeiro pc voltado para jogos (sempre joguei em consoles), então o gabinete que acompanha o setup é o da foto abaixo.

As três ventoinhas são suficientes para mitigar o problema? 
Obrigado desde já a quem puder me ajudar.


kazan-intel-1660-01_3.thumb.jpg.a35eaec57530943aecf08b89d435df0a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem 3 ventoinhas jogando ar para dentro, seria ideal que tivesse pelo menos mais três jogando para fora. O ideal é equilibrar o fluxo de ar, pois assim você evita que se formem bolsões de ar quente no interior do gabinete. O modelo do gabinete parece ser bom, pois conta com filtragem de ar tanto na parte frontal quanto superior, mas depende de você optimizá-lo. Minha recomendação é da instalação de pelo menos dois coolers no tampo superior, e pelo menos um no traseiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tem 3 ventoinhas jogando ar para dentro, seria ideal que tivesse pelo menos mais três jogando para fora. O ideal é equilibrar o fluxo de ar, pois assim você evita que se formem bolsões de ar quente no interior do gabinete. O modelo do gabinete parece ser bom, pois conta com filtragem de ar tanto na parte frontal quanto superior, mas depende de você optimizá-lo. Minha recomendação é da instalação de pelo menos dois coolers no tampo superior, e pelo menos um no traseiro.


Obrigado pela resposta rápida! Saber que o modelo parece ser adequado me deixa mais tranquilo quanto a aquisição.

Vou verificar com a loja se existe essa possibilidade de fazer essa customização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@havelux126 ainda recomendo a aquisição de modelos como o Cersa J24, quais dispõe de painel frontal em mesh e bwrwteiam seu custo com o número de coolers préinstalados. Vai de você a escolha final, mas eu reforço minha indicação porque ela tem em mente, sobretudo, a durabilidade do seu sistema como um todo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Desculpe estar revivendo esse tópico tempos depois, mas como esqueci de falar, essa placa não esta sendo usada no seu potencial, ou seja, sempre que vou jogar jogos mais pesados que o lol e cs go eu ligo o vsync, ou seja, jogo com 60 fps cravados (já com intuito de não esquentar), também diminuo 300 mhz de clock de velocidade dela no afterburner.  também diminuo o gráfico intercalando médio com alto.  resumindo  jogo em no máximo 65% do potencial dela.  E ainda sim fica em torno dos 70°.  Sinceramente, alguém poderia me dizer se ainda sim é normal?  se eu jogar com o vsync desligado a taxa de fps fica muito alto, mas em alguns segundos bate 90° e a temperatura vai so aumentando, dai me obrigando a travar o vsync.  lembrando que todos esses jogos tem como requisitos recomendados no máximo a 1060 6gb, o qual é inferior a 1660 ti.  Se alguém puder tirar essa minha duvida eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!