Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler para R5 1600 em OVER


Posts recomendados

Bom dia Galera, 

 

Preciso de sugestões de Water cooler 120 e 240 mm, para o processador R5 1600, vou fazer OVER nele, e pretendo chegar nos 3.9, que é o que o pessoal vem chegando sem muita dificuldade, até porque eu nunca fiz over em nenhum processador, então nao quero forçar nada alem do limite, e pretendo fazer o mesmo com as memoria de 2666, para 3000 ou 3200 que é o limite da placa-mãe, não sei se da muita diferença de valores e desempenho entre um water de 120 e 240, mas não queria algo caro. abaixo vou deixar as peças que uso. OUTRA DÚVIDA QUE EU TENHO, MAS NÃO SEI SE POSSO POR NESSE MESMO TÓPICO, SERÁ QUE EXISTE A NECESSIDADE DE EU FAZER UM OVER? MEU USO É PARA JOGOS EM FULL HD.

 

PROCESSADOR - R5 1600

placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF B450M-PLUS GAMING

MEMORIA - TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ - PRETENDO POR MAIS 8 GB DO MESMO MODELO

1 HD DE 2TB

1 SSD DE 240GB A400 KINSGTON

FONTE: CX 650 CORSAIR

VGA AINDA NÃO COMPREI, MAS OS PLANOS É POR NO MAXIMO UMA GTX 1660 TI

GABINETE : GABINETE GAMER THERMALTAKE V200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Antonio Marcos Barbeta .

 

Eu fiz um overclock básico no meu 1500X e tive resultados térmicos muio bons usando o Maelstrom 120mm da deepcool. Já com relação a necessidade, varia muito do teu uso.

 

Por exemplo, tens um monitor de 60Hz e queres empurrar mais fps num CS:GO da vida, apesar da taxa de quadros subir, não verás diferença prática na tela (tem aquela história do input lag, mas não entremos no mérito). No meu caso, a taxa de quadros subiu de 35 para 50 fps na média em "zonas urbanas" do AC Odyssey, em conjunto com uma RX 580.

 

Minha recomendação é: faz teu overclock com o cooler box mesmo. Caso as temperaturas fiquem num patamar inaceitável, aí sim parta para a compra de um cooler superior, a fim de evitar gastar dinheiro sem necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de CPU desse porte acredito não haver necessidade de 240mm a não ser que um faça questão de ver dois bonitos fans RGB girando, em lugar de olhar pro monitor. 😅

 

Adicionalmente, não faça como eu. Por falta de espaço, instalei o fan do radiador como exaustor, quando a montagem ideal consiste em fazê-lo puxar ar frio através do radiador (usando-o na entrada de ar frontal do gabinete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner Entendi, então na verdade o ideal, é que eu coloque o radiador do fan, na frente do pc, e não na parte de traz correto? mas ai tu me levantou um preocupaçao o meu gabinete, é fechado na frente com acrilico, até tem umas entradas laterais na frente, mas são pequenas, será que isso é um problema, caso eu coloque o radiador na frente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

Preciso de sugestões de Water cooler 120 e 240 mm

Já aprenda agora: WC de 120mm não vale a compra se você tem espaço para um Air Cooler. E considerando que você pediu dicas de um de 240, 99% de chance de ter, então não precisa se preocupar com eles.

 

E o motivo para isso é justamente porque...

1 hora atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

não sei se da muita diferença de valores e desempenho entre um water de 120 e 240,

Os WC de 120 tem desempenho de bons Air Coolers de entrada, só que geralmente custando 100R$ a mais. Por essa razão, acabam não valendo.

 

Com relação aos de 240, são um pouco mais caros sim, mas o desempenho é beeem melhor, ao ponto que, se seu gabinete suportar e o bolso permitir, vale muito mais a pena comprar um deles. Não importa tanto qual, o desempenho de WCs de mesmo tamanho é mais ou menos parecido entre os de preço não absurdo, então você pode escolher com certa facilidade.

 

1 hora atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

e pretendo fazer o mesmo com as memoria de 2666, para 3000 ou 3200 que é o limite da placa-mãe

Na realidade, a placa-mãe até suporta mais... o problema é que o seu processador é de 1a geração, e é meio chatinho fazer OC na RAM com eles, geralmente trava em 2933 e acima.

 

1 hora atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

OUTRA DÚVIDA QUE EU TENHO, MAS NÃO SEI SE POSSO POR NESSE MESMO TÓPICO, SERÁ QUE EXISTE A NECESSIDADE DE EU FAZER UM OVER? MEU USO É PARA JOGOS EM FULL HD.

"Necessidade" é um conceito meio relativo... OC ajuda, ainda mais em um Ryzen 1600 que tem clock relativamente baixo. Mas se você está feliz com seu PC, talvez não precise, embora muitos façam OC mais por diversão do que propriamente desempenho.

 

 

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

@Hanner Entendi, então na verdade o ideal, é que eu coloque o radiador do fan, na frente do pc, e não na parte de traz correto?

Se seu gabinete aceita radiador na frente ou topo, você precisa fazer uma escolha: colocar em cima e sacrificar um pouco o processador em troca de conseguir uma placa de vídeo mais fria, ou colocar na frente e ter o oposto. Geralmente, é preferível dar prioridade para a placa de vídeo.

 

3 minutos atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

mas ai tu me levantou um preocupaçao o meu gabinete, é fechado na frente com acrilico, até tem umas entradas laterais na frente, mas são pequenas, será que isso é um problema, caso eu coloque o radiador na frente?

É, realmente seu gabinete não é bem ventilado. Mas isso não muda muita coisa, só acentua o efeito e faz com que tudo fique quente e ruim, você só tendo que escolher qual fica menos pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

@Imakuni BOm dia, obrigado pelos esclarecimentos, vou levar em consideração tudo que foi dito, alguma recomendação de WaterCooler? e qual a média de preço que eu pagaria, para saber se os preços hoje estão legais.

Os de 240 começam na casa dos 260 R$, olhe na Terabyte e Pichau que tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni legal, vou dar uma pesquisada sobre estes que voce mencionou, uma outra dúvida, eu sempre fiz instalação de peças no meu pc, mas nunca fiz a instalação de nenhum air cooler ou water cooler, a instalação é fácil de fazer? ou é melhor eu levar para uma mao de obra especializada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Antonio Marcos Barbeta disse:

@Imakuni legal, vou dar uma pesquisada sobre estes que voce mencionou, uma outra dúvida, eu sempre fiz instalação de peças no meu pc, mas nunca fiz a instalação de nenhum air cooler ou water cooler, a instalação é fácil de fazer? ou é melhor eu levar para uma mao de obra especializada?

Alguns coolers são mais fáceis que outros, mas nenhum é tão difícil que precise de experiência para fazer. É só seguir o manual que você consegue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!