Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Dimension E520 não dá vídeo


Visitante
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Eu fui limpar o processador tirando a pasta térmica antiga e acabei derrubando o processador. Quando liguei o computador, depois de ter conectado o processador, o conputador ligou, mas não deu vídeo, e o cooler começou a girar muito rápido. Nas luzes que ficam o de HD e outros, mostra apenas uma pequena luz laranja, não dá para saber do que se trata. O processador não aparenta ter danificado. E agora?

 

Obs: Eu não usei nenhuma proteção contra a energia estática, nem mesmo coloquei a mão no gabinete para tirar. Será que posso ter danificado algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A proteção contra energia estática é o de menos. Processadores são muito frágeis e não devem sofrer impacto em nenhuma circunstância. A queda quase que certamente o danificou. Qual é o tipo de socket desse processador? Se for de algum tipo que usa pinos, você pode conferir se algum dos pinos amassou ou quebrou. Se tiver amassado pode tentar corrigir com uma pinça e muita delicadeza. Se tiver quebrado, é um abraço. 

Mesmo que não tenha nenhum dano aparente e visível, ainda é muito provável que tenha danificado mesmo assim.
 

Tome mais cuidado com seus componentes. Memórias, HDs, processadores, fontes, placas de todos os tipos, todos esses componentes são frágeis e não devem sofrer impacto em nenhuma hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, WOZ Dods disse:

A proteção contra energia estática é o de menos. Processadores são muito frágeis e não devem sofrer impacto em nenhuma circunstância. A queda quase que certamente o danificou. Qual é o tipo de socket desse processador? Se for de algum tipo que usa pinos, você pode conferir se algum dos pinos amassou ou quebrou. Se tiver amassado pode tentar corrigir com uma pinça e muita delicadeza. Se tiver quebrado, é um abraço. 

Mesmo que não tenha nenhum dano aparente e visível, ainda é muito provável que tenha danificado mesmo assim.
 

Tome mais cuidado com seus componentes. Memórias, HDs, processadores, fontes, placas de todos os tipos, todos esses componentes são frágeis e não devem sofrer impacto em nenhuma hipótese.

 

O socket dele é o LGA 775, em que os pinos ficam dentro do socket. No socket não há pinos tortos, amassados etc. Sobre cuidado, eu já sabia que processador era frágil e que inclusive desconectar o processador é inútil pois se limpa apenas a frente do processador, não o contato dele com o socket. Eu fui burro 😕 Se for o processador, menos mal, pois ele suporta outros processadores que são compatíveis e fáceis de achar e o preço não ultrapassa os R$ 50. Eu tirei fotos para mostrar como está o processador e o socket, e aparentemente o culpado é o processador, que deve ter danificado. Não sei se o tempo de uso influencia na segurança, visto que o computador estava com o processador sendo usado desde 2007, e o processador começou a ser fabricado em 2006.

20190909-165411.jpg

20190909-165451.jpg

20190909-165542.jpg

20190909-165614.jpg

20190909-170119.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. Tente limpar os contatos do CPU com papel absorvente e isopropanol, tomando cuidado para não agredir os transistores que estão expostos ali. Se tiver sorte, será só um mal contato. Não tem sinal aparente de dano na placa de circuito ou nos transistores, mas não dá para saber como está por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Entendo. Tente limpar os contatos do CPU com papel absorvente e isopropanol, tomando cuidado para não agredir os transistores que estão expostos ali. Se tiver sorte, será só um mal contato. Não tem sinal aparente de dano na placa de circuito ou nos transistores, mas não dá para saber como está por dentro.

Vish, nem tenho isopropanol. O papel absorvente é o papel toalha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adrian Dérick. Papel absorvente é papel toalha ou papel higiênico. Isopropanol (álcool isopropílico) você compra até em farmácias hoje em dia, e custa pouco. Para quem faz manutenção no próprio computador ou nos dos outros, é um acessório essencial, pois somente ele pode ser passado em componentes eletrônicos sem causar oxidação e danos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Adrian Dérick. Papel absorvente é papel toalha ou papel higiênico. Isopropanol (álcool isopropílico) você compra até em farmácias hoje em dia, e custa pouco. Para quem faz manutenção no próprio computador ou nos dos outros, é um acessório essencial, pois somente ele pode ser passado em componentes eletrônicos sem causar oxidação e danos. 

Qual a diferença entre o álcool isopropílico e o limpa contato? Eu posso colocar em um balde álcool isopropílico e "lavar" a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adrian Dérick. limpa contatos é uma solução com vários produtos químicos. Ele contém solvente e não é adequado para placas de circuito, é ideal para conectores e emendas elétricas.

 

Isopropanol é álcool 99% concentrado. Ele não contém água e não causa oxidação, por isso é mais indicado para componentes eletrônicos delicados. 

 

Não recomendo que coloque sua placa-mãe em um balde, ou passe uma escova nela. Ela tem muitos componentes delicados que podem ser danificados, ou até arrancados. Se quiser usar um borrifador pode sim lavar a placa-mãe borrifando e deixando escorrer. Lembrando que você deve fazer isso com ela desconectada da energia.

 

Já lavei placas de circuito assim, não creio que haja risco de dano se você manusear tudo com cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Adrian Dérick. limpa contatos é uma solução com vários produtos químicos. Ele contém solvente e não é adequado para placas de circuito, é ideal para conectores e emendas elétricas.

 

Isopropanol é álcool 99% concentrado. Ele não contém água e não causa oxidação, por isso é mais indicado para componentes eletrônicos delicados. 

 

Não recomendo que coloque sua placa-mãe em um balde, ou passe uma escova nela. Ela tem muitos componentes delicados que podem ser danificados, ou até arrancados. Se quiser usar um borrifador pode sim lavar a placa-mãe borrifando e deixando escorrer. Lembrando que você deve fazer isso com ela desconectada da energia.

 

Já lavei placas de circuito assim, não creio que haja risco de dano se você manusear tudo com cuidado.

Ok amigo. Vou seguir com os procedimentos para o processador e depois postarei o resultado 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O álcool isopropílico mais barato por aqui é um de 110 ml, que custa R$ 15. Já o processador, que suporta no computador e é até melhor que o P4, custa R$ 19 no ML. Se eu for comprar o álcool, corro o risco do processador ainda não funcionar, já o processador não ocorre esse risco e ainda terei mais desempenho. E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

https://loja.soldasplanalto.com.br/alcool-isopropilico?gclid=EAIaIQobChMIzMnNiKrO5AIViIKRCh1u6g20EAkYAyABEgJMefD_BwE

 

https://www.kmabrasil.com.br/produto/quimicos-para-eletronica-e-soldagem/alcool-isopropilico-isopropanol/699-alcool-isopropilico-1-litro-isopropanol-limpeza-de-placas-implastec?gclid=EAIaIQobChMI9c7br6rO5AIVj4aRCh1oLg_xEAkYCyABEgJqkfD_BwE

 

https://www.google.com/aclk?sa=l&ai=DChcSEwj1ztuvqs7kAhWPhpEKHWguD_EYABAmGgJjZQ&sig=AOD64_3-pPcTpbnDMJM_lMulwFjzYDY59g&ctype=5&q=&ved=0ahUKEwif4devqs7kAhWFHLkGHZV1CVQQ2CkIvgM&adurl=

Se quiser procurar em sua cidade, procure em lojas de eletrônica. Aqui em minha cidade comprei da última vez na drogaria araújo, mas sempre comprei em lojas de eletrônica.

adicionado 2 minutos depois

 

40 minutos atrás, Adrian Dérick. disse:

@WOZ Dods O álcool isopropílico mais barato por aqui é um de 110 ml, que custa R$ 15. Já o processador, que suporta no computador e é até melhor que o P4, custa R$ 19 no ML. Se eu for comprar o álcool, corro o risco do processador ainda não funcionar, já o processador não ocorre esse risco e ainda terei mais desempenho. E agora?

 

Álcool isopropílico é barato e dura muito. Se comprar poderá usar em todas as manutenções de eletrônicos enquanto a garrafa durar. Isso vai de suas prioridades. Sempre digo que para todo trabalho tem uma ferramenta correta, e gosto de ter minhas ferramentas sempre bem cuidadas e disponíveis.

Se acha que o investimento não vale a pena, vai de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...