Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na fonte Aerocool VX-500 e computador desligando sozinho e reiniciando


Posts recomendados

Meu computador ta desligando sozinho, mas ele não liga e logo desliga, eu ligo ele uso mais ou menos umas 5hrs e do nada ele desliga e reinicia, ja fiz de tudo pra resolver e nada resolve, mas quando eu fui abrir minha fonte eu vi tipo um liquido branco como se tivesse saindo do capacitor. Alguem sabe me dizer o que é?

 

Configuração do meu PC: Core I3 4130, Fonte 500w REAL Aerocool, 2x 4gb DDR4, HD 2x 500gb e placa de video 1050TI 4gb

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabricioTIw Qual o modelo dessa fonte ?

 

Você abriu ela para olhar por dentro ?

 

Capacitor pelo que eu saiba vaza liquido transparente.

 

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

 

Fonte "REAL" não existe, isso é termo dado para fonte ruim, aquele termos de "Watts reais", pegue usa fonte, olhe ela, manuseie, sinta o peso, dê um tapa nela, pronto, isso é o mais real que terá, é ela real em matéria e nada mais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth O modelo da fonte é uma 500W VX-500 da AEROCOOL.

Eu abri ela mais eu não se realmente é a cola ou liquido mesmo, ele ta duro, mas é como se tivesse vazado de cima do capacitor e tivesse endurecido, esse liquido só tem em 1 capacitor.

Eu uso o PC ligado numa extensão, mas eu acredito que não seja isso, porque eu liguei em varias tomadas daqui de casa e continua desligando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabricioTIw É cola, se o capacitor tivesse vazado o pc não iria ligar, fora que o liquido deixa cheiro e mancha apenas, mas ele evapora por conta do calor.

 

Só tem como vazar o liquido em algumas circunstancias e uma delas é colocar tensão errada na fonte, o que é difícil se a fonte não tem aquela chave seletora de tensão atrás.

 

A linha VX da Aerocool não é uma boa linha para fontes, recomendo a troca dela por uma melhor.

 

MAS, se não quer ir arriscando de comprar uma fonte nova e o problema continuar, pegue uma emprestada.

 

Vá em fontes das seguintes marcas: Corsair, EVGA, Pcyes  ou XFX, essas são para testes, pode ser a partir de 450W mesmo, sua configuração gasta pouco.

 

Se quer ou realmente for necessário a troca da fonte, recomendo uma CX450 ou a Pcyes electro v2 de 450W ou 500W, a EVGA 450BT também vai dar conta.

 

Extensão não será o problema, se você não usa estabilizador, módulo isolador ou nobreak barato, então elimina mal uso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Elder disse, o fluído dos capacitores são transparentes e geralmente escorrem pelo corpo do capacitor e chegam até a placa, deixando um rastro de oxidação (ferrugem) por onde passa. Quando você está jogando, o problema acontece no mesmo período de tempo ou acontece um pouco mais rápido?

 

A fonte não é das melhores, e geralmente é a causadora de problemas como este. Recomendo remover a placa de vídeo para dar uma aliviada na carga e verificar se o problema continuará acontecendo ou se pelo menos demorará mais tempo para acontecer, ou então arrumar uma fonte emprestada para fazer um teste.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Mano, eu acho que o problema não é a fonte e sim a memoria ram, quando o PC tava ligado eu só fiz tocar numa das memorias ram e ele desligou, eu desliguei ele tirei as memoria ram, limpei, troquei de posição e coloquei de volta.

 

E to usando ele até agora, vamos ver se ele vai continuar desligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Relato aqui meu problema com a fonte VX500.  O computador resetava misteriosamente e em momentos completamente aleatórios (temperatura normal, pouco uso, muito uso, sem acesso ao disco, com o acesso ao disco). Descobri depois de muito esforço que os alguns conectores de energia do TIPO SATA estavam falhando. Isso fazia o computador resetar misteriosamente, pois um dispositivo SATA sumia. A fonte estava boa, pois os cabos de quatro pinos estavam funcionamento normalmente.  Passei a usar vários adaptadores como o da foto e tudo ficou bem.

Captura de tela de 2020-03-23 17-23-07.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo @Darlan Moreira .

 

O uso desse tipo de adaptador assim como os que alimenta placas de vídeo não é recomendo, esses adaptadores podem esquentar e derreter, fechando curto e lhe fazendo perder HD e fonte, ou então gpu e fonte.

 

Já vi fotos na internet de HD que perdeu a placa lógica por conta de um adaptador desses, a placa torrou, o adaptador derreteu.

 

 

PORTANTO, não é nada bom ficar recomendando o uso de adaptadores desse tipo, pois para um pode servir numa boa, outro usuário pode não dar essa sorte.

 

Se a fonte tem cabos faltando a melhor opção é trocar a fonte, mas nunca inventar de usar adaptadores.

 

 

E acima de tudo vale lembrar também que a linha VX da Aerocool NÃO é recomendada, pois é uma fonte de BAIXA QUALIDADE.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darlan Moreira Para sumir algo assim igual foi relatado é mal de fonte ruim.

 

Isso pode ocorrer com qualquer fonte genérica, seja a VX500 ou outra de marca desconhecida.

 

Por conta disso aqui no fórum nunca iremos recomendar fonte ruim, pois pode danificar peças do usuário.

 

A solução é temporária, mas mesmo assim não indicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
4 horas atrás, Darlan Moreira disse:

A fonte pifou de vez. Troquei.

Fonte de baixa qualidade, uma hora ia queimar mesmo.

 

É sorte se não levou mais nada junto.

 

Por isso sempre é recomendado o uso de fontes de qualidade.

 

Se durou um bom tempo então ao menos conseguiu ficar com ela até poder trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!