Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt em processador (aquecimento)


Terroristz

Posts recomendados

Boa noite... Eu tenho um processador i7 9700kf e uso somente ele em stock ( com o turbo boost ativo), porém venho tendo a problema com ele em relação a temperatura chegando as vezes ate 80 graus em jogos. Apesar de ser uma temperatura aceitável eu  resolvi procurar formas de diminuir essa temp e encontrei o undervolt. Consegui achar um vcore estável a 1.2v. Diminuindo o vcore do processador, pode sofrer algum tipo de dano? fazendo o undervolt, o processador perde desempenho? mesmo estando estavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Terroristz Recomendo que troque a pasta térmica do processador e invista em arrefecimento do seu gabinete. Um gabinete onde os coolers estejam dispostos em quantidade e posição corretas, dificilmente sofrerão superaquecimento. 

Qual seria o cooler que você está utilizando em seu processador? Já conferiu a instalação dele? Qual é seu gabinete? Como estão dispostos as ventoinhas dele?

 

 

adicionado 0 minutos depois

A temperatura que você estava experimentando, sem OC, é sintomática de algum problema no arrefecimento. Não acredito que a melhor opção para solucioná-la seja um under clock não importando o quanto essa opção pareça viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods a cidade em si é quente de fato e meu gabinete n ajuda muito... Mas eu olhei por um outro lado... A temperatura estava chegando a 85 graus em jogos ( turbo boost ativo o que é 4.6 nos 8 núcleos) e no aida64 100 graus. Fui verificar o vcore e a placa-mãe estava setando automático até 1.340 ou até um pouco mais. Quando setei pra 1.200v em jogos a temperatura ficou em 65 graus ,e no aida 64 em 20 minutos de stress, chegou no máximo 76 graus. Minha placa-mãe eh uma z390gaming e uso uma rtx 2070 super. Já a placa de vídeo n passa dos 65 graus. Pra melhorar de fato meu problema sem precisar mexer nisso eu teria que trocar o gabinete e watercooler mas parece que esse undervolt resolveu o problema e não perdeu performance aparentemente

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dods minha pasta termina em uma silver artic 5 e o Walter cooler é um master líquido 120lite. Futuramente talvez vou trocar de gabinete 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods está tudo errado.... O WC deveria estar pegando o ar frio de fora e jogando pra dentro. Deveria ter um cooler em cima do gabinete para tirar o ar quente..

Mas n consigo por outro cooler em cima porque o radiador do WC n deixa...

Screenshot_2019-09-09-19-24-26-482_com.miui.gallery.png

adicionado 4 minutos depois

@WOZ Dods 2 coolers frontais pegando o ar De fora pra dentro e o cooler do WC fazendo o trabalho de esfriar o radiador e ainda tirar o ar quente de dentro do gabinete.... Tá tudo errado isso aí kkkkk.. acho que terei de comprar um novo gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Terroristz disse:

O WC deveria estar pegando o ar frio de fora e jogando pra dentro. Deveria ter um cooler em cima do gabinete para tirar o ar quente

 

Na verdade o wc deveria estar em cima ou atrás, jogando o ar quente para fora. No painel frontal ele acaba aumentando a temperatura de todos os outros componentes, mas do jeito que está instalado também deveria funcionar bem. Mesmo assim era para o processador estar frio, pelo menos ele deveria e não está. Não sei o modelo de gabinete, mas parece pequeno demais para um radiador. Além disso, esse radiador de 120mm não é nem de longe tão bom quanto um cooler simplório da cooler master que custe na faixa de 100 reais. É muito comum as pessoas presumirem que wc é melhor que air cooler, mas a menos que seja grande e caro raramente é melhor.

 

Não invista num gabinete se não precisar por outras razões. Invista em um bom cooler de processador (três a quatro heatpipes de contato direto farão maravilhas nesse processador) e coolers adequados para o gabinete, em cada lugar que ele suportar, sempre puxando ar de fora pela frente e baixo, e jogando ar para fora por cima e atrás.

 

E venda esse wc ou guarde-o para quando quiser montar um pc mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!