Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Estou querendo trocar meu disjuntor geral da casa, que é de 40 A (Nema), por um DIN de 40, pois li que é melhor e mais eficiente que o NEMA.

A minha dúvida é com relação a "Curva" que esses disjuntores DIN tem.

Encontrei aqui mesmo um tópico parecido com a minha dúvida , mas no caso desse tópico, não me ajudou a esclarecer minha dúvida pois não era exatamente o meu caso pois se tratava de um equipamento específico.

Li que :

Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes

curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

No meu caso, seria a troca de um disjuntor geral que sempre foi de 40A do modelo NEMA , por um DIN de 40 A também.

Acabei comprando um DIN 40 A, de curva B.

Aqui em casa usamos equipamentos eletrônicos comum, como tv, som, , chuveiro,eletrodoméstico em geral, como microondas, fritador elétrico e máquina de lavar etc.

Nesse caso , eu instalo esse de curva B mesmo ou devo usar um de Curva C ?

Caso eu usasse o de curva B, teria algum problema?? Tem Algum risco??

Desde já, agradeço.

Postado

O de curva B tem mais sensibilidade para sobrecarga, desliga entre 3 a 5 vezes a corrente nominal. O curva C é entre 5 e 10 vezes, por isso é indicado para uso em circuitos com motores, pois a corrente de partida de um motor pode ocasionar o desligamento indevido de um disjuntor curva B.

No seu caso são motores pequenos, não deve ter problemas, pode manter o disjuntor curva B.

• Curtir 1
Postado

@Ricardov  Valeu mesmo! Muito obrigado pela ajuda! Abraço!

Porém, fiquei com outra dúvida. A minha fiação é antiga, portanto é fina, mas sempre foi disjuntor de 40A NEMA. Se eu mudar pra esse DIN 40A curva B, há risco da fiação não suportar mesmo a corrente desse disjuntor novo sendo a mesma do disjuntor antigo, ou não tem problema? Teria problema apenas se eu colocasse um disjuntor de maior corrente, o que não é o caso.

Postado

Apenas complementando... 

O único risco que ocorre ao colocar um disjuntor de curva B no geral é de ficar desarmando a toa ao ligar os equipamentos indutivos (os que usam motores e transformadores). 

Mas se tratando de uma instalação residencial é difícil isso ocorrer, já que a corrente depois da partida desses aparelhos fica em aproximadamente 10% dos 40A.

(estou supondo que sua rede é monofásica de 220V, já que um disjuntor desses é muito fraco para uma instalação de 127/220V).

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Apenas complementando... 

O único risco que ocorre ao colocar um disjuntor de curva B no geral é de ficar desarmando a toa ao ligar os equipamentos indutivos (os que usam motores e transformadores). 

Mas se tratando de uma instalação residencial é difícil isso ocorrer, já que a corrente depois da partida desses aparelhos fica em aproximadamente 10% dos 40A.

(estou supondo que sua rede é monofásica de 220V, já que um disjuntor desses é muito fraco para uma instalação de 127/220V).

@Renato.88  A rede aqui é mosofásica 127V. Sempre foi o disjuntor NEMA de 40A. Tem risco de  problema se trocar?

Postado
2 horas atrás, André Luiz 78 disse:

@Renato.88  A rede aqui é mosofásica 127V. Sempre foi o disjuntor NEMA de 40A. Tem risco de  problema se trocar?

Não tem. 

Se está o de 40A aí, é porque a fiação foi dimensionada pra ele. 

O problema aparece se colocar um de corrente maior. 

Eu só acho estranho que a sua rede sendo somente de 127V a corrente desse disjuntor deveria ser bem maior que 40A, pois só um chuveiro chega a 30A fácil. 

• Curtir 1
Postado

@André Luiz 78  teria que ver se os fios estão de acordo com o padrão da concessionária de energia elétrica para esse disjuntor. Para disjuntor de 40 A a fiação deve ser de 6 mm² ou maior, sendo que 6 mm² é o menor padrão permitido pelas concessionárias.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

@André Luiz 78  teria que ver se os fios estão de acordo com o padrão da concessionária de energia elétrica para esse disjuntor. Para disjuntor de 40 A a fiação deve ser de 6 mm² ou maior, sendo que 6 mm² é o menor padrão permitido pelas concessionárias.

@Ricardov Acredito que os fios sejam de 6mm sim, pois sempre foi disjuntor de 40A há muitos anos!

adicionado 9 minutos depois
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem. 

Se está o de 40A aí, é porque a fiação foi dimensionada pra ele. 

O problema aparece se colocar um de corrente maior. 

Eu só acho estranho que a sua rede sendo somente de 127V a corrente desse disjuntor deveria ser bem maior que 40A, pois só um chuveiro chega a 30A fácil. 

Bem, o chuveiro daqui é de 4600w e seu manual de instruções pede um disjuntor de 40A. Exatamente o que está colocado. Será que é por isso??

Postado
20 minutos atrás, André Luiz 78 disse:

Bem, o chuveiro daqui é de 4600w e seu manual de instruções pede um disjuntor de 40A. Exatamente o que está colocado. Será que é por isso??

Um disjuntor de 40A só pra ele, não para a casa toda. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, André Luiz 78 disse:

Tem um disjuntor de 40A só pro chuveiro e um geral.

Entendi, no caso esse geral não atua no chuveiro, somente nas tomadas e lâmpadas. 

Porque senão ia desarmar fácil enquanto alguém estiver tomando banho e a geladeira ligar, por exemplo. 

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Entendi, no caso esse geral não atua no chuveiro, somente nas tomadas e lâmpadas. 

Porque senão ia desarmar fácil enquanto alguém estiver tomando banho e a geladeira ligar, por exemplo. 

De qualquer forma, vou instalar esse disjuntor e ligar o chuveiro pra verificar se vai desarmar. 

Muito obrigado mesmo pela ajuda!!

adicionado 11 minutos depois
Em 11/09/2019 às 18:50, Ricardov disse:

O de curva B tem mais sensibilidade para sobrecarga, desliga entre 3 a 5 vezes a corrente nominal. O curva C é entre 5 e 10 vezes, por isso é indicado para uso em circuitos com motores, pois a corrente de partida de um motor pode ocasionar o desligamento indevido de um disjuntor curva B.

No seu caso são motores pequenos, não deve ter problemas, pode manter o disjuntor curva B.

@Ricardov Muito obrigado pela ajuda !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...