Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Estou com um problema de superaquecimento no processador, passando de 90º com carga intermediária. Em 2015 eu montei um PC com um i5 4690k, na época instalei um cooler Cooler Master Hyper 212x. Recentemente adquiri um pc com dual Xeon, como acabei nunca fazendo overclock, resolvi reutilizar o 212x, colocando um modelo mais simples no lugar. Comprei um Blizzard T2.

O 212 estava instalado na horizontal, por conta dos pentes de memória, eu tive que inverter a posição da ventoinha, passando ela para trás (perto do fan traseiro), invertendo o fluxo de ar, então ela puxava o ar através do dissipador ao invés de empurrar.

Em relação ao 212x a fixação do T2 é bem simplória, com pinos de plástico que vão direto na placa. Na primeira tentativa eu deixei o resíduo da pasta térmica da primeira instalação, apenas apliquei um pouco da pasta que veio no T2. Instalei na vertical com a ventoinha virada para baixo, por conta dos slots de memória, porém a mesma ficou próxima da placa de vídeo. A temperatura ao fazer boot já começou em 65º. Ao fazer um teste de carga média, chegou a 86º. Desliguei a máquina.

Imaginei que o problema poderia ser a posição ou a mistura de pastas térmicas. Tenho uma pasta branca da CDA. Retirei tudo, limpei todo o resíduo de pasta e apliquei apenas a branca. Coloquei o coolerT2 agora na horizontal, como a ventoinha é menor, ela coube encostando no primeiro pente de memória. Para minha surpresa, piorou o quadro. Já no boot o processador bateu 80º. Na carga média ele atingiu 90º, desliguei imediatamente.

Os pinos estão fixados corretamente, a ventoinha está no encaixe correto da placa-mãe CPU 1, espalhei a pasta uniformemente formando uma camada fina sobre todo o processador. Minha dúvida é se eu devo comprar uma pasta mais cara (culpa da pasta), apenas mudo o posicionamento do cooler, ou esse modelo de cooler simplesmente não aguenta esse processador?

Demais componentes:

- Gabinete PcYes Bizon com 5 ventoinhas (2 frontal, 2 topo, 1 traseira).

- Placa Asus Z97M-PLUS (trocada em menos de 1 ano, anterior MSI Gammer queimou).

- GPU: 2x Geforce 1070.

Postado

Você lembra da temperatura quando usava o 212?

Tinha usado também essa mesma pasta?

O Blizzard é supostamente melhor do que o cooler Intel e deveria pelo menos atender o uso básico.
Veja um teste aqui.

A bisnaga dessa CDA veio com a data de validade impressa?

Postado

Não, mas eu usava o pc ligado durante quase 24hrs e a temperatura do CPU nunca se destacou. Agora além HWMonitor indicando a temperatura, dá para sentir muito calor saindo de cima do gabinete, próximo ao CPU, até um certo cheiro de algo assando mesmo.

Não tinha usado ainda, eu instalei o cooler com a pasta que veio junto com o 212x, há quase 5 anos. 

A pasta veio em um pote (figura anexa), no fundo informa validade em 02/2022. O que eu tinha lido por ai é que a diferença entre uma pasta boa e uma barata chega até 12º, não acho que esses 12º seriam suficientes para resolver o problema, que é onde eu tenho desconfiança de ter algum outro elemento fora do lugar. 

Aproveitei para anexar uma visão geral do gabinete com o esquema horizontal (o cooler está desencaixado na foto). O cpu próximo dos exaustores superiores e traseiro, a ventoinha tocando o 4º pente de memória. Em baixo uma 1070 Assus dual, e embaixo dela uma 1070 Gigabyte Mini-itx. Já pensei em remover essa caixa para drives, mas ela é rebitada no gabinete.

PastaCDA.jpeg

VisaoCooler.jpeg

Postado

O 212X vinha com binasga de pasta descrito com o nome Cooler Master, veja aqui.

Pelo que você descreveu concordo que o problema deve ser outro.
Não sei dizer se seria a fonte ou a placa-mãe com defeito que pode resultar em algum curto ou queimar algum hardware.
Particularmente consideraria levar o pc para uma assistência técnica que teria mais condições de avaliar as peças.

Postado

Eu acabei tirando a pasta branca, apliquei a pasta que veio no T2 e inverti o cooler para puxar ar ao invés de empurrar. Em carga o processador ficou em 76º, ainda acho muito alto mas vou deixar assim. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!