Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer para instalar o Windows no ssd e deixar o hd como armazenamento


Posts recomendados

@Diego Mazzoni

 

Pode deixar os dois instalados.. Na hora de formatar, você terá a opção de gerenciar as partições dos dois.. Aí, apaga as partições do HD e formata o SSD pra instalar o Windows.. Dentro do Windows, tem como gerenciar o HD, criar partições e formatar elas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Diego Mazzoni disse:

Eu tenho que romover o hd e formatar o ssd e depois colocar o hd de novo no pc?

Exato. É o recomendável. Motivo: O instalador do Windows poderia reaproveirtar a partição responsável pelo boot e assim o pc só daria boot com o hd conectado.

Depois de instalar o Windows no SSD recoloque o hd e pelo Gerenciamento de Disco tente excluir as partições do hd, como tem partições de sistema talvez o Windows não deixe, aí voce usa o diskpart assim:

Abra o cmd como Administrador e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

list partition

select partition x (onde x é a partição desejada e se for de sistema digite o comando abaixo)

delete partition override

exit

 

Se for partição que não seja de sistema talvez só delete partition resolva.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RS Faria disse:

@Diego Mazzoni

 

O Windows e seus arquivos estão em partições separadas? Se sim, seria só apagar a partição do Windows.. Em caso negativos, complica a coisa..

Putz eu nao lembro como eu fiz quando formatei, como faço para ver se está em partições separadas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Diego Mazzoni disse:

Putz eu nao lembro como eu fiz quando formatei, como faço para ver se está em partições separadas?

Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador

 

Não sei qual Windows usa e se isso funciona.. Mas, a segunda parte, deve ter.. Ali, vai ter uma opção pra gerenciar discos e você vai ver as tabelas de partição..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi o porque de tanta complicação aqui...
Se quer manter os seus arquivos no HDD, basta não mexer em nada nele!


Coloque o SSD na sua maquina, vai la na BIOS e mude a ordem de boot para o pendrive em primeiro lugar, em segundo lugar o SSD, e em terceiro lugar o HDD.
Depois reinicia o PC com o pendrive do windows plugado, a instalação do windows vai iniciar e ai basta escolher para ele instalar o windows na unidade SSD. Depois de instalado retire o pendrive e volte la na BIOS para ver se as opções de boot esta o SSD em primeiro e o HDD em segundo.

Se depois voce quiser dar uma limpada no seu HDD basta fazer o backup de tudo que tem e formatar ele. Se quiser manter tudo do jeito que esta também nao tem problema, voce terá um windows instalado no SSD e outro no HDD. Se algum dia voce quiser iniciar pelo windows do HDD basta voltar la na BIOS e mudar as opções de boot novamente.
No meu computador eu ate prefiro deixar assim, pois se der pau no windows do SSD, eu tenho como iniciar pelo windows do HDD e salvar todos os meu arquivos que estão no SSD...

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Siga as instruções do @gutopereira .

 

Mas para garantir, eu desligaria o HD durante o processo. Ja vi casos que aconteceu exatamente o que o @f_neto falou. O Windows ao instalar no SSD acabou usando partições existentes da instalação antiga no HD e quando o HD é formatado ou removido, o PC não liga ou dá tela azul.

 

Resumindo:

Desliga o HD,

Instala o Windows no SSD,

Instale os drivers e afins no novo Windows,

Religue o HD e confira se o Windows está dando boot pelo SSD corretamente(as vezes ao voltar o HD, o sistema volta a dar boot pelo antigo),

Caso esteja certo, ajeite os dados e faça o backup do HD, caso o PC ligue no HD velho, altere na BIOS a ordem de boot,

 

E finalmente, depois de fazer o backup de tudo certinho, é sempre recomendável formatar o HD para limpar as partições de Windows antigas. Ai volta o backup com uma organização bonitinha dos dados no HD.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, sdriver disse:

Siga as instruções do @gutopereira .

 

Mas para garantir, eu desligaria o HD durante o processo. Ja vi casos que aconteceu exatamente o que o @f_neto falou. O Windows ao instalar no SSD acabou usando partições existentes da instalação antiga no HD e quando o HD é formatado ou removido, o PC não liga ou dá tela azul.

 

Resumindo:

Desliga o HD,

Instala o Windows no SSD,

Instale os drivers e afins no novo Windows,

Religue o HD e confira se o Windows está dando boot pelo SSD corretamente(as vezes ao voltar o HD, o sistema volta a dar boot pelo antigo),

Caso esteja certo, ajeite os dados e faça o backup do HD, caso o PC ligue no HD velho, altere na BIOS a ordem de boot,

 

E finalmente, depois de fazer o backup de tudo certinho, é sempre recomendável formatar o HD para limpar as partições de Windows antigas. Ai volta o backup com uma organização bonitinha dos dados no HD.

 

 

Acho que foi exatamente isso que eu fiz com o meu na época. Desliguei o cabo do HDD pra não ter risco de eu fazer alguma besteira na hora de instalar o windows no SSD e sem querer acabar apagando a partição do HDD...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...