Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias de lítio ligadas em série


ch1na

Posts recomendados

Olá amigos, voltei!

 

Bom pessoal, é o seguinte. Preciso de uma bateria de 12v recarregável e com uma boa capacidade. Eu utilizava aquelas pilhas de controle remoto de portão automático, mas pra minha aplicação ela se esgota muito rápido. Pesquisando descobri que isso não é muito comum, não existem baterias nessa capacidade, então encontrei informações sobre as células de lítio, aquela modelo 18650. Então veio a ideia de colocar algumas em série e ligar num carregador linear mas, por sorte, descobri a tempo que eu poderia incendiar o local dessa forma kkkk. Agora resumindo, através da pesquisa vi que posso usar uma tal placa BMS pra gerenciar a carga das células em série, daí posso usar um carregador linear com 7812 pra carrega-las? Segue foto do que pretendo.

Screenshot_20190917-070310.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisas ver qual a tensão de entrada do circuito, normalmente tensão de carga é um pouco acima da tensão nominal da bateria...

 

eu comprei uma bateria de litio no aliexpress alguns anos atrás com saída 12V e controle de carga embutido, a bateria funciona bem até hoje...

Demora um pouco para vir mas atendeu muito bem minha necessidade além de ser bem compacta e não necessitar de absolutamente nada de adaptações (ela já veio com o pino de saída instalado que é compatível com minha placa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um transmissor RF. Mas a utilização dele é muito constante, realmente tem que ser algo recarregável porque com certeza apesar de ter uma capacidade maior, ainda assim será trocada com uma frequência considerável. Quanto ao valor de tensão acho que não é problema ajustar o circuito pra isso. Vou conferir no datasheet, de repente o CI até suporta esse valor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

duas baterias 9V em série que terá uma durabilidade maior que a pilha 12V

Geralmente não pois o consumo tende a ser maior

1 hora atrás, ch1na disse:

um transmissor RF.

 

1 hora atrás, ch1na disse:

a utilização dele é muito constante, realmente tem que ser algo recarregável porque com certeza apesar de ter uma capacidade maior, ainda assim será trocada com uma frequência considerável

Pre supõe-se que onde vai ser usado não tem rede elétrica, algo como uma estaçãozinha meteorológica. Há alternativas pra redução de consumo. P.ex. ela só transmite se solicitada ou de tempos em tempos e etc.

Mas aí estou invadindo mentalmente d+ sua intimidade e só se abra se desejar ok?

 

A saidera: uma bateria de nobreak é quase barata e pode resolver seu problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha comentado sobre esse projeto aqui há um tempo atrás rs. É um controle remoto pra uma talha. A movimentação do operador e da talha são constantes. Ou seja, o controle não pode ser fixo em um só lugar e o acionamento é frequente e contínuo. Tem que ser algo portátil também, pra ser manuseado com apenas uma das mãos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Informações a pinga gota ... Ah muléke..

Então o projeto do transmissor e receptor já está pronto, o tx consome muito e você quer adaptar a bateria nele.

Se estivesse começando do zero eu ia te dizer que

-pela distância não precisa de muita potência

-uma opção minimamente curiosa era você fazer com 2 mcs com bluethoot cujo consumo é pequeno.

-há outras coisas wireless como zigbee, wifi e etc

-poderia se inspirar (ou até mesmo usar) num controle remoto e seu carrinho

-me fez lembrar (e sentir saudade) que certa feita transmiti dados via fm. Recebia num radinho e mostrava num display. Era só circuito lógico e filtro rc. E acredite se quiser, com zero teoria e zero instrumentos nem mesmo multímetro e pasme, zero desenhos no papel. Só intuição técnica .. passado sempre presente...

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, achei ótimas ideias, se eu tivesse perguntado antes né kkk. Agora vou ter que manter esse mesmo. As opções no momento são:

- fazer um pack com 3 células de lítio e a placa de gerenciamento de carga

- duas baterias 9v recarregáveis em série, e vejo se o circuito suporta 18v ou se coloco uns diodos em séries pra baixar essa tensão.

 

o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, segundo o datasheet o CI funciona com tensões entre 6 e 12v

Vou fazer os testes com uma bateria apenas e aviso vcs.

Ah, e pra dar uma enfeitada, providenciei um lm3914 e uns leds pra fazer um bargraph pra sinalizar a quantidade de carga kkkkk mas com consumo bem baixinho dos leds. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Premonição - III

Em 19/09/2019 às 11:55, Isadora Ferraz disse:

ver se o circuito (o motor) se contenta com 9

 

15 horas atrás, ch1na disse:

o CI funciona com tensões entre 6 e 12v

 

Premonição - IV

15 horas atrás, ch1na disse:

com uma bateria apenas

Deve durar pouco como motor rodando...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!