Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Dificuldade Expandir Regra de Preço Mínimo Excel


Posts recomendados

Olá.

Tenho uma tabela do excel com as seguintes colunas

Linha 1: Fornecedor A (2 Células Mescladas onde Abaixo do nome do fornecedor se dividem 2 colunas Preço (Esquerda) e Descrição (Direita))

Linha 2:Preço R$ de Produtos                      /////      Descrição de item 

Linha 3: Preço Produto 1                              /////  Produto 1 é da marca A 200gramas

Linha 4: Preço Produto 2                              /////  Produto 2 é da marca B 2kg

Linha 5: Preço Produto 3, etc.                     ///// Produto 3 Marca X, Balde

 

O que está acima são minhas duas colunas do excel para o fornecedor A, 2 colunas abaixo de duas células horizontais mescladas, contendo o nome do fornecedor.

No preço do produto está a regra: =B4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4) que significa que existem preços do mesmo produto nas colunas B, D, F, H, J e L, e cada preço desse é de um fornecedor diferente. Se o preço no B4 for mínimo, ele deixa o fundo vermelho. Essa regra está na célular B4. Na célula D4, repete a regra como: =D4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4).

Pois bem, tentei de várias maneiras replicar a regra de preço da primeira linha de preços, para as células de baixo, mas o excel não faz direito.

 

O que eu tentei:

1) Selecionei a célula B4, cliquei no pincel, depois cliquei na célula abaixo, B5. A regra foi copiada corretamente. No entanto, exaustivo fazer isso para todas as linhas de todas as colunas.

2) Tentei selecionar a célula B4, clicar no pincel, depois pintar todas as células abaixo do B4. Não dá certo e ele começa a não colocar o número certo da célula antes do segundo sinal de =.

3) Outra coisa que tentei fazer foi selecionar todos os ítens de preço da primeira linha, ocultando as colunas que ficam no meio do preço, para mostrar apenas as colunas de preço lado a lado. Tendo selecionado todas as células de preço da primeira linha, e ocultado as colunas de descrição, eu tentei selecionar tudo que estava abaixo. Novamente, as regras não descem de maneira correta.

 

Como posso reproduzir as regras da primeira linha para todas as demais?

 

Vou disponibilizar o arquivo abaixo, link para download:

 

http://www.filedropper.com/cotaor2minmaxr2

 

Observação sobre o arquivo: A coluna PREÇO do fornecedor MEGA G está totalmente correta em relação a regra, no entanto, eu tive de fazê-la inteiramente célula por célula. Gastei diversos minutos. Por favor me ajudem a fazer o mesmo nas demais colunas de forma mais automatizada.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@doraimom

 

Porque você não anexou a planilha aqui no fórum?

A maioria dos voluntários trabalham, sendo que as empresas não permitem acessar esse tipo de site.

Se for muito grande salve uma cópia do com poucos dados e se tiver macro, basta Zipar que o fórum aceita.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@doraimom

 

Citação

Como posso reproduzir as regras da primeira linha para todas as demais?

 

Só estender o intervalo das células na formatação para pegar o intervalo todo e não apenas a primeira célula como você fez.

Estava assim==>  $H$4 eu passei para $H$4:$H$60.

 

Confira na planilha e dê retorno.

 

Se foi útil, clique em curtir.

 

[]s

 

18_09_19_AAA COTAÇÃO R2 MIN MAX R2_Patropi.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi  abri o arquivo que você anexou.

Aqui pra mim, o que está no H4 quando clico em FORMATAÇÃO CONDICIONAL -> GERENCIAR REGRAS é: =H4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4)

Não tinha e continua sem "$" nas regras. Não usei $ em nenhuma célula.

A regra =H4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4) deveria ser convertida no uso do pintel em h5 para

=H5=MÍNIMO(B5;D5;F5;H5;J5;L5) , e assim por diante.

Então, ainda continuo sem saber como implementar a regra em todas as células de forma automatizada.

Eu acabei fazendo aqui, para resolver meu problema, tudo manualmente, célula por célula, mas não dá pra continuar assim.

 

Sua sugestão de colocar $H$4:$H$60 não estou entendendo como ela ficaria na regra, visto que na regra não tem de conter nada sobre as demais células fora da linha 4 e fora das colunas B, D, F, H, J e L.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. selecione B4:L60

2. Formatação Condicional / Limpar Regras / Limpar Regras das Células Selecionadas (mantenha a seleção)

3. Formatação Condicional / Nova Regra / Usar uma fórmula ~~~> =B4=MÍNIMO(B4:L4)

4. formate como desejar / OK / OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, osvaldomp disse:

1. selecione B4:L60

2. Formatação Condicional / Limpar Regras / Limpar Regras das Células Selecionadas (mantenha a seleção)

3. Formatação Condicional / Nova Regra / Usar uma fórmula ~~~> =B4=MÍNIMO(B4:L4)

4. formate como desejar / OK / OK

então, mas você viu que não são as colunas todas de B a L? É a coluna B, pula a C, é a coluna D, pula a E, etc. Se estivessem coladas, uma do lado da outra, as colunas de preços, realmente seria bem mais fácil aplicar a regra. Só que não é assim nessa tabela. Essa é a questão. O uso do pincel com 2 cliques não está dando certo, apenas quando se faz de célula em célula, uma a uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, osvaldomp disse:

 

Acrescente os cifrões em vermelho, conforme abaixo.

=B4=MÍNIMO($B4:$L4)

 

Amigo, acho que você não entendeu a questão. Independente de eu colocar o que você está pedindo acima ou o que eu deixei, a questão é como fazer a regra se adequar para as demais linhas e colunas.

Se eu colocar "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" na célula B4, selecionar B4, clicar no pincel, e depois pintar todo mundo abaixo do B4, a regra é copiada como "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)". Ela não se adequa as células inferiores como era pra se adequar, muito menos para as colunas adjacentes. Essa seria a questão que eu preciso de ajuda.

 

Repetindo, todas as células abaixo da B4 ficaram com a regra: "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" com o uso do pincel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, doraimom disse:

Amigo, acho que você não entendeu a questão.

Se eu colocar "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" na célula B4, selecionar B4, clicar no pincel, e depois pintar todo mundo abaixo do B4, ...

Repetindo, todas as células abaixo da B4 ficaram com a regra: "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" com o uso do pincel.

 

Amigo, me parece que a dificuldade é sua para entender o que eu escrevo. Pois essa manobra com a ferramenta Pincel é invenção errada sua, eu não sugeri isso ! ;)

 

Para facilitar a sua vida segue anexa uma cópia do arquivo que você disponibilizou no post #3 com a Formatação Condicional aplicada EXATAMENTE IGUAL ao que eu sugeri no post #6, com a fórmula do post #8.

 

Coloquei na coluna O fórmulas para retornar o valor mínimo de cada linha para facilitar a sua comparação entre o mínimo da linha e o mínimo destacado pela FC.

 

obs. na minha versão do Excel o nome da função é MÍN()  e na sua é MÍNIMO(), então ao abrir o arquivo anexado na sua versão o Excel fará automaticamente a conversão das fórmulas da coluna O, porém me parece que na FC a conversão automática poderá não ocorrer, então se ao abrir o arquivo nenhuma célula estiver destacada será sinal que a conversão não ocorreu, aí selecione qualquer célula no intervalo B4:L60, edite a FC e passe de =B4=MÍN($B4:$L4) para =B4=MÍNIMO($B4:$L4).

image.png.0f63fe7b0371ee5b33276cabad28b07d.png

 

 

AAA COTAÇÃO R2 MIN MAX R2 v2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, então eu te entendi errado. Não é pra usar o pincel.

Como eu faço então? Continuo sem entender como você quer que  eu faça para a fórmula "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" na célula B4 seja convertida corretamente para as demais células da planilha.

O que eu entendi do que escreveu é que eu devo colocar "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" como formatação condicional na célula B4. O que eu não estou achando no seu texto é como ampliar a regra pras demais células sem usar o pincel.

 

Outra coisa que continuo sem entender é porque sua fórmula funcionaria se você inclui colunas que não deveriam estar inclusas no cálculo do mínimo. Você coloca intervalo B4 a L4, mas o C4 não deveria entrar, o E4 não deveria entrar, e assim por diante. Essas colunas poderiam conter números e assim influenciar o resultado do cálculo de mínimo, encontrando mínimo em colunas que deveriam estar fora do cálculo.

 

Desculpe aí a ignorância, mas realmente não entendi essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, informe se o arquivo que anexei atende ao que você queria.

 

1 hora atrás, doraimom disse:

Continuo sem entender como você quer que  eu faça para a fórmula "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" na célula B4 seja convertida corretamente para as demais células da planilha.

No post #6 eu escrevi ~~~> 1. selecione B4:L60. Lembra disso? Provavelmente você não leu e nem aplicou, pois se tivesse aplicado não teria essa dúvida acima. Ao selecionar um intervalo e setar a FC, o Excel irá aplicar a FC no intervalo selecionado, no seu caso, em B4:L60. Edite a FC e veja que na caixa "Aplica-se a" o Excel colocou =$B$4:$L$60, isto é,  o Excel aplicou a FC no intervalo selecionado, e não somente em B4 como você supõe.

 

O que eu entendi do que escreveu é que eu devo colocar "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" como formatação condicional na célula B4. O que eu não estou achando no seu texto é como ampliar a regra pras demais células sem usar o pincel.

De novo você entendeu errado. Veja a explicação no item acima.

 

Outra coisa que continuo sem entender é porque sua fórmula funcionaria se você inclui colunas que não deveriam estar inclusas no cálculo do mínimo. Você coloca intervalo B4 a L4, mas o C4 não deveria entrar, o E4 não deveria entrar, e assim por diante. Essas colunas poderiam conter números e assim influenciar o resultado do cálculo de mínimo, encontrando mínimo em colunas que deveriam estar fora do cálculo.

Diferentemente do que você comentou acima as colunas C, E, G, ... contêm textos e os textos não são considerados pela função MÍNIMO(), para comprovar isso bastaria você verificar o resultado da FC que apliquei no seu arquivo e observar também as fórmulas que coloquei na coluna O. A única exceção é a célula I57 que contém número, o que, me parece, está fora do padrão.

 

 

Resumindo: considerando as dúvidas que você colocou acima me parece que você não fez o que eu sugeri no post #6 e tampouco analisou o arquivo que postei com a FC aplicada e as fórmulas na coluna O, e isso é frustrante para quem tenta ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp  Vou tentar o que falou assim que der tempo aqui no trabalho.

De todo jeito, as colunas que deveriam estar fora do cálculo e não estão, podem até conter texto agora e não afetar o cálculo do mínimo, mas isso não é regra e a existência de número nas colunas fora de interesse pode acontecer. A técnica precisa ser aplicável apenas nas colunas de interesse, como estava na minha regra =B4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4).

Se puder ensinar a deixar o cálculo apenas nas colunas de interesse, agradeço. E desculpe se não entendi algo que escreveu aqui nas primeiras vezes que li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, doraimom disse:

 ... mas isso não é regra e a existência de número nas colunas fora de interesse pode acontecer.

 

Entendi. Na planilha do seu exemplo as colunas C, E, G, ... têm o título "MARCA" e nelas há conteúdos como esses abaixo.

camil 5kg

cocineiro 500mL

300g

kg

 

Para elaborarmos a fórmula adequada, você poderia fornecer alguns exemplos de conteúdos numéricos que podem aparecer naquelas colunas ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, osvaldomp disse:

Não é isso que está na sua planilha. Na próxima vez coloque exemplos consistentes.


=B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)

 

 

Meu primeiro post, com a regra que colei já estava claro o que eu queria. Mínimo de linhas, com colunas alternadas. Agora se você quer ajudar com má vontade, beleza, deixe quieto que é melhor.

"=B4=MÍNIMO(B4;D4;F4;H4;J4;L4)" (Tá consistente isso pra mim).

 

Reli todos os posts aqui, entendi que a regra "=B4=MÍNIMO($B4:$L4)" ou "=B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)" deveria ser aplicada na célula B4, mas continuo sem entender como aplicar a regra em tudo como você diz que explicou. Desculpa aí se só conheço o pincel e isso é invenção minha errada. Em todos os lugares que pesquisei como colocar máximos e mínimos em tabelas de preço de fornecedores também usavam o pincel.

 

Você me fala pra selecionar todo o intervalo, mas eu não sei como você tá querendo que eu faça isso. Eu entro em formatação condicional -> gerenciar regras -> nova regra -> usar uma fórmula e colo lá pro B4 =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4).

 

Agora expandir a regra de formatação condicional eu não sei. Sorry brother. E se tiver frustrante demais pra você deixa alguém com mais paciência tentar me ensinar. Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2019 às 19:12, osvaldomp disse:

1. selecione B4:L60

 

Caraca, amigo, eu repeti trocentas vezes que é para aplicar a FC no intervalo B4:L60 e você continua entendendo que é para aplicar só em B4 🙄. Dureza!!! Talvez você esteja se atrapalhando com o B4 (vermelho) qua aparece no início da fórmula ~~~> =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4) e então você acha que a FC só vale para B4 e aí quer usar o Pincel a todo custo para expandir a regra. Se for isso, esqueça. A FC será aplicada em B4:L60, tenha fé.

 

Eu não me ocupei em detalhar como se seleciona um intervalo pois selecionar um intervalo é tarefa básica no Excel.

 

Segue um passo a passo para selecionar B4:L60 ~~~> clique sobre B4 com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão pressionado e arraste simultaneamente para a direita e para baixo até a seleção atingir L60, então libere o botão esquerdo do mouse. A seleção terá a aparência conforme a figura abaixo. Note que o Excel destaca em amarelo as letras que identificam as colunas de B até L, idem para as linhas 4 até 60.

image.thumb.png.2cbf535adcd15d52f5969ef0a1a75a2a.png

 

Muito bem!!! Primeira etapa concluída com sucesso.

Mantenha a seleção e agora aplique a FC, conforme comentei antes, e então esqueça o seu Pincel e esqueça como expandir a regra pois, repetindo, A REGRA VALERÁ PARA O TODO O INTERVALO B4:L60 E NÃO SÓ PARA B4. Se no futuro a sua tabela crescer, em linhas e ou colunas, edite a FC e na caixa Aplica-se a atualize o intervalo (sem Pincel...🤪).

 

Tenho fé que desta vez você vai conseguir.  🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dificuldade não era em entender como se faz uma seleção, e sim em entender como você queria que eu aplicasse a regra no intervalo. Eu selecionei B4 até L64, cliquei em formatação condicional, gerenciar regra, nova regra, colei: =B4=MÍNIMO($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4) e ="B4=MÍNIMO($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)" (não sei se essa aspas era para estar ai mesmo ou não, mas fiz de ambos os jeitos, cliquei em aplicar, mas a regra não se aplicou a nenhuma célula além do B4. Quando eu clico em qualquer célula das colunas de preços, vou em gerenciar regra, não tem regra nenhuma nessas células.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2019 às 15:09, doraimom disse:

Você me fala pra selecionar todo o intervalo, mas eu não sei como você tá querendo que eu faça isso.

 

Em 27/09/2019 às 20:45, doraimom disse:

Minha dificuldade não era em entender como se faz uma seleção, ...

Antes você escreveu que não sabia selecionar, veja acima, foi por isso que eu descrevi como selecionar. 🤪

 

Penúltima tentativa:

1. selecione B4:L60

2. Formatação Condicional / Limpar Regras / Limpar Regras das Células Selecionadas (mantenha a seleção)

3. Formatação Condicional / Nova Regra / Usar uma fórmula ~~~> =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)

4. Formatar / formate como desejar / OK / OK

obs.

1. atente para o item 2 acima e verifique se a seleção B4:L60 está mantida, antes de executar o item 3

2. após executar o item 3 verifique se a fórmula foi colada "limpa", exatamente como está aí acima, pois a operação de copiar aqui do fórum e colar na FC pode carregar "sujeiras" como aspas e espaços, entre outros

 

Última tentativa:

Se após executar os procedimentos acima a FC não estiver corretamente aplicada em TODO O INTERVALO B4:L60, então eu sugiro que você grave uma macro enquanto refaz os procedimentos acima e depois coloque o código gravado aqui no fórum.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, osvaldomp disse:

 

 

Penúltima tentativa:

1. selecione B4:L60

2. Formatação Condicional / Limpar Regras / Limpar Regras das Células Selecionadas (mantenha a seleção)

3. Formatação Condicional / Nova Regra / Usar uma fórmula ~~~> =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)

4. Formatar / formate como desejar / OK / OK

obs.

1. atente para o item 2 acima e verifique se a seleção B4:L60 está mantida, antes de executar o item 3

2. após executar o item 3 verifique se a fórmula foi colada "limpa", exatamente como está aí acima, pois a operação de copiar aqui do fórum e colar na FC pode carregar "sujeiras" como aspas e espaços, entre outros

 

 

 

 

1) B4:L64 selecionado

2) Regras limpas na seleção

3) B4:L60 continuam selecionadas

4) Nova regra: =B4=MÍNIMO($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4)

(Meu excel está em português como informei).

5) Formatação fundo vermelho

6) ok ok

7) Células foram coloridas como formatação desejada.

8)) No entanto,examinando as células uma a uma, nenhuma delas apresenta adaptação da regra, tipo, B53 não é =B53=MÍN de alguma coisa. Na B53 a regra está =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4), assim como em todas as demais. Nas minhas que fiz manualmente, cada uma ficou com sua posição de célula correta, b53=minimo da linha de b53 nas colunas de interesse, B4=mínimo da linha nas colunas de interesse, etc.

 

Por que na sua regra essa adaptação não ocorre e fica b4= para todas as células?

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, doraimom disse:

7) Células foram coloridas como formatação desejada.

Aleluia !!! 🙏:aplausos:🍻👏👊

 

8)) No entanto,examinando as células uma a uma, nenhuma delas apresenta adaptação da regra, tipo, B53 não é =B53=MÍN de alguma coisa. Na B53 a regra está =B4=MÍN($B4;$D4;$F4;$H4;$J4;$L4), assim como em todas as demais.

Por que na sua regra essa adaptação não ocorre e fica b4= para todas as células?

Pois é assim que a FC funciona, não é necessário criar uma regra para cada célula ou para cada linha. Basta empregar a fórmula adequada que com uma regra somente formate todo o intervalo.

 

Nas minhas que fiz manualmente, cada uma ficou com sua posição de célula correta, b53=minimo da linha de b53 nas colunas de interesse, B4=mínimo da linha nas colunas de interesse, etc.

Não cabe dizer correta ou incorreta, apenas está mostrando a regra inserida na célula selecionada, e mostra uma regra diferente a cada linha justamente porque você inseriu uma regra para cada linha, total 57 regras inseridas, o que não faz sentido (imagina se você fosse aplicar FC em 1000 linhas 🤪). O Excel é mais inteligente do que você supõe.

Sugestão: pesquise no Google sobre FC no Excel.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!