Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um pc com um ryzen 5 3400g e coloquei um pente 8gb e outro de 4gb, ambos de mesma frequência e marca porém de tamanhos diferente.

Minha duvida é se com isso eu consigo o dual channel ou teria que ser os dois de mesmo tamanho, frequência e marca ?

• Coordenador
Postado

@borba49 Baixe o CPU-Z aqui, vá na aba "Memory" e veja se ele acusa o dual channel em funcionamento, como aparece aqui:

image.png

Se não estiver ativado, basta ir até a BIOS e ativar o recurso manualmente. Mas provavelmente o computador já detectou as memórias e ativou o recurso por padrão automaticamente.

Postado

Gostaria de saber qual dessas configs de memoria ram me daria mais desempenho, dual chanell 4gb+4gb ou o flex mode 4gb+8gb. Tenho atualmente a config do flex mode e queria saber se o dual channel teria um desempenho superior a ponto de valer a pena eu reduzir de 12gb de ram para 8 pelo dual channel. 

Postado

OK, como você não citou qual a utilização, para saber qual a demanda de memória, vou me basear numa utilização padrão de dia-a-dia, e já que você não citou GPU, então não deve jogar jogos pesados.

É preferível manter sua configuração atual em todos os cenários.

Se gastar até 8Gb, estará operando em dual channel, melhorando o desempenho inclusive do vídeo on do Ryzen, que utilizar RAM para emular VRAM. 

E se gastar mais do que 8, esta quantidade acima estará em single channel, que é mais lenta, mas ainda assim mais rápida que a memória virtual emulada no disco rígido. Logo, baixar para 8Gb só para operar em DC não é vantajoso. O cenário ideal era subir para 16Gb em DC, trocando a sua de 4 GB por outra de 8.

Pode ser de frequência e latência diferente. Sendo da mesma quantidade, ativa o DC. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...