Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tudo bem?

Estou pensando na melhor forma de montar um sistema de ventilação para o pc que estou montando. O setup inclui uma Ryzen 5 3600 + Coolerbox, além de uma RX 590 Saphire Pulse (TORRADEIRA né?)

onde devo colocar as fan's para melhor aproveitamento? Queria evitar o uso de WC, se possível.

Meu gabinete é um "Pichau Gaming Kronen RGB Lateral Vidro Temp, PGKN-01 (https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-kronen-rgb-lateral-vidro-temp-pgkn-01-rgb). 

Postado

Seu gabinete tem 6 posições para fans de 120mm:

Traseiro: 1

Superior: 2-3

Frontal: 4-5-6

Use 4 fans, nas posições 1-4-5-6, ou seja, traseiro e frontal. O traseiro tirando o ar do gabinete (exaustão) e os frontais jogando ar pra dentro do gabinete. 

Com isto, você terá bom fluxo de ar cruzando o gabinete. Acredito não ser necessário WC, principalmente no processador. 

Postado

@jothanz

Procure reviews da placa, antes de tirar conclusões e evitar pré-conceitos.. A Sapphire é melhor fabricante de placas da AMD e oferece sistemas de refrigeração de primeira linha...

O gabinete é meio fechado na frente e totalmente fechado no teto.. Foi uma escolha ruim.. Um na traseira e dois na frente.. Não tem o que fazer..

Postado
3 horas atrás, Kleber Peters disse:

Traseiro: 1

Superior: 2-3

Frontal: 4-5-6

Na verdade, não há o 2/3. No topo não tem suporte a ventoinhas, só uma tela vazada pra saída e entrada de ar 'natural', sabe?

No mais, valeu pela dica! Colocando 3 fans de entrada e só uma de saída, não fará uma pressão no sistema? Muito ar entrando e pouco saindo? Se eu estiver viajando, pode falar hahaaha

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, RS Faria disse:

@jothanz

Procure reviews da placa, antes de tirar conclusões e evitar pré-conceitos.. A Sapphire é melhor fabricante de placas da AMD e oferece sistemas de refrigeração de primeira linha...

O gabinete é meio fechado na frente e totalmente fechado no teto.. Foi uma escolha ruim.. Um na traseira e dois na frente.. Não tem o que fazer..

Digo que é uma torradeira porque a RX 590 em si é quente, comparada ás GTX e tal. Acredito eu que a Saphire é a melhor opção mesmo heheh

Magina cara, a frente e topo são super 'ventilável', com a diferença que a frontal tem suporte para 3 fan's. Ambos têm telinhas para poeira e só, não têm nada de acrílico ou algo do tipo que barre a entrada ou saída de ar.

Lhe faço a mesma pergunta que fiz acima: 3 fans 120mm de entrada + 1 de saída de 120mm, não dá ruim?

adicionado 4 minutos depois

@Kleber Peters @RS Faria
Vou tentar achar fotos do gabinete, para ilustrar minha fala quanto aos filtros dianteiros e do topo.

adicionado 7 minutos depois

PGKN-01-RGB20.png

Reparem naquela parte acima das portas USB? O topo é inteiro assim, assim como a parte frontal (abaixo do botão power ali).

Postado

@jothanz

A única conclusão que cheguei é de que a Pichau não sabe demonstrar seus produtos.. As fotos dão a noção de que o teto é fechado..

As duas fans mais abaixo, como mostram as fotos, vão ter ar pra empurrar  A terceira, que deve estar acima delas, creio que não tenha respiro pra ela.. A foto que colocou, pra mim, mostra a frente sendo fechada, do meio pra cima..

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, jothanz disse:

Na verdade, não há o 2/3. No topo não tem suporte a ventoinhas, só uma tela vazada pra saída e entrada de ar 'natural', sabe?

No próprio site da Pichau, no anúncio do seu gabinete, ele fala sobre a possibilidade de fixação de ventoinhas superiores. Veja abaixo. Acredito que os parafusos das ventoinhas coincidem com os furos da tela, possibilitando a fixação. O 6, inclusive, auxilia na refrigeração da fonte, aparentemente, além de refrigerar as baias de drivers. 

1 hora atrás, jothanz disse:

No mais, valeu pela dica! Colocando 3 fans de entrada e só uma de saída, não fará uma pressão no sistema? Muito ar entrando e pouco saindo? Se eu estiver viajando, pode falar hahaaha

Sim, está viajando... huahuahuahuahua. Como o gabinete não é fechado hermeticamente, não ocorrerá o fenômeno que você teme. 

gabinetepichau.jpg

Postado
2 horas atrás, RS Faria disse:

@jothanz

A única conclusão que cheguei é de que a Pichau não sabe demonstrar seus produtos.. As fotos dão a noção de que o teto é fechado..

As duas fans mais abaixo, como mostram as fotos, vão ter ar pra empurrar  A terceira, que deve estar acima delas, creio que não tenha respiro pra ela.. A foto que colocou, pra mim, mostra a frente sendo fechada, do meio pra cima..

Sim, não sabem x.x

Isso é fato, a terceira de cima sim é obstruída pela tampa. Mas para deixar claro: topo vazado e arejado, podendo equilibrar um pouco a pressão interna; só duas das fans dianteiras serão efetivas.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

No próprio site da Pichau, no anúncio do seu gabinete, ele fala sobre a possibilidade de fixação de ventoinhas superiores. Veja abaixo. Acredito que os parafusos das ventoinhas coincidem com os furos da tela, possibilitando a fixação. O 6, inclusive, auxilia na refrigeração da fonte, aparentemente, além de refrigerar as baias de drivers.

Acredito que você está no link errado do gabinete, pois o meu é diferente dessa da foto. E os furos da tela são mínimos, não cabem os parafusos (já tentei! hahah)

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Sim, está viajando... huahuahuahuahua. Como o gabinete não é fechado hermeticamente, não ocorrerá o fenômeno que você teme. 

Show! Vou investir em duas 140mm de entrada então, e manter a minha de 120mm na traseira ✔️
Só agradece :D :tw_thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...