Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor sistema de refrigeração?


Posts recomendados

Bom dia! Tudo bem?

 

Estou pensando na melhor forma de montar um sistema de ventilação para o pc que estou montando. O setup inclui uma Ryzen 5 3600 + Coolerbox, além de uma RX 590 Saphire Pulse (TORRADEIRA né?)

onde devo colocar as fan's para melhor aproveitamento? Queria evitar o uso de WC, se possível.

 

Meu gabinete é um "Pichau Gaming Kronen RGB Lateral Vidro Temp, PGKN-01 (https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-kronen-rgb-lateral-vidro-temp-pgkn-01-rgb). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu gabinete tem 6 posições para fans de 120mm:

 

Traseiro: 1

Superior: 2-3

Frontal: 4-5-6

 

Use 4 fans, nas posições 1-4-5-6, ou seja, traseiro e frontal. O traseiro tirando o ar do gabinete (exaustão) e os frontais jogando ar pra dentro do gabinete. 

 

Com isto, você terá bom fluxo de ar cruzando o gabinete. Acredito não ser necessário WC, principalmente no processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jothanz

 

Procure reviews da placa, antes de tirar conclusões e evitar pré-conceitos.. A Sapphire é melhor fabricante de placas da AMD e oferece sistemas de refrigeração de primeira linha...

 

O gabinete é meio fechado na frente e totalmente fechado no teto.. Foi uma escolha ruim.. Um na traseira e dois na frente.. Não tem o que fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kleber Peters disse:

Traseiro: 1

Superior: 2-3

Frontal: 4-5-6

 

Na verdade, não há o 2/3. No topo não tem suporte a ventoinhas, só uma tela vazada pra saída e entrada de ar 'natural', sabe?

No mais, valeu pela dica! Colocando 3 fans de entrada e só uma de saída, não fará uma pressão no sistema? Muito ar entrando e pouco saindo? Se eu estiver viajando, pode falar hahaaha

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, RS Faria disse:

@jothanz

 

Procure reviews da placa, antes de tirar conclusões e evitar pré-conceitos.. A Sapphire é melhor fabricante de placas da AMD e oferece sistemas de refrigeração de primeira linha...

 

O gabinete é meio fechado na frente e totalmente fechado no teto.. Foi uma escolha ruim.. Um na traseira e dois na frente.. Não tem o que fazer..

Digo que é uma torradeira porque a RX 590 em si é quente, comparada ás GTX e tal. Acredito eu que a Saphire é a melhor opção mesmo heheh

Magina cara, a frente e topo são super 'ventilável', com a diferença que a frontal tem suporte para 3 fan's. Ambos têm telinhas para poeira e só, não têm nada de acrílico ou algo do tipo que barre a entrada ou saída de ar.

 

Lhe faço a mesma pergunta que fiz acima: 3 fans 120mm de entrada + 1 de saída de 120mm, não dá ruim?

adicionado 4 minutos depois

@Kleber Peters @RS Faria
Vou tentar achar fotos do gabinete, para ilustrar minha fala quanto aos filtros dianteiros e do topo.

adicionado 7 minutos depois

PGKN-01-RGB20.png

 

Reparem naquela parte acima das portas USB? O topo é inteiro assim, assim como a parte frontal (abaixo do botão power ali).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jothanz

 

A única conclusão que cheguei é de que a Pichau não sabe demonstrar seus produtos.. As fotos dão a noção de que o teto é fechado..

 

As duas fans mais abaixo, como mostram as fotos, vão ter ar pra empurrar  A terceira, que deve estar acima delas, creio que não tenha respiro pra ela.. A foto que colocou, pra mim, mostra a frente sendo fechada, do meio pra cima..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jothanz disse:

Na verdade, não há o 2/3. No topo não tem suporte a ventoinhas, só uma tela vazada pra saída e entrada de ar 'natural', sabe?

No próprio site da Pichau, no anúncio do seu gabinete, ele fala sobre a possibilidade de fixação de ventoinhas superiores. Veja abaixo. Acredito que os parafusos das ventoinhas coincidem com os furos da tela, possibilitando a fixação. O 6, inclusive, auxilia na refrigeração da fonte, aparentemente, além de refrigerar as baias de drivers. 

 

1 hora atrás, jothanz disse:

No mais, valeu pela dica! Colocando 3 fans de entrada e só uma de saída, não fará uma pressão no sistema? Muito ar entrando e pouco saindo? Se eu estiver viajando, pode falar hahaaha

Sim, está viajando... huahuahuahuahua. Como o gabinete não é fechado hermeticamente, não ocorrerá o fenômeno que você teme. 

gabinetepichau.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

@jothanz

 

A única conclusão que cheguei é de que a Pichau não sabe demonstrar seus produtos.. As fotos dão a noção de que o teto é fechado..

 

As duas fans mais abaixo, como mostram as fotos, vão ter ar pra empurrar  A terceira, que deve estar acima delas, creio que não tenha respiro pra ela.. A foto que colocou, pra mim, mostra a frente sendo fechada, do meio pra cima..


Sim, não sabem x.x

Isso é fato, a terceira de cima sim é obstruída pela tampa. Mas para deixar claro: topo vazado e arejado, podendo equilibrar um pouco a pressão interna; só duas das fans dianteiras serão efetivas.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

No próprio site da Pichau, no anúncio do seu gabinete, ele fala sobre a possibilidade de fixação de ventoinhas superiores. Veja abaixo. Acredito que os parafusos das ventoinhas coincidem com os furos da tela, possibilitando a fixação. O 6, inclusive, auxilia na refrigeração da fonte, aparentemente, além de refrigerar as baias de drivers.

Acredito que você está no link errado do gabinete, pois o meu é diferente dessa da foto. E os furos da tela são mínimos, não cabem os parafusos (já tentei! hahah)

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Sim, está viajando... huahuahuahuahua. Como o gabinete não é fechado hermeticamente, não ocorrerá o fenômeno que você teme. 

Show! Vou investir em duas 140mm de entrada então, e manter a minha de 120mm na traseira ✔️
Só agradece :D :tw_thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!