Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

BOA NOITE...

Tenho um switch da multilaser modelo RE128 e ele possui portas Gigabit com VLAN fixa. O SWITCH não é gerenciável.

Existe alguma possibilidade de poder comunicar as maquinas que estão conectadas nesse switch ou por ele possuir

VLAN fixa é impossivel fazer isso?!

Postado

Na verdade ele realmente não é gerenciável, mas os dispositivos não fazem parte da mesma rede, pois cada porta tem uma VLAN Fixa. E por não ser gerenciável,  eu não consigo desabilitar a VLAN me possibilitando comunicação entre as portas.

Por isso que queria saber se existe alguma forma de comunicar VLAN´s diferentes que são do mesmo switch não gerenciável ou se é uma missão impossível.

Inclusive eu coloquei uma foto do manual de usuario oficial da multilaser para mostrar o que estou falando.

asdasd.jpg

Postado

A pergunta é: O que você pretende com essa rede? Você já conectou todos os aparelhos no switch e testou o funcionamento?

Essa documentação me parece um tanto equivocada, um aparelho para esse nicho de mercado não exige a criação de VLANs separadas, algo que seria útil em switchs para redes grandes, ou seja, os gerenciáveis. Acho que o redator pode ter cometido uma confusão com o conceito de switchs onde o tráfego é endereçado para o real dono do pacote de dados ao contrário do HUB em que o pacote de dados é encaminhado para todas as portas.

Postado

Ai que esta o problema... Eu ja testei o produto e por isso que estou com dificuldades com ele e perguntei aqui. porque ele realmente não comunica nenhum dispositivo que esteja conectado nesse switch. Acontece exatamente o que está escrito no manual. E ele não é gerenciável, como diz no próprio manual.

Postado

Pretendo que os computadores se comuniquem como em qualquer outra rede comum.

Mas realmente, com esse switch não tem jeito, entrei em contato com a Multilaser e falei com um professor de Redes que eu tenho e a resposta que tive dos dois é que com esse aparelho eu realmente não vou conseguir fazer essa comunicação interna. Tive que trocar de switch mesmo, e eu e meu professor não entendemos qual é o propósito desse switch que a Multilaser lançou, pois não faz sentido ter VLAN fixa nas portas se o switch não é gerenciável.

Postado

Também não consigo ver aplicação nenhuma para algo desse tipo, talvez um laboratório de escola. Como já trocou, não há nem testes que possamos fazer para decifrar o que ocorre nele.

• 3 anos depois...
Postado

Caramba, até que enfim achei a confirmação do problema de parte dos equipamentos de rede não se enxergarem.

Comprei até um kvm de usbs porque não conseguia fazer funcionar o Barrier funcionar.

Eu tenho esse switch Multilaser 8 portas RE128 conectado ao meu router.

Cada dispositivo nele consegue se conectar a tudo que está conectado diretamente ao router (Wi-fi e Portas ethernet do router) mas não se conectam entre si....

Meu objetivo era expandir o número de dispositivos conectados via cabo à rede do router. 

Esse switch me atendeu parcialmente. Tudo se conecta à internet, mas não consigo conectar internamente.

Não precisava isolar nada internamente...

Esse switch seria útil pra alguma coisa de hotel, casa de praia, apartamentos que compartilham uma mesma conexão de origem e seguem isolados?

Postado

danmaxis,

não sabia da existencia desse switch.

tirar uma duvida.

- o dhcp funciona normalmente em todas as portas?

- consigo usa-lo para fazer uma rede wifi visitantes conectando um AC ou roteador wifi? se sim, vai ser bem util para mim e para quem quer colocar uma rede visitantes e que não tenha acesso ao resto da rede.

- todos os pcs que ficam nessa vlan não consegue ter nenhum tipo de acesso a outros equipamentos da rede?

Postado

@thiago.jj

Então:

- O dhcp funciona normalmente em todas as portas?

> Tudo que eu liguei ganhou IP certinho do meu router (onde tá meu DHCP);

- Consigo usá-lo para fazer uma rede wifi visitantes conectando um AC ou roteador wifi? se sim, vai ser bem util para mim e para quem quer colocar uma rede visitantes e que não tenha acesso ao resto da rede.

> Pelo que eu estou percebendo sim, mas só precisa ter cuidado com o que está nos níveis acima. Se o seu Access Point/Router pra convidados estiver numa porta e seu router principal estiver em outra, vão compartilhar o acesso à internet mas não vão se enxergar. 

- Todos os pcs que ficam nessa vlan não consegue ter nenhum tipo de acesso a outros equipamentos da rede?

> A princípio cada uma das 7 portas funciona com um rede isolada e só enxergam do uplink pra cima. Deixa eu colocar um diagrama da minha rede pra mostrar como está:

image.thumb.png.de68fc9992b0085bedd719a2f535e170.png

Tá meio simplificado, mas é essa topografia.

Meu router wifi tem o DHCP e distribui os IPs. Tudo o que está conectado na sala de estar, enxerga e conecta com todos os aparelhos. PCS 1 e 2 tem visão integral dos dispositivos de rede.

Já PCE 1 tem visão de tudo o que está no router wifi (PCS1 e PC2, no exemplo), mas não conecta com o PCE2.

O dispositivo PCE 2 tem visão de tudo o que está no router wifi (PCS1 e PC2), mas não conecta com o PCE1.

Logo, as portas 2 a 8 do RE128 tem esse isolamento de rede para cada porta (não sei bem o termo certo, VLAN que eles chamam).

Se eu tivesse sido um pouco mais atento, não teria adquirido esse aparelho. Meu critério foi só comprar um switch gigabit de 8 portas barato.

Se você colocar esse switch pra dividir a internet entre duas ou mais redes, é uma boa ideia. Só precisaria de alguma forma de priorizar a conexão para a rede principal ou limitar a banda máxima da rede de convidados.

Postado

@danmaxis 

2 horas atrás, danmaxis disse:

Esse switch seria útil pra alguma coisa de hotel, casa de praia, apartamentos que compartilham uma mesma conexão de origem e seguem isolados?

Sim, apenas casos assim. Desse modo se pode colocar 7 portas de rede para sete quartos e sem se preocupar com privacidade ou firewall interno. Ou ligar 7 câmeras IP...

No mais é um desastre e uma inversão de papéis:  Um aparelho comutador que praticamente não comuta pacotes.

De https://shopee.com.br/Switch-com-8-Portas-VLAN-Multilaser-RE118-i.389315825.11472912838

image.png.7b0cd5c0debfc5691a65c3a88fef6a1a.png

a multilaser sequer tem manual desse produto ou qualquer tipo de suporte.

O fato é que qualquer switch (comum) de 8 portas FE tem capacidade de comutação igual a 2 vezes o número de portas. 1600mbits para FE e 16gbits pra gigabit.

Ao fixar a comutação apenas com a porta 1 se pode usar chipset e recursos de qualidade inferior e por isso são baratos.

Um sw poe de 8 portas custa perto de 400 reais. Um switch FE comum custa na casa de 80 reais e um gigabit perto de 200

• Haha 1
Postado

danmaxis obrigado!

local é bem simples, não consigo fazer um diagrama agora, mas a ideia seria....

roteador vivo(dhcp) ligado em um switch HP (não gerencialvel)

no switch HP iria ligar pcs, impressora, ap interno

switch vlan fixa(porta 1 (cabo rede switch hp), porta 2 (ap visitantes))

o ap visitantes iria enxergar todos os equipamentos ligados no switch hp porém não consegue conectar?  ex: localiza a impressora, mas não consegue imprirmir? ou se algum pc tiver compartihamento(so exemplo, não tem) conseguiria usar \\ip-pc porém não conseguem acessar o compartilhamento?

Postado

@thiago.jj

Pelo que entendi, a forma que descreveu, eles iam todos se enxergar.

Tudo que vai na porta 1 do switch de vlan fixa (O RE128 do exemplo) está acessível pras portas 2 - 8.

Pra isolar o AP Visitantes do restante dos aparelhos, usando o RE128 eu faria algo tipo:

- Roteador Vivo (Modem/Router/DHCP) na porta 1 do RE128, pra todos os aparelhos ganharem IP e acesso à internet;

- Switch HP (Switch com seus PCs e Impressora) na porta 2 do RE128;

- Access Point dos Visitantes na porta 3 do RE128;

Aí seu AP de visitantes funciona isolado da sua rede de trabalho, e os visitantes ficariam sem acesso à impressora ou seus dados. Apenas o router da vivo fica exposto a eles.

Talvez alguém sugira alguma forma mais eficiente ou/e mais segura.

Postado

@ciro-mota Não, não é o caso. Este switch isola as portas 2-8 como explicado

Em 27/09/2019 às 08:32, ciro-mota disse:

Essa documentação me parece um tanto equivocada, um aparelho para esse nicho de mercado não exige a criação de VLANs separadas, algo que seria útil em switchs para redes grandes, ou seja, os gerenciáveis

Não , não exige. É um aparelho muito barato e isolando as portas 2-8 se pode usar um chipset e memória e tudo dimensionado para muito menos, já que não há comunicação entre essas portas. 

38 minutos atrás, danmaxis disse:

Aí seu AP de visitantes funciona isolado da sua rede de trabalho, e os visitantes ficariam sem acesso à impressora ou seus dados. Apenas o router da vivo fica exposto a eles.

A rede de visitantes vai ter um gateway na rede da primária e ainda vai ter acesso ao que estiver ligado nas outras portas do roteador da VIVO.

E tudo vai ser penalizado pela baixa performance do RE128

image.png.6c463b493f513fdcb3a4617cc0df9281.png

Qual o aparelho que oferece a rede de visitantes? Como está ligado?

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, danmaxis disse:

@thiago.jj

Pelo que entendi, a forma que descreveu, eles iam todos se enxergar.

Tudo que vai na porta 1 do switch de vlan fixa (O RE128 do exemplo) está acessível pras portas 2 - 8.

Pra isolar o AP Visitantes do restante dos aparelhos, usando o RE128 eu faria algo tipo:

- Roteador Vivo (Modem/Router/DHCP) na porta 1 do RE128, pra todos os aparelhos ganharem IP e acesso à internet;

- Switch HP (Switch com seus PCs e Impressora) na porta 2 do RE128;

- Access Point dos Visitantes na porta 3 do RE128;

Entendi, o que estiver acima dele no caso do meu exemplo teria acesso.

dessa outra forma so questiono a performance do switch da multilaser, vou procurar uma marca um pouco mais conceituada rs.

obrigado pela ajuda!!

Postado

poderia fazer como o @danmaxis sugeriu

roteador vivo

switch multilaser

- porta 1 (uplink  - cabo que vem do roteador vivo)

- porta 2 - switch hp e ligaria os equipamentos internos no hp

- porta 3 - AP visitantes

pelos detalhes passado é para dar certo.

Postado
2 horas atrás, thiago.jj disse:

pelos detalhes passado é para dar certo.

Como eu disse, o que estiver ligado no roteador da vivo estará visível para a rede de visitantes. Não deve ignorar isso. Em geral tem 3 portas lá

Postado
20 minutos atrás, arfneto disse:

Como eu disse, o que estiver ligado no roteador da vivo estará visível para a rede de visitantes. Não deve ignorar isso. Em geral tem 3 portas lá

desenho bem simples feito no word rs

dessa forma o ac visitantes teriam acesso ao switch hp?

image.png.bd2cd08d79d07415fac08cd9e6cd8cca.png

Postado

Li, mas as outras portas da Vivo estarao livres.

vou usar so uma porta no roteador da Vivo e é justamente a porta que vai para o switch vlan fixa.

se não funcionar para isso, teria utilidade usando apenas em hotel como falaram?

Postado

@thiago.jj Leu a parte em que eu falei sobre o uso para câmeras IP, imagino....

1 hora atrás, thiago.jj disse:

Li, mas as outras portas da Vivo estarao livres.

É um grande desperdício. E vai perder banda em tudo que está conectado aos mulitlaser por causa de multiplo NAT, perto de metade da banda pode sumir ai.

Mas vai funcionar como você quer sim.

Postei alguma explicação, e desenhos e números e gráficos aqui sobre isso em outros posts. Não vou reescrever tudo. Se achar que pode fazer diferença leia em 

E

E

Se precisa mesmo disso assim a maneira by the book, oficial, é ter um roteador de borda, SEM NAT. Pode ser um PC ou um desses roteadores que rodam RouterOS. 

Pode ser também o roteador da VIVO, desde que desligue NAT na VLAN 10. E aí teria a vantagem de poder usar DHCP em todos os roteadores secundários, o que melhora a performance e dá alguma redundância.

Cansei de ver gente usando um roteador só e um servidor DHCP só no roteador do provedor e a;i se o roteador para ficam sem endereços de rede 🙂, sem impressora, sem compartilhamentos... 

E aí alguém vai lá e assina outro contrato de acesso a internet e compra um desses aparelhos folclóricos de Load Balancing (que não fazem isso) tipo os TL-R605 ou TL-R470T da marca tp-link. E outros que deixam várias máquinas com IP fixo para "resolver" o problema. Problema que é de rede LOCAL e não de WAN

Postado
17 horas atrás, arfneto disse:

@thiago.jj 

É um grande desperdício. E vai perder banda em tudo que está conectado aos mulitlaser por causa de multiplo NAT, perto de metade da banda pode sumir ai.

esse modelo do multilaser diz ser 100/1000 talvez atenderia por ter poucas pessoas tem 3 pessoas, vivo fibra 300mb e as vezes as visitas.

Vou ler os links abaixo sim e fiquei pensando nessa questão da quallidade do multilaser, por isso pensei em ver outra marca/preco ou se vale mais a pena no futuro trocar o switch por um gerenciavel ou firewall que seja possível configurar vlans.

como o local é pequeno e dependendo do equipamento é caro pode ser que não facam esse investimento.

Postado

@thiago.jj se a performance é ruim tem mais uma razão para não perder banda a toa. Eu não tenho tempo de medir essas coisas porque em geral não é importante e tenho pouco tempo pra arrumar e ir embora, mas essas imagens são de julho. Na primeira um laptop está ligado a um modem dessa mesma VIVO fibra num link de 250mbps. Nas duas seguintes está ligado em um Archer C2 via porta WAN e na última ligado via LAN normalmente.

1258132325_julho22.jpg.d56961efbd07420485006546608199ee.jpg

julho22b.jpg.a040396133a6991ae63b0844d9946e28.jpg

E nesse caso o download caia para a metade. E esse nem era o problema deles. Não sabiam. O problema era uma impressora ligada via ethernet no C2 e duas TV smart, uma em cada rede...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!