Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz um upgrade para um ryzen 2600, e ele chega facilmente aos 76º e eu tava querendo comprar um cooler melhor pra ele, mas nao sei se compro um watercooler ou um air cooler.
Por isso procuro recomendações de marcas e modelos até uns 400 reais.

Postado

Um bom air cooler é melhor, se overclock for uma consideração, um bom water cooler permite ir mais longe nesse ponto.

Fora isso você tem algumas opções boas de air cooler como o Gammaxx 400 ou Lucifer V2, ambos da Deepcool. Também tem o Hyper 212X da Cooler Master, e outras opções da Noctua.

• Membro VIP
Postado

@igor_irb Recomendo por 230 reais:

WC Maelstrom 240T

Comprei um modelo semelhante, porém com radiador de 120mm e apenas 1 fan e o resultado já foi bastante satisfatório. Tem boas opções de air cooler tb. Alguns inclusive com desempenho superior a muito WC.

Só lembra-te de verificar o tamanho do dissipador, o perfil das memórias, espaço dentro do gabinete, etc. que podem se tornar empecilho na montagem.

• Curtir 3
Postado

Na terabyte estão com promoção de coolers da cooler master. Acho que vale a pena. Eu uso air cooler no meu 2600x e 3600. Mas primeiro você tem que ver o que seu gabinete suporta

Postado

Vantagens do WC: Mais bonito, ocupa menos espaço, eficiência levemente maior
Desvantagens do WC: Menor durabilidade e confiabilidade

Vantagens do AC: eficiência apenas levemente menor que WC, durabilidade, confiabilidade
Desvantagens do AC: espaçoso, pesado, feio

Então vai das suas prioridades. Quer algo mais clean, com eficiência levemente maior e se importa menos com durabilidade e confiabilidade? Vai de WC, o 240T como já recomendaram tem ótimo custo benefício. Por outro lado, se você tem um gabinete bastante espaçoso e está disposto a investir até 400, recomendo o DeepCool Assassin II, um dos melhores ACs do mercado. Tenho o irmão menor dele (mas também gigante) Lucifer K2, paguei acho que uns 150 na época (e por esse preço recomendo muito, mas já não se acha mais pelo mercado), e segura o R5 2600 em 4.1 GHz. Em stock e full load (teste de estresse térmico com o Prime95) fica na casa dos 60-65 dependendo da temperatura ambiente.

Postado
39 minutos atrás, igor_irb disse:

Recentemente fiz um upgrade para um ryzen 2600, e ele chega facilmente aos 76º

Se nesse tempo fresquinho está assim precisa mesmo trocar.

Mas antes precisa verificar todas as condições que você está agora .

Passe o modelo de gabinete, quantos FAN, etc

Precisa saber também a VGA porque dependendo do modelo influencia no aquecimento geral.

As condições que trabalha também influenciam: local de instalação, se é ventilado, etc.Temperatura local da cidade, por exemplo.

Postado

@PedraX  De fato o primeiro passo a se fazer e verificar isso que disse.

@igor_irb Eu tenho um Ryzen 2600 e com o tempo bem quente ele não passa de 67° em Full por horas.

Então tem algo errado ai. Estou usando a pasta térmica que vem de fabrica no cooler. Por algum acaso você tirou ela ?

Postado
7 minutos atrás, joaoftg disse:

Eu tenho um Ryzen 2600 e com o tempo bem quente ele não passa de 67° em Full por horas.

O que você chama de "full"? Aqui o R5 2600, em temperatura ambiente de 30 graus, chegava a 90, 90 e poucos quando eu exigia 100% da máquina (teste de estresse pra placa de vídeo com FurMark simultâneo ao do processador com Prime95). Só jogando, com uma RX 580, era isso aí, em torno de 70, mas não é o que eu chamaria de "full"...

Postado

@Shaman93 "Full" me refiro quando coloco o uso da CPU acima de 90% para jogar meus jogos de mundo aberto (GTA, TW3, etc). As vezes fico horas jogando com temperatura ambiente tambem na faixa dos 30° e meu Ryzen nunca passou de 70° usando o cooler box. Graças a isso nunca vi necessidade de colocar um Cooler melhor.

Más e claro que tive que fazer umas adaptações no meu gabinete pra isso. Alem de modificar os fans da placa de vídeo para não deixar ela passar de 80°. Porque essa sim, esquenta sem piedade.

Postado

@Shaman93 "Full" me refiro quando coloco o uso da CPU acima de 90% para jogar meus jogos de mundo aberto (GTA, TW3, etc). As vezes fico horas jogando com temperatura ambiente tambem na faixa dos 30° e meu Ryzen nunca passou de 70° usando o cooler box.

Mas nesse caso dificilmente o uso fica acima de 90% constante, são picos de 90%, 100%, alternados por momentos em que tá da metade pra menos. "Full" seria por exemplo renderização, que aí sim manda a CPU pra 100% de uso cravado ou algo perto disso. Se fosse só pra jogar eu também não teria trocado, como renderizo e aqui fica muito quente no verão resolvi pegar um melhor.

Alem de modificar os fans da placa de vídeo para não deixar ela passar de 80°. Porque essa sim, esquenta sem piedade.

Experimenta fazer um undervolt, aqui fez milagre. Diminui dos 1.125~1.15 V do padrão pra 1.050 V sem perda de desempenho perceptível. Mas o consumo foi de tipo 140 W pra 100. Isso fez com que as ventoinhas, que rodavam a 2500~3000 pra manter a temperatura abaixo de 75 passassem a rodar na faixa dos 1200~1800.

Postado

@Shaman93 Tentei fazer isso. Problema e que começa a dar erro no driver. Aparece algo sobre ocorrer erro no wattman e que foi restaurado. Ai desisti. Foi um custo manter esse Wattman sossegado apenas com as modificações da curva do Fan.

Postado

A temperatura aqui anda pelos 30-35 graus

tenho um gamemax g510 optical 

3 fans na frente jogando ar pra dentro e 1 atrás jogando pra fora 

E uma 970 g1 gaming

ele bate os 76 jogando the division 2 e assassins creed origins, ele nao fica a 100% so o clock fica a 3700 o tempo todo.

adicionado 6 minutos depois

e minha placa de video por sinal com OC rodando a 1500mhz nao passa dos 65-70

Postado

@igor_irb Não sei se e o caso do seu gabinete. O meu que é um Diamond Storm com vidro na frente não ofereceu uma boa ventilação. Ainda mais com esses Fans "gratuitos" que vem com o gabinete. Uma dica que te dou e tirar a tampa lateral ou o vidro da frente e fazer um teste. No meu caso eu tive que pedir para fabricar uma tela fina para substituir pelo vidro temperado frontal. Só assim consegui "estabilizar" minhas temps.

Postado

A tampa lateral nao posso deixar sem porque pega muita poeira aqui na minha casa (estrada de terra bem na frente, e meu quarto é na frente da casa)mas o acrilico da frente é uma boa tentativa, pra me ajudar ainda esses fans sao 3 pinos e tem um controlador de velocidade acima do gabinete, o qual nao funciona, ai eles se mantem em uma só velocidade. 

Postado

@igor_irb Caso sua placa-mãe tenha slot de fan suficiente liga tudo na placa que você consegue controlar. Caso sua placa não ofereça controle, más mesmo assim tenha os Slots as fans vão funcionar 100% da capacidade. porém te adianto que não muda muita coisa não kkkk. Ideal e comprar Fan com pressão estática boa. ***** que são caras demais. Já vi fans da corsair com alta pressão estática custando 300 mitos. Faça o teste com a tampa frontal. Porque ela e mais fácil de você conseguir uma tela e colocar uma meia fina como filtro kkkkk. Arranjos técnicos.

Postado

@joaoftg Eu ajustei eles na bios, pra rodar com desempenho maximo, mas bem como tu falo, nao muda muito.

acho q vou optar por um WC, além de ficar mais bonito, nao vai ficar o ar quente dentro do pc.

Postado
7 horas atrás, igor_irb disse:

Eu ajustei eles na bios, pra rodar com desempenho maximo, mas bem como tu falo, nao muda muito.

acho q vou optar por um WC, além de ficar mais bonito, nao vai ficar o ar quente dentro do pc.

Convém estudar bem essa solução porque a única posição decente que você tem nesse gabinete é colocar esse WC no topo.

Verifique se caberá mesmo a espessura do radiador+FAN e se não interfere em algum dissipador de calor da placa-mãe.

Na frontal tem muito inconveniente porque jogará ar quente para dentro do gabinete.

E quanto ao ar quente dentro porque você acha que colocar WC resolverá?o que pega nesse gabinete é justamente esse frontal fechadão que não deixa entrar ar suficiente. Deve colocar air cooler com FAN de 120mm e dois FAN no topo tirando ar do gabinete.

Procure por air cooler "baixinho" porque como a largura do gabinete é de apenas 185mm acho que só cabe aircooler com 160mm de altura  ou menos(deve medir da CPU até a tampa lateral)

• 2 semanas depois...
Postado
1 hora atrás, igor_irb disse:

Esse seria um bom cooler?

Ele é, mas não caberá no seu gabinete.O máximo q cabe deve ter menos que 158mm

O melhor no caso é um maelstrom T240 .

tem uma oferta hoje por R$229,00

Postado
1 hora atrás, igor_irb disse:

Maelstrom t240 nao é WC?

Sim, seu gabinete tem opção de instalação no topo e na frontal.melhor instalar no topo.

adicionado 1 minuto depois

Naquele dia estava baratinho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!