Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou iniciando na programação e eu nao estou conseguindo terminar esse algoritmo "escolhendo pessoas". usando a condicional "se" ele informa que nao está encontrando o "então". Isso e um bug do visualg 3.0 ou nao estou desenvolvendo de forma correta? desde já agradeço sua atenção!

Capturar.PNG

• Amei 1
Postado

@teimans2135 Tenta analisar todos as variáveis testadas no Se..Entao. Por exemplo, a variável SEXO é do tipo caractere, por isso tem que colocar as aspas.

Se (sexo = "M") e (idade >= 10) e (cabelo =2) entao

.

.

.

FimSe

Corrige esse detalhe e roda pra ver.

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@teimans2135       o visualG informa sobre erros no código do jeito dele ,  e ali na verdade ele encontrou o  entao  , e está escrito da maneira certa , sem o til ,  mas o que ele está dizendo na verdade é que o valor das variáveis do tipo caractere precisam ficar entre aspas duplas ,  "M" ,   e seria melhor você postar seu código na forma de texto usando o botão  <>  que está desenhado lá na barra de ferramentas da janela de postar , para que seu código não fique faltando caracteres    .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@teimans2135, só reforçando: por favor, poste o texto do código... fica mais fácil para analisar e darmos uma resposta. :). Obs.: para postar um código, antes clique no botão <> que fica na barra acima...

Sobre:

13 minutos atrás, devair1010 disse:

visualG informa sobre erros no código do jeito dele

Justamente!! kkkkkkkkk. O programador precisa de uma atenção redobrada. Em outras linguagens, e seus compiladores, é mais comum o compilador tratar os erros de formas mais precisa. Outro ponto que faz diferença (negativa) no VisualG é que boa parte dos erros só são verificados em tempo de execução... sendo que o "mais natural" era nem compilar/deixar rodar... tem que se acostumar com isso.

Sobre:

16 minutos atrás, devair1010 disse:

está dizendo na verdade é que as variáveis do tipo caractere precisam ficar entre aspas duplas

Só para deixar claro: não é as variáveis que precisam ficar em parênteses, mas sim, para o caso, os valores que quer comparar com as variáveis.

Ao usar:

se (sexo = M) entao 

O computador vai entender que você quer verificar se o "conteúdo da variável sexo" é igual ao "conteúdo da variável M". As "" servem justamente para diferenciar o que é "comando", do que é "dado". Perceba: como ele iria saber se sexo é um texto ou se é o nome de uma variável? as "" servem para isso.

Segue um exemplo:

se (sexo = "M") ou (sexo = "m") entao 

Ou seja: cada uma das sentenças verifica se o "conteúdo da variável sexo" é igual ao "conteúdo da cadeia de caracteres contidas entre as aspas".

Obs.: outra propriedade do VisualG é que (estranhamente) as comparações não são case-sensitive, ou seja: não faz diferença os caracteres maiúsculos e minúsculos, logo, basta comparar apenas com "M" ou " m". Poderia ficar:

se (sexo = "m") entao 

• Curtir 3
Postado

@MATEUS GOMES85 muito obrigado, era esse o problema mesmo! 

adicionado 5 minutos depois

@Simon Viegas kkkk era esse o problema mesmo, já estou me acostumando a lidar com esses erros, é muito mais fácil eu estar errado do que o programa , no mas muito obrigado pela sua ajuda!  :)

adicionado 7 minutos depois

@devair1010 sim, entendi nas próximas dividas que eu tiver postarei o código na forma de texto, obrigado por sua ajuda! :)

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!