Ir ao conteúdo

Como ativar memoria RAM em Dual-Channel?

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, estou pensando em dar um upgrade na memória RAM do meu PC, que atualmente é um pente de 4gb. Como eu faço pra ativar os 2 slots de memória e aproveitar o máximo da placa-mãe, que é expansível até 8gb? A placa-mãe do meu PC é a MEGA G41T-M7 LGT. Por acaso precisa verificar compatibilidade com o processador? Ou é só colocar um pente de 4gb que já funciona? Desde já obrigado. 😀

Postado

Não tem que ativar nada, só colocar o outro pente. De preferência pegue um pente idêntico pra evitar problemas de compatibilidade. Se for uma placa-mãe com 4 slots, use slots alternados (1 e 3 ou 2 e 4).

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Classic97 Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Tive esta placa-mãe por anos essa G41T-M7(1.0) você pode colocar até 8GB DDR3 1066MHz nela, eu recomendo que atualize o BIOS através do site da ECS(baixe o arquivo).

Tutorial de como atualizar o BIOS:

PS: Em relação à memória eu utilizava 2 x 4GB DDR3 1333MHz Markvision(Ela rodava em Dual Channel 2 x 533MHz = 1066MHz) que era o máximo suportado.

4GB DDR3 1333MHz Markvision - R$108

Com relação ao Dual Channel ele é ativado automaticamente.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Vocês aqui são verdadeiros ninjas, obrigado pela agilidade nas respostas! haha

@Shaman93 Valeu pela dica, a placa-mãe possui 2 slots.

@GabrielLP14 Obrigado pela hospitalidade, irei atualizar a BIOS seguindo seu tópico, foi de grande ajuda! Quanto à memória RAM, eu só não entendi uma coisa: é melhor pegar dois pentes desse que você me recomendou, ou apenas um? Considerando que já possuo um pente de memória RAM com 4gb ddr3.

edit: Aliás, se a placa-mãe suporta até 1066MHz, como é que dois pentes de memória de 1333MHz em dual-channel resultam em 1066MHz? 🤔

Postado

@Classic97 Você pode utilizar este seu pente mesmo colega, o que pode ocorrer é que os timing das memórias podem ser diferentes, se este for o caso a memória que tem os timings menor funcionará com os timing e latência da outra memória.

A placa-mãe suporta memórias de até 1066MHz, entretanto ela possuem compatibilidade com memórias de 1333MHz porém elas não trabalharam em 1333MHz e sim em 1066MHz para que possam funcionar, porém ai que um BIOS atualizado ajuda, pois esta atualização de BIOS ajuda pois ele melhora a compatibilidade com diferentes pentes e marcas de memória.

Ambos os pentes rodaria então resumidamente em 1066MHz e não em 1333MHz.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Agora entendi perfeitamente. Valeu pela ajuda e paciência, não entendo muito de hardware rsrs. Grande abraço! 😀
Ah, e só por curiosidade, qual processador você usava nessa placa-mãe?

Postado
12 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Classic97 Tem que ver se ela é compatível, más ela não é uma placa adequada para processadores de TDP muito acima dos 65w.

Caso queira um Core 2 Quad eu trocaria de placa-mãe.

Entendo, essa coisa de TDP é sobre temperatura do processador, né? No site da ECS diz que a placa é compatível sim, e se eu colocar um Core 2 Quad acima de 65w o que acontece? Iria esquentar muito? Pesquisando no mercado livre achei esse Core 2 Quad com 65w: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178570825-processador-intel-core-2-quad-q8400s-soq-775-65w-pasta-ter-_JM?
Será que esse dá certo? Digo isso porque eu possuo um e4500 e pretendo trocar também.

Enfim, agradeço a sua ajuda, forte abraço 👍

Postado

@Classic97 Não, TDP é Thermal Design Power, quando o processador trabalha ele consome energia, porém enquanto ele trabalha, ele acaba que esquentando e esse trabalho gera um calor que é medido em Watts, o TDP é a energia dissipada em calor de um processador.

adicionado 0 minutos depois

Possivelmente esquentaria bem a placa-mãe, eu não arriscaria.

adicionado 1 minuto depois

Po, neste caso se for este Core 2 Quad até seria legal, resta ver mesmo se é compatível.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...