Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD em notebook lento, vale a pena?


Visitante

Posts recomendados

Eu estou com o notebook Positivo Stilo XR2995, cujo processador é um Intel Celeron N2807, e a memória RAM, que veio com 2 GB, troquei por uma de 4 GB 1333MHz. Eu troquei a memória porque o sistema ficava lento quando abria muitos aplicativos ao mesmo tempo, 3 guias do Chrome abertas já deixava o sistema lento. Após trocar a memória (infelizmente é só 1 slot, não tem suporte ao Dual-Channel) e ter instalado a versão 64 bits, o sistema ficou mais rápido, podendo abrir várias guias ao mesmo tempo sem travamentos, mas eu percebo que o sistema ainda é lento. Para abrir o Chrome pela primeira vez ao ligar o notebook, demora uns 30 segundos, para abrir o Windows Explorer leva uns 8 segundos, para carregar as páginas da Internet com o Chrome também demora. O que eu posso fazer? A única chance de upgrade agora é trocar o HD por um SSD, meu notebook é SATA 3, ele vai ficar muito mais rápido? Abrir o Chrome, por exemplo, vai levar menos tempo? Eu estou pensando em comprar este SSD, não posso gastar muito mas quero um modelo de qualidade, todos meus arquivos ficam na nuvem, esse espaço (120 GB) será o suficiente?

 

Obs: O sistema instalado é o Windows 10 1903, baixado diretamente do site da Microsoft e instalado em um pendrive. O HD está desfragmentado, tendo uma única partição com mais de 400 GB livres, e os arquivos temporários, que ao longo do tempo ficam muito fragmentados, são limpos através do CCleaner. Não uso otimizadores, cracks, patchs, desfragmentadores de RAM, nem programas desconhecidos. Uso o Windows Defender como antivírus. O sistema está atualizado e sem vírus. Em questão de drivers, o Windows baixa e instala automaticamente, e baixo os drivers que o Windows não baixa, como o de leitor de cartão. Não uso atualizador de drivers, nem baixador etc. Todo o hardware está funcionando perfeitamente, testado com os programas reconhecidos, como o MemTest86+, Data Lifeguard Diagnostic e Ferramenta de diagnóstico do processador Intel.

 

@mattaus O notebook vai ficar tão rápido quanto o modelo que citei em um tópico com Core i3-3110M funcionando em Dual-Channel com 6 GB de RAM? Se sim, vai ser uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

considerando as configuraçoes gerais do teu notebook diria que nem vale tanto.
só windows 10 come 1.6gb ram extremamente configurado e na casa de 2 a 3k em condiçoes normais.
se tens 4gb ve ai se o consumo de ram já não ta sempre acima de 75% sem anda aberto.
e o processador também e muito fraco então n diria que e um investimento tão bom.
o SSD pode até fazer a sua maquina ligar + rápido. porém com essa limitação ai de memoria ainda irá travar e ficar lento assim que tiver no limite.
com isso ficaria a teu criterio eu nem colocaria, juntaria pra pega um outro note, sendo que usados tem a preços aceitaveis na casa de 1k.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4028142/windows-10-system-requirements

 

conforme pode ver e requisito MINIMO para 64bits seria 2gb, o meu tirei todos os recursos do windows 10, apps e serviços adicionais e ainda sim consome 1.6gb, sendo que mesmo customizado quando há update ele toma quase 500mb a +. 
se ele conseguiu a proeza de executar em 1gb ram o windows 10 mesmo que seja o 32bits maluco e ninja ou sortudão ou talvez seja a versão enterprise customizada em 32bits.
se acha que to zoando faz o seguinte, vai no teu pc se for mesmo 64bits fecha tudo que tive aberto dos seus programas pessoais e olha no gerenciador de tarefas na parte de desempenho a memoria ram.
pode até ser que esteja de 2gb mas o padrão e de 2gb a 3gb o consumo do windows 10.
(desconsiderando as atualizaçoes bugadas do win 10 que já fizeram ele tomar 6gb ram)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto você nem viu o vídeo, já que o mesmo está com o Windows 8.1. Com nenhuma programa aberto, o Windows consome cerca de 1,5 GB, na sua versão de 64 GB, sobrando mais de 2 GB para outros programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leopoldo_ cara não vi o video pois não está diretamente relacionado com o post,  sua duvida erá se faria muita diferença no notebook.
te disse que o windows 10 (JA que e o sistema que você diz usar) come ao menos 2 a 3gb em casos até + pra quem tem 4gb não e suficiente nem de longe mesmo se por um SSD mesmo pra uso basico.
se trocar a ram pra 6gb ai já da pra fazer algo mas o recomendado e ao menos 8.
e o processador e fraco dependendo do uso, caso for só pra navegar e uso basico até ta ok mas jogar não.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gungniro disse:

windows 10 (JA que e o sistema que você diz usar) come ao menos 2 a 3gb em caso

 

O consumo fica alto se você tiver muita RAM, pois o Windows aproveita da alta velocidade da memória RAM para armazenar arquivos em cache etc, tornando o sistema mais rápido, tanto que nunca vi um dispositivo com 4 GB de RAM ter mais de 70% consumidos só pelo Windows. Em geral o Windows consome o necessário. Como eu disse anteriormente, o Windows em meu notebook consome menos de 50% da RAM, algo em torno de 1,6 GB.

 

3 horas atrás, Gungniro disse:

pra quem tem 4gb não e suficiente nem de longe mesmo se por um SSD mesmo pra uso basico.

 

3 horas atrás, Gungniro disse:

se trocar a ram pra 6gb ai já da pra fazer algo mas o recomendado e ao menos 8.

 

Se fosse assim, o notebook que mostrei em um tópico, com 6 GB de RAM, com um HD de 5400 RPM com um processador fabricado em 2012 não seria tão rápido, mesmo editando vídeos com o Filmora em HD, usando máquina virtual, assistindo vídeos em 1080p60, jogando jogos como Euro Truck Simulator 2 no médio acima de 30 FPS na placa integrada, isso porque esse tipo de uso já é intermediário, e o consumo não passa dos 4 GB.

 

Encerrarei o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!