Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

o note do meu pai é um dell inspiron 15 5000, e ele está travando muito eu já desfragmentei, desativei alguns programas que inicializam junto com o pc teria mais algo para fazer? algum app de limpeza que recomendam para ver se é muita coisa armazenada

Postado

Boa tarde. Nesses casos, o melhor a fazer é um backup da máquina e restaurar às condições originais de fábrica. Posteriormente, você deverá reinstalar os principais programas e aplicativos que você usava, tentando evitar instalar programas que você não usa. Mesmo quando você instala um programa e depois desinstala, sempre sobram arquivos e configurações que, com o tempo, acabam deixando tua máquina mais lenta.Se você não tiver o recurso disponível, deverá então, após fazer o backup, formatar o HD e fazer uma instalação limpa do SO.

adicionado 27 minutos depois

@monica hirata Veja minha resposta e me diga se você acha util

 

Postado
51 minutos atrás, monica hirata disse:

o note do meu pai é um dell inspiron 15 5000, e ele está travando muito eu já desfragmentei, desativei alguns programas que inicializam junto com o pc teria mais algo para fazer? algum app de limpeza que recomendam para ver se é muita coisa armazenada

Em primeiro lugar você precisa ver se o HD não está muito cheio, ou se não apresenta erros, ou ambos.

Se o espaço ocupado for superior a 80% pode ser o HD muito cheio. Para verificar erros voce executa o comando  chkdsk /f   via prompt de comando, com privilégios administrativos (clica no icone com o botão direito e seleciona "Executar como administrador").

Se o HD não estiver muito cheio e o chkdsk não apresentar erros, precisa verificar a integridade do seu sistema operacional, executando o seguinte comando, com privilégios administrativos: 

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth.

Aguarde até terminar o procedimento.

Depois de concluído esse primeiro passo, digite o seguinte comando:  sfc /scannow

Veja as mensagens informativas sobre possíveis erros.

 

Observação: o comando "DISM" precisa ser executado com o PC conectado à internet e o Windows Update em modo de atualização automática.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, monica hirata disse:

algum app de limpeza que recomendam para ver se é muita coisa armazenada

Isso é mito, pois arquivos armazenados no HD não implicam em nada a velocidade dele (exceto nos casos de 90% da capacidade total ou mais estarem sendo usados, além de alto nível de fragmentação), é a mesma coisa que achar que seus objetos guardados na gaveta atrapalham sua produtividade na mesa.

 

Se seu PC for Windows 10 e não haver nenhum programa importante (isto é, que você não pode desinstalar), você pode tentar realizar um "Novo Inicio" no seu PC, que fará uma reinstalação automática e limpa do Windows 10, mantendo seus documentos salvos (isso irá apagar todos os seus programas instalados e suas configurações!!!) sem necessidade de possuir uma mídia de instalação do Windows 10 (DVD ou pendrive).

Veja como aqui: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4026602/windows-10-give-your-pc-a-fresh-start

 

Agora se você não estiver utilizando o Windows 10 ou você não pode reinstalar o Windows por algum motivo, então siga os procedimentos abaixo:

 

---

 

Vá em Iniciar > Digite "msconfig" > Vá em "Serviços > Marque a opção "Ocultar todos os serviços da Microsoft" > Clique em "Desativar Tudo" > Clique em OK e reinicie o computador. Se o problema de lentidão sumir, isso indica que existia um ou mais programas que estavam causando a lentidão no sistema. 

Nesse caso, vá em Iniciar > Painel de Controle > Programas > Programas e Recursos > Tire uma foto com todos os programas que você tem instalado no seu PC e poste aqui para verificarmos qual provavelmente é o responsável pela lentidão no seu PC.

 

Se e o problema de lentidão continuar após o procedimento acima, refaça-o mas dessa vez indo em "Ativar Tudo" no MSCONFIG, reinicie o computador e faça os procedimentos abaixo:

 

---

 

Baixe a ferramenta de análise de processadores da Intel neste site e rode o teste completo. Se algo de errado for detectado, isso indica uma falha no seu processador.

 

Baixe o HD Tune neste site e vá na aba "Health", se algum item ali estiver colorido, faça um backup dos seus arquivos imediatamente pois esse HD pode pifar a qualquer momento.

 

Vá em Iniciar > Escreva "Limpeza de disco" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Marque todas as caixinhas ali e clique em OK 

Detalhe: a opção "Downloads" limpará tudo que estiver na pasta Downloads, aperte Windows + E, vá na pasta Downloads e coloque na área de trabalho todos os arquivos que você não quer que sejam excluídos

 

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.


Se for informado que foram encontrados erros que não puderam ser corrigidos, então digite "DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth" (este comando funciona apenas no Windows 8.x e 10).

E por último, vá em Iniciar > CMD > Botão direito > "Executar como Administrador" > Escreva "chkdsk /r" (sem aspas) e tecle ENTER, após isso tecle S e reinicie o computador, irá ser feita uma análise e correção de erros no seu HD, isto pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

 

---

 

Veja se o problema persiste após isso.

 

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...