Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera meu amigo quer saber se le pode usar o windows 10, com 4 gigas de rãm e 500 de hd e com o processador: intel core 2 quad q8400, de boa sem travar, e sem ficar lento, de boa.

adicionado 9 minutos depois
9 minutos atrás, Raí Cerqueira disse:

galera meu amigo quer saber se le pode usar o windows 10, com 4 gigas de rãm e 500 de hd e com o processador: intel core 2 quad q8400, de boa sem travar, e sem ficar lento, de boa.

pode?

• Coordenador
Postado

@Sparta Hardware Quanto mais memória ram o computador tiver, mais recursos o Windows tende a carregar na memória ao iniciar e, consequentemente, mais memória será utilizada em idle. Portanto, não se pode dizer que o Windows 10 consome "x" quantidade de memória em idle porque isso é dinâmico. Não se trata de valor fixo: vai variar de sistema para sistema, de situação para situação. E, por sinal, o gerenciamento de memória do Windows 10 é extremamente eficiente.

O Windows 10 32 bits instalado no meu tablet, com 2GB de ram, usa pouco mais de 1GB após carregar, e isso porque está carregado com itens visuais (Nexus Dock e Rain Meter) que coloquei nele para substituir os menus do Windows. Fica perfeitamente fluido funcionando dessa forma. Consigo abrir e editar múltiplos documentos Word e planilhas curtas do Excel, bem como deixar umas 5 abas do Chrome e o Skype abertos e escutar música ao mesmo tempo sem notar impacto no desempenho. O uso de memória ram fica lá no alto, é claro, o que é ótimo, porque memória ram é feita para ser usada.

O Windows 7, o Windows 8.1 e o Windows 10 funcionam perfeitamente bem para tarefas diárias com apenas 2GB de memória ram. Quem enfrenta problemas de lentidão e travamentos acaba caindo em um destes dois contextos: 1) Está forçando o computador para tarefas realmente além da proposta dele e, portanto, perde a razão em reclamar; 2) Está com algum problema grave no sistema... 

• Curtir 2
Postado

@KairanD Só complementando seu excelente comentário, tive um tablet com Windows 10 e 1 GB de Ram. Com o sistema carregado ele consumia 700 a 800 MB da memória. Conforme o uso, ele ia alocando essa memória e funcionava. Um pouco lento, mas funcionava.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@mattaus Ainda não tive a experiência de usar o Windows 10 com apenas 1GB de memória ram. Mas cheguei a usar o Windows 7 Home Premium de 32 bits, sendo que o processador do computador, para piorar a situação, era um Pentium D 945. Para tarefas diárias, até mesmo esse computador atendia bem. Pena que a placa-mãe dele morreu, pois gostaria de testar com o Windows 10.

Meu tablet com 2GB trabalha super bem e é meu amigo do dia a dia. Carrego ele pra lá e pra cá todos os dias e não tenho problemas. O computador do autor do tópico, com o Q8400 e 4GB de ram, é uma nave em comparação com meu tablet... Vai funcionar com tranquilidade, mesmo para tarefas um pouco mais exigentes.

Postado

@KairanD Então cometi um equivoco mesmo, estava me referindo ao windows 10 64 bits, por isso ele consome 2gb. Esse consumo menor de memória deve-se ao sistema ser de 32 bits correto ? Porque com windows 10 64bits o uso de memória é totalmente diferente, para mim já instalei em vários computadores e não varia o consumo, sempre na casa dos 2gb. 

• Coordenador
Postado

@Sparta Hardware O sistema de 64 bits vai puxar mais memória sim: é inerente ao funcionamento dele. Mas a diferença não é grande como você está pensando. Em computadores com o meu tablet, ainda ficaria consideravelmente abaixo dos 2GB após carregar. 

O Windows 10 detecta a quantidade de memória ram disponível e determina o quanto pode "se expandir". Há um algoritmo para isso. Se houver muita memória sobrando, ele vai usar para carregar todos os recursos e bibliotecas disponíveis. Afinal, essa memória não vai fazer falta... Mas, se houver menos memória, ele será mais conservador. Em computadores com muita memória ram, é natural que vá usar mais de 2GB. Acabei de ligar meu computador (16GB de memória ram) aqui e, apenas com a Steam e uma aba do Chrome abertos, está utilizando 4,1GB... Ele pode jogar o que quiser na memória, já que está sobrando, e certamente fará isso.

O relato do colega @mattaus descreve isso muito bem: como meu tablet tem 2GB de memória ram, o Windows 10 32 bits utiliza pouco mais de 1GB em idle após ligar. No tablet dele, com apenas 1GB de memória ram, o mesmo sistema utiliza algo entre 700 MB e 800 MB de memória. 

Você mesmo pode fazer esse teste se encontrar algum computador com 2GB de memória ram (o que não é muito comum atualmente, convenhamos): se instalar o Windows 10 64 bits, verá que o uso em idle após carregar será bem menor que esse que você está acostumado a ver. 

adicionado 1 minuto depois

P.S.: é necessário considerar também o impacto do recurso de paginação. 

• Curtir 1
Postado

Anteriormente tinha um Core 2 Duo com 2 GB de Ram e com o W10 Prof 32bits rodava bem e era fluido

Essa maquina tinha cerca de 10 anos e sem nada apontar

À cerca de um ano começou a dar artefactos e então era tempo de encostar e comprar um novo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!