Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Srs., como vão?

Semanas atras eu derrubei meu Dell XPS 9350 e ele foi para o céu dos notebooks (a bem da verdade, deve ter ido para o inferno, de tantos problemas que me deu).

Comprei um Lenovo Legion Y540. Sensacional, exceto pelo PCIe m2 que vem como disco de sistema com apenas 128GB. Então, eis que surge a ideia: trocar pelo PCIe m2 de 1TB do Dell XPS.

Já pesquisei bastante na internet sobre o tema e li inumeras historias de horror de clonagem e nao funcionar, nao dar boot, etc etc. Alguns programas parecem dar conta do recado, outros simplesmente nao dao.

Entao, vejo apenas uma abordagem: software de backup e restore baremetal que consiga ler as 3 particoes do m2 original do Legion com o sistema no ar, gerar backup disso em um USB externo e restaurar no m2 de 1TB (provavelmente dando boot em um dvd ou hd usb).

Alguém ja fez algo do genero? Teve sucesso? O que usou, que ferramentas? Algum tutorial? O sistema é windows 10 Pro.

Ate agora, me parece que o Acronis True Image faz isso.

Desde já obrigado por qualquer ajuda!

Postado
agora, GabrielLP14 disse:

@stealthnet Olá, bom dia, caro colega, como seu notebook aparentemente tem apenas 1 conector M.2, ficaria difícil fazer a clonagem, se quiser tem adaptadores de dock station de M.2 para interface USB 3.0 no mercado livre, eu clono discos a anos e nunca tive problema, porém uma formatação sem dúvida seria muito melhor.

Obrigado Gabriel!

A questao: como formatar? O note veio com WIndows 10 Home e eu comprei o stepup para o pro. Onde consigo uma imagem?

• Membro VIP
Postado

Outra opção é clonar para uma imagem, salva, por exemplo, num disco externo. Depois trocar os SSDs e restaurar a imagem.

A respeito da mídia do Windows 10, o excelente Rufus desde a versão 3.5 tem recurso que baixa ISOs diretamente da Microsoft e cria o pendrive de boot -- requerimento para funcionar é permitir que procure atualizações da primeira vez que abri-lo.

https://rufus.ie/

Postado

Fantastico Senhores, obrigado.

Digamos que eu formate tudo.

Se eu gerar um recovery drive, trocar os m2, der boot pelo recovery drive, consigo restaurar tudo para o padrão de fabrica (pelo menos em teoria)?

Outro produto que achei (e falam bem) alem do acronis é o macrium reflect.

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, stealthnet disse:

O note veio com WIndows 10 Home e eu comprei o stepup para o pro. Onde consigo uma imagem?

Upgrade Home -> Pro foi feito no Lenovo, certo?

Postado
3 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Upgrade Home -> Pro foi feito no Lenovo, certo?

Sim, via a propria ferramenta do windows que permite fazer o upgrade...

• Membro VIP
Postado

Visto que o Lenovo veio com Windows 10 Home de fábrica, a chave gravada no firmware ("BIOS") é do Home. Ao carregar a mídia de instalação, o instalador selecionará automaticamente o Windows 10 Home e não permitirá mudar. Você terá o 10 Home automaticamente ativado quando completar e terá que fazer a mudança para o Pro novamente.

Há uma forma de instalar diretamente a versão Pro, que já está licenciada para sua máquina.

Crie o pendrive com o Rufus. Depois de pronto, crie um arquivo de texto chamado ei.cfg com o seguinte conteúdo e copie para dentro da pasta Sources do pendrive:

[Channel]
_Default
[VL]
0

(no Bloco de Notas, quando for salvar, selecione "Todos os arquivos" em "Tipo" e coloque ei.cfg em "Nome")

Isso fará o instalador perguntar qual versão quer instalar, ignorando a chave do firmware.

Postado

Interessante Marcos. voce acha que, nessa mudanca do Home para o pro apos recuperacao, o sistema sera capaz de detectar que tenho um Pro associado a essa maquina ou pedira para "pagar" novamente pelo upgrade?

Postado

@stealthnet Então a formatação seria o melhor recurso, faça um backup de seus arquivos primeiramente e então baixe a imagem do Windows 10, grave num pendrive e faça a formatação.

adicionado 1 minuto depois

@Marcos FRM Bom dia, se ele possuir uma conta da Microsoft Vinculada ao seu usuário, e ele estiver com essa versão do Windows Original ativada de fábrica, mesmo sendo uma licença OEM ela não fica vinculada a conta?

• Membro VIP
Postado

@stealthnet  Provavelmente ative sozinho. A licença deve ficar atrelada ao HWID, um identificador único por máquina, da mesma forma que a licença do 10 Home pré-instalada. Não lembro como funciona esse tipo de upgrade, mas eles te deram uma chave do Pro né? Tenha-a em mãos por garantia. Se o instalador pedir, coloque-a.

Os passos do ei.cfg são apenas para evitar a mutação Home -> Pro posterior. Para já ficar com o Pro funcional e ativado de uma só vez. Mais rápido e prático.

@GabrielLP14 Não sei.

Postado

Srs.,

Estou besta... perplexo.

Eu comprei o Acronis True Image 2020, paguei 49 doletas.

Instalei o bichim, fiz um backup das particoes do m2 original em um drive USB onde tambem criei o recovery do acronis (boot).

Criei um recovery do windows em outro drive.

Desliguei a maquina, tirei o m2 original, coloquei o m2 de 1tb.

Dei boot pelo recovery do acronis. Restaurei as particoes no m2 de 1TB. Ele ampliou a particao C de 118GB para 938GB automaticamente.

Depois de restaurado, fui dar boot no sistema e nao funcionou (EFI boot failed).

Dei boot no recovery do windows, usei a opcao de corrigir problemas de inicializacao.

E pronto.

Estou falando do notebook com o novo m2. Todo o processo durou menos de 30 minutos!

\o/

Obrigado a todos pela ajuda!

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, stealthnet disse:

Ola Srs., como vão?

Semanas atras eu derrubei meu Dell XPS 9350 e ele foi para o céu dos notebooks (a bem da verdade, deve ter ido para o inferno, de tantos problemas que me deu).

Comprei um Lenovo Legion Y540. Sensacional, exceto pelo PCIe m2 que vem como disco de sistema com apenas 128GB. Então, eis que surge a ideia: trocar pelo PCIe m2 de 1TB do Dell XPS.

Já pesquisei bastante na internet sobre o tema e li inumeras historias de horror de clonagem e nao funcionar, nao dar boot, etc etc. Alguns programas parecem dar conta do recado, outros simplesmente nao dao.

Entao, vejo apenas uma abordagem: software de backup e restore baremetal que consiga ler as 3 particoes do m2 original do Legion com o sistema no ar, gerar backup disso em um USB externo e restaurar no m2 de 1TB (provavelmente dando boot em um dvd ou hd usb).

Alguém ja fez algo do genero? Teve sucesso? O que usou, que ferramentas? Algum tutorial? O sistema é windows 10 Pro.

Ate agora, me parece que o Acronis True Image faz isso.

Desde já obrigado por qualquer ajuda!

Bom dia

Quando comprei meu Dell G3 ele veio apenas com um HD hibrido e instalei um SSD do tipo NVME e o Acronis não reconheceu o SSD, então eu usei o programa "EaseUS Todo Backup Free 11.5" para fazer a clonagem excelente.

Só que no seu caso o notebook teria que ter duas portas M.2 para fazer isso.

E esse programa você faz por dentro do windows não precisa dar boot por pendrive como é o caso do Acronis.

Um solução para o seu caso é instalar as duas SSD em um computador que tenha duas portas M.2 e fazer a clonagem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!