Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei uma EVGA 500w no site da Kabum. Recebi o produto no dia 03/10 e fui realizar os testes. Já de cara, quando abri o primeiro jogo "GTA V" o computador desligou, aparecendo na tela, a mensagem de problemas de energia. Chequei as tomadas da residência, bem como o filtro de linha, efetuei a troca dos devidos aparelhos e mesmo assim o computador continuou a desligar por falta de energia.

Minha configuração é:

Processador: Intel Core I5 3570k;

Ram: Corsair DDR3 4x4gb 1333mhz; Placa de vídeo: AMD RX 570 4gb GDDR5; Motherboard: ASUS H61A/BR

SSD: Corsair SSD 120gb;

1 HD seagate 600gb

1 M-Disk CD/DVD reader/writer

Acreditei que seria suficiente uma fonte de 500w para esta configuração, visto que o uso de energia não é extremamente alto ao meu ver, afinal, os componentes são básicos. Ademais, ja iniciei ticket através da Kabum, acionando a garantia do produto, porém, caso não haja resolução do problema, será que serei obrigado a pegar uma fonte mais forte? Pois levei em umas lojas de informática e me falaram que eu deveria pegar uma fonte de 600 ou 650w pra essa configuração, alem de me cobrarem quase 800 reais por elas, com a instalação. Achei um absurdo o preço, pois acredito que não precise de tanta fonte assim não, mas preciso de uma opinião, se vcs puderem me ajudar agradeço!

Obrigado.

• Coordenador
Postado

@Geverson Proença Pereira A sua fonte EVGA 500W suporta essa configuração com uma folga gigantesca. 

Qual é a mensagem exata que aparece na tela? De cara, já suspeito que a causa seja o maldito sistema Anti-Surge da Asus. Esse negócio não funciona direito e só serve para causar problemas. Desative esse recurso na BIOS e veja se resolve o problema.

Ah, e esqueça esses "técnicos" dessas lojas de informática. São completamente leigos.

adicionado 0 minutos depois

E desonestos também, já que querem te empurrar fontes superdimensionadas e sem sentido.

• Obrigado 1
Postado

@KairanD Muito obrigado pela resposta.

Então, o erro que aparece é esse:

"Power supply surges detected during the previous power on ASUS anti surge was triggered to protect system from unstable power supply unit"

Isso depois de algum tempo jogando algum jogo meio "pesado".

Não poderei testar com a fonte novamente, pois, como os "técnicos" falaram que a fonte era defeituosa, já enviei, inclusive, para a Kabum, pois acionei a garantia.

Eu uso normalmente uma Corsair VX 450w agora, que é a minha fonte antiga, porém, não consigo usar a RX 570 nela pelo fato da fonte não ter 8 pinos no cabo do PCI. Estou usando a minha 1050ti por enquanto, já que não tenho mais a fonte.

Se realmente o problema nem for a fonte e sim da mobo desligando o computador, então provavelmente fui trolado pelos técnicos que falaram da fonte ser defeituosa, além de ter que esperar aí agora um tempo absurdo até a Kabum me devolver a mesma. Complicado.

E eu pesquisei um pouco a respeito do problema, mas nunca tinha achado nada a respeito desse Anti Surge. Ainda sou leigo em várias coisas em PC mesmo usando a muitos anos, nunca trabalhei na área, mas pretendo um dia, cursar algo relacionado para não sofrer mais nas mãos desses técnicos de lojas que entendem menos as vezes que nós, além de querer realmente extorquir as pessoas desinformadas com preços absurdos!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Geverson Proença Pereira O problema parece ser sim o Anti-Surge maldito desligando o computador... Já vi isso ocorrer dezenas de vezes. Esse sistema da Asus é um velho conhecido nosso aqui no Fórum... E de quem trabalha com informática. O sistema de detecção dele é completamente falho e ele fica ativando o desligamento sem qualquer motivo. Você pode colocar uma fonte de ponta como a Seasonic Platinum Fanless e ter o azar de chegar a esse mesmo resultado...

Lamento lhe dizer, mas a Kabum! provavelmente vai detectar que a fonte está funcionando normalmente, embalar e te enviar de volta.

Os apertadores de parafuso (chamar de técnicos ofende os profissionais de verdade) chegaram a testar a fonte em outro computador? E, além disso, fizeram isso na sua frente?

• Amei 1
Postado

@KairanD Não, infelizmente também acabei sendo burro o suficiente pra não pedir que eles testassem na minha frente, além de me cobrar cerca de 120 reais para fazer a montagem das peças (fonte, processador e placa de vídeo) e mais 40 reais para se deslocar na minha casa para buscar e levar o computador.

Mas como eu sou desastrado e tinha muito medo de estragar o processador ou alguma outra peça, além de não ter em casa nenhuma chave para os parafusos, imaginei que seria muito melhor confiar na loja de informatica que inclusive é bem grande na cidade.

Ainda penso que se pagarmos nesse país, teremos garantia de ter um serviço bem feito e foi nisso que confiei. Infelizmente parece que não foi o que aconteceu.

Enfim, o que eles me disseram é que o computador estava desligando por causa da fonte e que eles haviam testado com outra, uma CX 650M da Corsair, assim parece que segundo eles, com essa fonte o PC não desligou inclusive me mostraram a caixa dela e o preço exorbitante que ja havia mencionado. Porém, isso eles não fizeram na minha frente, então nem teria como eu saber se realmente tinham testado ou não e se o computador estava desligando ou não com a fonte mencionada.

• Coordenador
Postado

@Geverson Proença Pereira Podem ter te enganado sim... Aliás, a probabilidade é considerável. Mas podem ter simplesmente testado com a CX 650M e ela ter funcionado mesmo: o Anti-Surge não vai com a cara de algumas fontes, mas pode funcionar com outras. O motivo exato eu não sei lhe explicar, mas isso acontece. E os apertadores de parafuso tradicionais dessas lojas nem sequer costumam saber que esse sistema existe...

Já sobre o papo de sua fonte não suportar, isso é viajar demais na maionese, por falta de conhecimento ou desonestidade mesmo. Perceba, por exemplo, que o computador secundário, na minha assinatura, é bem parecido com o seu em termos de consumo. E ele é alimentado por uma PCYes! Shocker 400W, que o suporta com muita, mas muita folga...

Veja o consumo em jogos de uma RX 570 4GB:

image.png

Estamos falando de um computador que, em pico (com todos os componentes trabalhando ao máximo), sequer deve alcançar 280W...

Sobre a questão de montar o computador, a insegurança é muito compreensível. É assustador a princípio. Eu também tinha esse receio, até que fiz um curso sobre montagem e manutenção de computadores e comecei a estudar sobre, alguns anos atrás. Lhe digo, com convicção, que dificilmente alguma dessas lojas faria um trabalho de montagem tão bom quanto você, o dono dos componentes, em sua casa. Montar um computador, atualmente, é bem tranquilo.

• Amei 1
Postado

@KairanD Realmente, a gente nunca vai saber como os caras lá tratam os nossos componentes, porém, nós mesmos, sabendo o quanto gastamos naquilo, temos muito mais cuidado.

Enfim, espero que eu consiga resolver isso sem ter que gastar mais, ja que acabei gastando um bocado nesse upgradezinho que dei, pra aproveitar que a rx 570 acabou ficando bem mais barata e ainda assim é melhor que a 1050TI que comprei a 1 ano e meio.

Muito obrigado pelas respostas, qualquer coisa retornarei ao fórum para mais dúvidas!

Um bom final de semana e boa noite!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...