Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDD sumiu após instalar o SSD


Posts recomendados

@f_neto @f_neto Sim, o disco aparece, mas não está nomeado um drive. Esclarecendo melhor o problema: comprei um Dell com SO Ubuntu, no HDD. Dai instalei um SSD e coloquei o W10 nele. Pelo W10 não localizo o HDD, que pretendo usar como local de armazenagem de documentos, fotos etc, enquanto que o SSD ficarão o SO e os principais aplicativos. O HDD está lá, mas não aparece no Windows, como um drive assinalado, tipo 😧 ou E:. Será que preciso fazer alguma alteração na BIOS? Algum outro procedimento?

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Jaime Faria Delgado disse:

@f_neto @f_neto Sim, o disco aparece, mas não está nomeado um drive. Esclarecendo melhor o problema: comprei um Dell com SO Ubuntu, no HDD. Dai instalei um SSD NVMe e coloquei o W10 nele. Pelo W10 não localizo o HDD, que pretendo usar como local de armazenagem de documentos, fotos etc, enquanto que o SSD ficarão o SO e os principais aplicativos. O HDD está lá, mas não aparece no Windows, como um drive assinalado, tipo D ou E:. Será que preciso fazer alguma alteração na BIOS? Algum outro procedimento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, f_neto disse:

Talvez só esteja atribuir uma letra ao disco, no Gerenciamento de Disco clique com o botão direito e vá na opção ....Atribuir uma letra ou Alterar a letra ....não lembro exatamente mas procure algo similar a isso

@f_neto Não deu certo. As opções estão quase todas inabilitadas. Estou mandando um print pra você ver.

Distrib Armazenamento.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando instalou o Windows no SSD o HD estava conectado, veja que a partição responsável pelo boot (EFI) está no HD, isso sinifica que se retirar o HD o Windows não irá subir.

É recomendável que ao instalar o Windows deix somente o SSD no computador.

Faça o teste, retire o HD e tente ligar o computador e voce verá que não funcionará.

Mas em compensação significa que a placa-mãe está reconhecendo o HD tanto que encontra a partição EFI para iniciar o boot

Talvez o diskpart enxergue o disco, abra o cmd como Admin e digite

diskpart

list disk

select disk 0

list partition

select partition x (onde x é a partição desejada)

assign (o sistema irá atribuir uma letra a ela)

ext

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Fiz o que você sugeriu. Tirei o HDD, mas diferente do que você indicou, o Windows carregou normalmente, creio que, por estar instalado no SSD e não no HDD. Usei os comandos que você sugeriu mas o sistema não atribuiu nenhuma letra dizendo que não há nenhum volume especificado e pede pra selecionar um volume novamente, conforme print... só pra lembrar, no HDD tem um Linux instalado, que é o original de fábrica.DISKPART.thumb.png.cf44ced4564c7007cd49b716c3b19f5d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jaime Faria Delgado disse:

Windows carregou normalmente

Então voce pode formatar o HD com o diskpart, irá deletar tudo do HD

Abra o cmd como Admin e digite

diskpart

list disk

select disk 0

clean ( deleta tudo do HD....)

convert mbr

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit

exit

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto @f_neto Fiz o que você sugeriu. Tirei o HDD, mas diferente do que você indicou, o Windows carregou normalmente, creio que, por estar instalado no SSD e não no HDD. Usei os comandos que você sugeriu mas o sistema não atribuiu nenhuma letra dizendo que não há nenhum volume especificado e pede pra selecionar um volume novamente, conforme print... só pra lembrar, no HDD tem um Linux instalado, que é o original de fábrica.DISKPART.thumb.png.cf44ced4564c7007cd49b716c3b19f5d.png

adicionado 7 minutos depois

@f_neto Entendi. Queria evitar formatar o HDD inteiro e manter o Ubuntu na Partição de sistema do drive mas, acho q não vai ter jeito... valeu pela paciência!!!

adicionado 9 minutos depois

@Hugo Felisbino Tava imaginando algo do tipo... queria preservar as partições originais do Ubuntu, caso eu precise restaurar Às condições de fábrica, mas acho que não vai ter jeito e vou ter de formatar o HDD. Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ainda não tiver formatado o HDD podes usar alguns programas (para Windows) que permitem a leitura e escrita em partições com formatos comuns em Linux, ou diminuir a partição atribuída ao Ubuntu sem apagar o sistema todo (mais recomendado na minha opinião). 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas de Andrade Legal. Era eu que eu gostaria de fazer. A partição atribuída ao Ubuntu nem seria o maior problema, pois tem outra partiição com mais de 900Gb livres. O problema é conseguir fazer o Windows "enxergar" essa partição. Quais são esses programas a que você se refere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Linux enxerga nativamente os sistemas de arquivos do Windows como FAT32,NTFS ou EXFAT.
O Windows não enxerga nativamente os sistemas de arquivos Linux como o ext4 e outros.
Para o Windows enxergar o ext4 teria que usar programas de terceiros como o Linux Reader
https://www.diskinternals.com/linux-reader/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exitem alguns destes como o já citado pelo @f_neto e cada um possui suas particularidades que podem auxiliar você na escolha.

Através de um rápida e simples pesquisa no Google encontrei este link (ou apenas pesquise no Google: ler partição ext4 no windows) que pode ser um começo para você com explicações básicas de alguns programas com este intuito.

 

Quando eu escrevi "partição atribuída ao Ubuntu" me referi a todo o conjunto de partições criadas pelo instalador do mesmo e que não podem ser "enxergados" pelo Windows (perdão pela minha falta de clareza ao passar a informação). Você poderia tentar usar o GParted em Live CD para diminuir esta partição maior do Ubuntu, e depois converter/formatar o que "sobrasse" para NTFS, assim não perderia o sistema e também não teria que usar programas de terceiros, mas só recomendo se você possuir habilidade para fazer tal coisa.

 

Vale mencionar que eu não sou especialista em sistemas Linux, então se houver qualquer erro na minha orientação ficarei grato com a retificação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas de Andrade @f_neto @Hugo Felisbino Bom dia amigos. Bem, seguindo as indicações, baixei o programa https://sourceforge.net/projects/ext2fsd/ que rapidamente detetou todas as partições da máquina, incluindo a EXT3, de 925Gb (originalmente 1Tb). As demais (2) partições de sistema Ubuntu estão em FAT32 e não mexi nelas. O programa dá a opção de atribuir uma letra ao drive e, após fazer isso, o W10 passou a ler a partição, agora devidamente atribuída, mas antes exigiu que eu formatasse a partição, o que eu acabei fazendo. Dois problemas surgiram: (1) cada vez que reinicia a máquina o novo drive some e é necessário abrir o programa Ext2Fsd e re-atribuir uma letra ao drive novamente. O novo drive desaparece da lista a cada reinício, ainda que preserve a nova formatação e o conteúdo. (2) Não consigo bootar mais pelo linux...

 

Enfim, o problema está parcialmente resolvido, já que consigo "enxergar" o HDD e usar para dados, mas por enquanto, tenho de abrir o programa do EXT toda vez que ligar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a sua primeira duvida você selecionou a opção "Create a permanent MountPoint via Session Manager..."?

 

E para a segunda você poderia me esclarecer uma informação? Qual o tamanho das partições restantes do sistema Ubuntu (insira uma captura da tela do programa para melhor exemplificar)? 

 

As respostas me ajudarão a te responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...