Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável com lm338


EDWORLD

Posts recomendados

Olá a todos !

Montei um fonte de bancada utilizando um LM338 ,utilizei  uma fonte de mini mac  que segundo a informação da mesna ela forneceria para o circuito até 6 amperes.

No entanto após a montagem fiz um teste usando um cooler de 12v e 0,12A  e o teste foi realizado com êxito, acompanhei pelo amperímetro e voltímetro a tensão e corrente durante o teste.

Mas o que esta me deixando sem entender  é que , quando fui testar um motorzinho,  desse de carrinho de brinquedo, meu Lm 338 queimou, é não perdir só um lm 338 ,em outro teste usei um resistor de 10 hominis de 5 watts é aconteceu a mesma coisa, queimou.

Será que fiz aluma ligação errada ?. 

Utilizei os diodos 1n4007 como proteção de acordo com esquema que peguei na rede , e também utilizei dois capacitores, um 104 na saida e outro de 10 mf. em paralelo com o diodo 1n407 e o resistor de 200 hominis .

 

obs: não utilizei os capacitores na entrado do lm, seria isso a causa da perda desses lm's ?.

Socorro ai galera, estou começando agora.

 

desenho em anexo. 

lm338-power-supply-circuit-schematic-short-circuit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, EDWORLD disse:

não utilizei os capacitores na entrado do lm

Puts... o ripple deve ter sido altíssimo. Pelo menos uns 1000uF devia estar lá. Mas não, não vejo relação com a queima. Talvez seja a qualidade da peça mesmo.

 

6 horas atrás, EDWORLD disse:

10 mf. (=10000uF) em paralelo com o diodo 1n4007 e o resistor de 200 ohms.

não entendi. Desenhe... pode ser a causa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Puts... o ripple deve ter sido altíssimo. Pelo menos uns 1000uF devia estar lá. Mas não, não vejo relação com a queima. Talvez seja a qualidade da peça mesmo.

 

não entendi. Desenhe... pode ser a causa.

Desde já agradeço pela atenção.

Na verdade estava me referindo ao R1 e C5  do desenho , R1 usei um resistor de 200 Ω  e o capacitor  usei de 10 micro faradey  da mesma forma que esta no desenho.

O capacitor liguei conforme o desenho, negativo do capacitor no gnd (-) e o lado positivo na junção do R1 (200 )  com anodo do D2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, EDWORLD disse:

R1 usei um resistor de 200 hominis

Pra isso o potenciômetro deve ser de no máximo 5k.

C2 deve ser de 47 ou 100uF.

12 horas atrás, EDWORLD disse:

não utilizei os capacitores na entrado do lm, seria isso a causa da perda desses lm's ?

Além da qualidade da peça que não deve ser lá essas coisas, creio que isso ajude a queimar mais rápido. 

Pois com a carga a tensão na entrada ficou variando muito. 

Capacitor depois de uma ponte retificadora são itens obrigatórios, assim como a própria ponte e o transformador. 

 

Prefira o led piloto antes do regulador, assim não vai variar conforme o giro do potenciômetro. 

Na saída eu colocaria um diodo de 3A ou mais em antiparalelo. 

Assim evita queima quando:

12 horas atrás, EDWORLD disse:

testar um motorzinho,  desse de carrinho de brinquedo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu regulador que deve ser bem vagabundo... Uma vez montei uma clássica fonte com LM317 (suposto ST), coloquei um trafo de 20V (que após retificado/filtrado iria para 28V, 9V abaixo do limite do integrado), filtragem mais que suficiente, pot. de 5K, e foi só ligar (nem coloquei carga, só liguei), e o rapaz entrou em curto, passava a tensão de entrada direto, o mais curioso é que anteriormente eu havia testado o mesmo integrado, em 15V, e funcionou perfeitamente. E olha que sempre limpo as placas para não ficar nenhum vestígio de solda que cause um curto.

 

Até hoje não sei se os integrados da ST que são vagabundos, ou se é o meu que era falsificado... (prefiro a segunda opção)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gu1426 disse:

Até hoje não sei se os integrados da ST que são vagabundos

Hoje em dia só se acha desses.

Aí depende do lote, pois eu já comprei em várias lojas diferentes.

Antes eu tinha meio que um preconceito com aqueles que tem a chapinha mais fina, sempre achei que esses fossem os piores, até porque são muito ruins pra colocar o isolante de plástico com o parafuso neles.

Porém uma vez comprei vários deles, pois são baratos. Paguei R$1,20 em cada um.

Me surpreenderam, pois fiz o teste de sobrecarga e realmente desarmam quando esquentam muito.

Coisa que não aconteceu com o de chapinha mais grossa que comprei em outra loja e paguei mais caro, acho que custou R$1,70.

Ambos eram da tal ST, é muito raro ver LM317T de outra marca, até mesmo uns antigos de sucatas são dessa marca também.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk,

meu LM não deu tempo nem de esquentar, quando estava fazendo o teste em um simples motorzinho ele abriu o "bico".

Não entendi nada até agora.

Hoje testei outro LM 338 que veio junto na mesma compra, quando liguei a fonte o voltímetro registrou a tensão normalmente variável, mas quando coloquei um resistor de 10 hominis por 5 watts outro LM queimou também após a corrente subir um pouco, mais ou menos 2 amperes.

O teste foi muito rápido, fiz este teste no intuito de descobrir o quanto de corrente que a fonte podia fornecer para a carga, vi algumas pessoas fazendo este teste na internet  e tentei fazer o mesmo, pois apesar da descrição da fonte informar que a saída output era de 6 amperes queria ver isso no teste real.

 

 

 

 

@Gu1426

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na dúvida coloque um booster

b0bafd7d158776cbe6831539e9f37566.jpg

com aquele (dolorido de ler)...

9 horas atrás, EDWORLD disse:

resistor de 10 hominis

entre B e E, a corrente que passa por ele não deve passar de 0.07A. O resto o transistor se vira.

6 horas atrás, Renato.88 disse:

um dissipador no bicho

pfv

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo o circuito acima, acredito eu que qualquer transistor PNP de potência sirva (posso estar enganado), dependendo do encapsulamento do transistor, pode ficar ele no mesmo dissipador que o LM338, sem mica isolante, só pasta térmica. Pois o coletor do transistor e a saída do regulador são ligados juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Estou usando um TO 3

 

adicionado 8 minutos depois
23 horas atrás, Renato.88 disse:

Por falar em esquentar, você botou um dissipador no bicho?

 

De que tipo é, TO3 ou TO220?

 

IMG_20191005_142949.jpg

adicionado 9 minutos depois

Esse séria suficiente?

adicionado 11 minutos depois
16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Na dúvida coloque um booster

b0bafd7d158776cbe6831539e9f37566.jpg

com aquele (dolorido de ler)...

entre B e E, a corrente que passa por ele não deve passar de 0.07A. O resto o transistor se vira.

pfv

Obrigado pela sugestão, vou fazer dessa forma.

adicionado 17 minutos depois
23 horas atrás, Renato.88 disse:

Por falar em esquentar, você botou um dissipador no bicho?

 

De que tipo é, TO3 ou TO220?

15 horas atrás, Gu1426 disse:

Recomendo o circuito acima, acredito eu que qualquer transistor PNP de potência sirva (posso estar enganado), dependendo do encapsulamento do transistor, pode ficar ele no mesmo dissipador que o LM338, sem mica isolante, só pasta térmica. Pois o coletor do transistor e a saída do regulador são ligados juntos.

Ok. Obrigado!

 

IMG_20191005_142950.jpg

adicionado 18 minutos depois

Esse dissipador atende?

 

adicionado 20 minutos depois
Em 20/10/2019 às 00:27, Gu1426 disse:

@Renato.88 ST é muito usada hoje em dia. Naquela vez comprei dois, custou uma média de 1,40...

adicionado 6 minutos depois

15715419364642265231500978583687.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!